...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Esportes / Caminhos da Reportagem revela desafios do futebol feminino

Caminhos da Reportagem revela desafios do futebol feminino

Repro­dução: © TV Brasil/Divulgação

Programa vai ao ar nesta segunda-feira, às 23h30, na TV Brasil


Publicado em 16/09/2024 — 14:21 Por EBC — Brasília

ouvir:

Cam­in­hos da Reportagem des­ta segun­da-feira (16) mostra o panora­ma do fute­bol fem­i­ni­no e os obstácu­los vivi­dos pelas meni­nas e mul­heres que querem ser jogado­ras da modal­i­dade no país. O episó­dio inédi­to Fute­bol Fem­i­ni­no: Do Son­ho à Copa vai ao ar às 23h30, na TV Brasil.

“Des­de pequenin­in­ha, eu sem­pre acom­pan­hei muito esporte, qual­quer esporte em si. Sem­pre fui volta­da para o esporte, mas quan­do encon­trei o fute­bol, eu sabia que era lá que eu ia seguir para min­ha vida”, con­ta Duda Gil, goleira de 14 anos do pro­je­to social Damin­has da Bola, de Duque de Cax­i­as, na Baix­a­da Flu­mi­nense (foto em destaque).

A Con­fed­er­ação Brasileira de Fute­bol (CBF) reg­is­tra que há mais de 7,3 mil jogado­ras amado­ras no Brasil e 801 que atu­am em equipes profis­sion­ais. Ess­es dados não englobam jogado­ras de fute­bol de salão e fute­bol de sete, modal­i­dades que geral­mente são a por­ta de entra­da de meni­nas no fute­bol fem­i­ni­no de cam­po, mas não são geri­das pela con­fed­er­ação.

Segun­do o diag­nós­ti­co do fute­bol fem­i­ni­no do Brasil, feito pelo Min­istério do Esporte em 2023, 84% das atle­tas em cat­e­go­rias de base jogam em times das regiões Sul e Sud­este (50% em cada). Deste total, 73% das meni­nas nasce­r­am em esta­dos das duas regiões. O restante é for­ma­do por jogado­ras emi­grantes, mas ain­da que no eixo Sul e Sud­este se con­cen­tre as opor­tu­nidades para as ini­ciantes, as jovens jogado­ras ain­da têm que driblar diver­sos desafios para alcançar um lugar em um clube profis­sion­al.

“Muito difí­cil, prin­ci­pal­mente para as meni­nas mais novas. É um cenário com­pli­ca­do, porque hoje, prin­ci­pal­mente no Rio de Janeiro, as meni­nas não encon­tram ambi­entes de for­mação foca­dos só para o fem­i­ni­no. A gente encon­tra cen­te­nas de esco­las de fute­bol mas­culi­no, mas não esco­las e pro­je­tos foca­dos no fute­bol fem­i­ni­no”, avalia Joyce Bar­ros, coor­de­nado­ra do pro­je­to Damin­has da Bola.

Rio de Janeiro (RJ), 16/09/2024 - Caminhos da reportagem - Desafios do futebol feminino. Joyce Barros, coordenadora do projeto Daminhas da Bola. Foto: TV Brasil/Divulgação
Repro­dução: Joyce Bar­ros desta­ca que meni­nas não encon­tram ambi­ente de for­mação foca­dos nelas. — TV Brasil/Divulgação

Os desafios ain­da são grandiosos, mas dois motivos da mes­ma for­ma impo­nentes con­tribuem para um momen­to próspero para o fute­bol de mul­heres brasileiro. O primeiro, a escol­ha do Brasil como país sede da Copa do Mun­do fem­i­ni­na de 2027 e o segun­do é a medal­ha de pra­ta con­quis­ta­da pela seleção de Arthur Elias nos Jogos de Paris. Há 16 anos, a seleção não subia em um pódio olímpi­co.

Sobre o programa

Pro­dução jor­nalís­ti­ca sem­anal da TV Brasil, o Cam­in­hos da Reportagem leva o tele­spec­ta­dor para uma viagem pelo país e pelo mun­do atrás de grandes histórias, com uma visão difer­ente, insti­gante e com­plexa de cada um dos assun­tos escol­hi­dos.

No ar há mais de uma déca­da, o Cam­in­hos da Reportagem é uma das atrações jor­nalís­ti­cas mais pre­mi­adas não só do canal, como tam­bém da tele­visão brasileira. Para con­tar grandes histórias, os profis­sion­ais inves­tigam assun­tos vari­a­dos e rev­e­lam os aspec­tos mais rel­e­vantes de cada pau­ta.

Saúde, econo­mia, com­por­ta­men­to, edu­cação, meio ambi­ente, segu­rança, prestação de serviços, cul­tura e out­ros tan­tos temas são abor­da­dos de maneira úni­ca, levan­do con­teú­do de inter­esse para a sociedade pela telin­ha da emis­so­ra públi­ca.

Exibido aos domin­gos, às 22h, o Cam­in­hos da Reportagem disponi­bi­liza as matérias espe­ci­ais no site e no YouTube da emis­so­ra públi­ca. As edições ante­ri­ores tam­bém estão no aplica­ti­vo TV Brasil Play, disponív­el nas ver­sões Android e iOS, e em site.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Judô: Shirlen Nascimento é bronze no Grand Slam de Abu Dhabi

Conquista foi alcançada no peso leve (57 quilos) Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 11/10/2024 — 21:03 …