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Caminhos da Reportagem aborda educação para pessoas com deficiência

Programa vai ao ar às 23h desta segunda-feira (6)

EBC
Pub­li­ca­do em 06/10/2025 — 07:40
Rio de Janeiro
São Paulo (SP), 03/10/2025 – Caminhos da Reportagem apresenta os desafios e avanços na educação para pessoas com deficiência no Brasil. Frame TV Brasil
Repro­dução: © Frame TV Brasil

Nes­ta segun­da-feira (6), a TV Brasil exibe, às 23h, um episó­dio do pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem que tem como tema “Uma Esco­la Para Todos”. A atração mostra os desafios e avanços na edu­cação para pes­soas com defi­ciên­cia no Brasil. 

De acor­do com o Cen­so 2022, do Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE), o país tem 14,4 mil­hões de habi­tantes com algum tipo de defi­ciên­cia, cer­ca de 7% da pop­u­lação. No entan­to, os dados da pesquisa apon­tam uma pro­fun­da desigual­dade para essa parcela da sociedade: quase dois terços (63,1%) das pes­soas com defi­ciên­cia com mais de 25 anos não com­ple­taram o ensi­no fun­da­men­tal. Além dis­so, a taxa de anal­fa­betismo (21,3%) é três vezes maior do que a meta esta­b­ele­ci­da no Plano Nacional de Edu­cação.

Para Meire Cav­al­cante, da Rede Ibero-Amer­i­cana REDSEI/OEI, a per­spec­ti­va sobre a pes­soa com defi­ciên­cia no con­tex­to esco­lar tem muda­do nos últi­mos anos. “Antes, enten­dia-se a defi­ciên­cia como algo próprio do sujeito. A par­tir da Con­venção sobre os Dire­itos das Pes­soas com Defi­ciên­cia, de 2006, esta­b­elece-se um novo con­ceito, que reti­ra o foco da pes­soa. O foco pas­sa a ser a sociedade”, expli­ca.

Cam­in­hos da Reportagem ouviu tam­bém o rela­to de pais de cri­anças com defi­ciên­cia para enten­der os prin­ci­pais desafios rela­ciona­dos à edu­cação. É o caso da edu­cado­ra Fabi­ana Elisa dos San­tos, mãe de Vic­tor, de oito anos. Ao pro­gra­ma, ela con­ta que con­seguir uma esco­la para o fil­ho, que tem par­al­isia cere­bral, tornou-se um desafio.

“Duas esco­las que eu acha­va muito boas me decep­cionaram. Em uma delas, me dis­ser­am que a sala de aula tin­ha 20 alunos, mas que não havia ninguém para ficar com ele, porque o Vic­tor ain­da não anda­va”, lamen­ta.

O casal Kar­la Cun­ha e André Nogueira tam­bém com­par­til­ha da mes­ma luta. Os pais de Felipe, de 14 anos, afir­mam que, emb­o­ra nen­hu­ma esco­la ten­ha nega­do matrícu­la explici­ta­mente, o acol­hi­men­to sem­pre foi prob­lemáti­co.

“Des­de que começou a alfa­bet­i­za­ção, a gente perce­bia que as esco­las não sabi­am lidar com ele, nem como inte­grá-lo à tur­ma. Por ele ser muito tran­qui­lo, é fácil pas­sar des­perce­bido. E isso é muito ruim, porque ele está sendo excluí­do, né?”, desabafa o pai.

Educação inclusiva

Segun­do o Min­istério da Edu­cação, atual­mente, 92% das cri­anças e ado­les­centes com defi­ciên­cia estão matric­u­la­dos no sis­tema de ensi­no, a grande maio­r­ia delas, mais de 85%, na rede públi­ca. A secretária da Sec­re­taria de Edu­cação Con­tin­u­a­da, Alfa­bet­i­za­ção de Jovens e Adul­tos, Diver­si­dade e Inclusão (SECADI), Zara Figueire­do, desta­ca: “Isso mostra para nós que as políti­cas, os pro­gra­mas e as ações desen­hadas a par­tir de 2008 foram muito exi­tosas ao traz­er esse públi­co para den­tro das esco­las, para as tur­mas, as class­es comuns da esco­la públi­ca”.

A can­to­ra líri­ca Gio­van­na Maira perdeu a visão antes de com­ple­tar 2 anos. Ape­sar dos desafios, con­seguiu entrar para a grad­u­ação e se for­mar em Músi­ca.

“Par­ti­tu­ra em braile não exis­tia, ou era pre­ciso man­dar faz­er. Então, eu escrevia à mão as min­has”, lem­bra.

Gio­van­na recon­hece os avanços: “Hoje em dia as coisas estão muito mel­hores. Ten­ho muito orgul­ho daqui­lo que plantei. Mas dese­jo que essa nova ger­ação não desista e lute pela próx­i­ma, para que tudo seja cada vez mel­hor”.

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