...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Noticias / Calor de 39 graus deixa as praias lotadas no Rio de Janeiro

Calor de 39 graus deixa as praias lotadas no Rio de Janeiro

Policiamento foi ampliado até 22h na orla da cidade

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/01/2025 — 17:05
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ) 25/01/2025 – Frequentadores se refrescam na Praia do Flamengo durante semana com alerta de calor extremo. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

O tem­po no Rio de Janeiro neste sába­do (25) segue influ­en­ci­a­do pelas altas tem­per­at­uras e sol forte nas pra­ias. De acor­do com o Cen­tro de Oper­ações Rio, a tem­per­atu­ra máx­i­ma pre­vista para hoje é de 39ºCelsius. Com o forte calor, mil­hares de pes­soas lotaram as pra­ias, prin­ci­pal­mente as da Zona Sul.

A pre­visão é de ocor­rên­cia de pan­cadas de chu­vas iso­ladas e ráp­i­das no perío­do da tarde e noite. O Cor­po de Bombeiros infor­mou que, ape­sar do mar cal­mo, os guar­da-vidas realizaram cer­ca de 20 sal­va­men­tos de ban­his­tas que se arriscaram a se afas­tar da arreben­tação. Nen­hum dos casos foi con­sid­er­a­do grave e não hou­ve reg­istro de óbitos nas pra­ias.

A água do mar per­manece gela­da por con­ta de cor­rentes marí­ti­mas provo­cadas por um fenô­meno denom­i­na­do ressurgên­cia. Isso ocorre quan­do o ven­to bate sobre a super­fí­cie do mar e leva a água quente aque­ci­da pelo sol para out­ras regiões. Assim, a água gela­da do fun­do do mar ressurge, deixan­do a tem­per­atu­ra do mar mais baixa.

Policiamento

O poli­ci­a­men­to nas pra­ias do Rio foi ampli­a­do neste final de sem­ana, para dar mais segu­rança aos ban­his­tas até as 22h. Neste final de sem­ana, mais de 1,6 mil poli­ci­ais mil­itares foram escal­a­dos para atu­ar na orla das zonas sul e oeste da cidade. Eles tam­bém estão nos prin­ci­pais ter­mi­nais de trans­portes públi­cos que têm lin­has de ônibus de aces­so às pra­ias.

Ini­ci­a­da em setem­bro de 2024, a Oper­ação Verão é uma ação de pre­venção aos rou­bos e fur­tos em todo o litoral do ter­ritório flu­mi­nense, durante os dias de tem­per­at­uras mais altas e maior fluxo de ban­his­tas nas pra­ias. Neste fim de sem­ana, a orla da Zona Sul con­ta com o reforço do Car­ro Coman­do da PM, que está basea­do na região do Arpoador e acom­pan­ha toda a movi­men­tação nas pra­ias de Botafo­go, Fla­men­go, Leme, Copaca­bana e Ipane­ma.

Limpeza

Já o pro­gra­ma Pra­ia Limpa, da Com­pan­hia de Limpeza Urbana do Rio (Com­lurb), está con­cen­tra­do hoje na pra­ia do Leme, na zona sul, visan­do con­sci­en­ti­zar os ban­his­tas no sen­ti­do de que evitem jog­ar lixo na areia. Eles devem usar sacos plás­ti­cos para colo­car os detri­tos nos cole­tores de lixo espal­ha­dos pela orla.

A Com­lurb uti­liza mais de 500 home­ns nos fins de sem­ana para a limpeza das pra­ias, com apoio de máquinas e tra­tores.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …