...
domingo ,26 janeiro 2025
Home / Meios de comunicação / Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar

Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar

Repro­dução: © Frame: TV Brasil

Atração jornalística vai ao ar neste domingo, às 22h, na TV Brasil


Publicado em 19/05/2024 — 13:35 Por EBC — Brasília

O pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem que a TV Brasil leva ao ar neste domin­go (19), às 22h, per­cor­reu o país para con­ferir ini­cia­ti­vas de pro­dução sus­ten­táv­el de ali­men­tos, uma das ver­tentes do Movi­men­to dos Tra­bal­hadores Rurais Sem Ter­ra (MST). Esse tipo de agri­cul­tura gan­hou força nos últi­mos anos a pon­to de trans­for­mar o MST no maior pro­du­tor de arroz orgâni­co da Améri­ca Lati­na, segun­do o Insti­tu­to Rio Grandense de Arroz.

Cri­a­do há 40 anos, o MST luta pela refor­ma agrária no Brasil. Nesse perío­do, pelos cál­cu­los do movi­men­to, cer­ca de 450 mil famílias con­quis­taram seu pedaço de chão. A pro­dução sus­ten­táv­el de ali­men­tos é out­ra pau­ta do MST.

No Rio Grande do Sul, a equipe do Cam­in­hos da Reportagem esteve em Eldo­ra­do do Sul e em Viamão, ambas na região met­ro­pol­i­tana de Por­to Ale­gre. A repórter Ana Gra­ziela Aguiar con­heceu pro­priedades que plan­tam arroz e viu, de per­to, o que é a pro­dução sus­ten­táv­el.

“Esse assen­ta­men­to foi implan­ta­do em 1998. Ou seja, há mais de 25 anos. E eu faço com muito amor um ali­men­to que é limpo, puro e saudáv­el”, enfa­ti­zou o agricul­tor Osmar de Moura.

CAMINHOS DA REPORTAGEM - Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar. – O agricultor Osmar de Moura ressalta as qualidades do produto orgânico. Frame: TV Brasil
Repro­dução: Agricul­tor Osmar de Moura ressalta as qual­i­dades do pro­du­to orgâni­co — Frame: TV Brasil

O prob­le­ma é que as cidades gaúchas estão entre as mais afe­tadas pela tragé­dia climáti­ca. Após a gravação, a equipe de reportagem voltou a con­ver­sar com o Osmar, que está em segu­rança, mas com a lavoura debaixo d’água. “Virou tudo arroz inun­da­do. Arroz que, se a natureza tivesse deix­a­do, iria para o pacote”, expli­ca.

Os tem­po­rais deste mês causaram mortes, deixaram dezenas de mil­hares de pes­soas sem lar, destruíram plan­tações e revi­raram casas. O tam­bém agricul­tor Tubiano Moli­nari foi out­ro a con­ver­sar com a pro­dução do pro­gra­ma antes e depois da tragé­dia. E se no primeiro momen­to ele comem­o­ra­va a col­hei­ta, no segun­do lamen­ta­va as con­se­quên­cias das fortes chu­vas. “Perdemos uma vida [de tra­bal­ho]. Mas nós somos fortes, guer­reiros e vamos recon­stru­ir”, ten­ta­va se ani­mar.

Além de cidades gaúchas, a TV Brasil esteve nos municí­pios de Casserengue (PB) e Iaras (SP). No municí­pio paulista, a 300 quilômet­ros da cidade de São Paulo, a estrela da pro­dução é o Café da Cecília. E quem con­tou a história do plan­tio foi a própria Cecília.

“Nós recebe­mos o sítio em 2005 e começamos a plan­tar as primeiras mudas em 2006. Mas não é que a gente vive sossega­do, porque o café dá muito gas­to e exige mui­ta mão de obra. É que a gente é teimoso e gos­ta de tra­bal­har com café”, disse a agricul­to­ra.

CAMINHOS DA REPORTAGEM - Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar. – O agricultor Tubiano Molinari lamenta as perdas, mas tem fé na reconstrução. Frame: TV Brasil
Repro­dução: Agricul­tor Tubiano Moli­nari lamen­ta as per­das, mas tem fé na recon­strução  Frame: TV Brasil

Já na peque­na cidade de Casserengue, no agreste da Paraí­ba, o destaque é a cri­ação de cabras. Com elas, os agricul­tores pro­duzem leite, quei­jo e até iogurte. Só que o começo do proces­so, lem­bram os moradores da região, foi desafi­ador. “Foi mui­ta luta. A gente ficou debaixo de bar­ra­ca, mas con­seguiu ter­ra para tra­bal­har”, se orgul­ha o agricul­tor Peu Fer­reira Lima.

“Qual foi o pon­tapé ini­cial da gente? A neces­si­dade de não aban­donar nos­sa ter­ra e de mostrar que a refor­ma agrária dá cer­to. A caprinocul­tura veio solu­cionar a neces­si­dade de ger­ação de recei­ta e mostrar que o Deus que tem em São Paulo e no Rio de Janeiro é o mes­mo que tem em Casserengue”, resume o téc­ni­co agropecuário Augus­to Belarmi­no de Souza.

Ficha téc­ni­ca
Reportagem: Ana Gra­ziela Aguiar e Priscila Kerche
Reportagem cin­e­matográ­fi­ca: Gilmar Vaz, Gilvan Alves e JM Bar­boza
Auxílio téc­ni­co: Eduar­do Domingues, Marce­lo Vas­con­ce­los e Rafael Cal­a­do
Apoio à reportagem cin­e­matográ­fi­ca: Sig­mar Gonçalves
Pro­dução: Patrí­cia Araújo
Edição de tex­to: Paulo Leite
Edição de imagem e final­iza­ção: André Eustáquio
Design: Car­o­line Ramos
Videografis­mo: Alex Saka­ta

Sobre o programa

Pro­dução jor­nalís­ti­ca sem­anal da TV Brasil, o Cam­in­hos da Reportagem leva o tele­spec­ta­dor para uma viagem pelo país e pelo mun­do atrás de grandes histórias, com uma visão difer­ente, insti­gante e com­plexa de cada um dos assun­tos escol­hi­dos.

No ar há mais de uma déca­da, o Cam­in­hos da Reportagem é uma das atrações jor­nalís­ti­cas mais pre­mi­adas não só do canal, como tam­bém da tele­visão brasileira. Para con­tar grandes histórias, os profis­sion­ais inves­tigam assun­tos vari­a­dos e rev­e­lam os aspec­tos mais rel­e­vantes de cada pau­ta.

Saúde, econo­mia, com­por­ta­men­to, edu­cação, meio ambi­ente, segu­rança, prestação de serviços, cul­tura e out­ros tan­tos temas são abor­da­dos de maneira úni­ca, levan­do con­teú­do de inter­esse para a sociedade pela telin­ha da emis­so­ra públi­ca.

Questões atu­ais e polêmi­cas são tratadas com pro­fun­di­dade e seriedade pela equipe de profis­sion­ais do canal. O tra­bal­ho min­u­cioso e bem exe­cu­ta­do é recon­heci­do com diver­sas pre­mi­ações rel­e­vantes no meio jor­nalís­ti­co.

Exibido aos domin­gos, às 22h, o Cam­in­hos da Reportagem disponi­bi­liza as matérias espe­ci­ais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emis­so­ra públi­ca em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições ante­ri­ores tam­bém estão no aplica­ti­vo TV Brasil Play, disponív­el nas ver­sões Android e iOS, e no site https://tvbrasilplay.com.br/.

Serviço
Cam­in­hos da Reportagem – domin­go, dia 19/05, às 22h, e segun­da-feira, dia 20/05, às 2h30, na TV Brasil
Face­book – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twit­ter – https://twitter.com/TVBrasil
Insta­gram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
Tik­Tok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

Você pode Gostar de:

Museu do Ipiranga celebra aniversário de SP com atividades gratuitas

Programação prevê atividades infantis e para adolescentes Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …