...
sábado ,15 junho 2024
Home / Noticias / Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar

Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar

Repro­du­ção: © Fra­me: TV Bra­sil

Atração jornalística vai ao ar neste domingo, às 22h, na TV Brasil


Publicado em 19/05/2024 — 13:35 Por EBC — Brasília

O pro­gra­ma Cami­nhos da Repor­ta­gem que a TV Bra­sil leva ao ar nes­te domin­go (19), às 22h, per­cor­reu o país para con­fe­rir ini­ci­a­ti­vas de pro­du­ção sus­ten­tá­vel de ali­men­tos, uma das ver­ten­tes do Movi­men­to dos Tra­ba­lha­do­res Rurais Sem Ter­ra (MST). Esse tipo de agri­cul­tu­ra ganhou for­ça nos últi­mos anos a pon­to de trans­for­mar o MST no mai­or pro­du­tor de arroz orgâ­ni­co da Amé­ri­ca Lati­na, segun­do o Ins­ti­tu­to Rio Gran­den­se de Arroz.

Cri­a­do há 40 anos, o MST luta pela refor­ma agrá­ria no Bra­sil. Nes­se perío­do, pelos cál­cu­los do movi­men­to, cer­ca de 450 mil famí­li­as con­quis­ta­ram seu peda­ço de chão. A pro­du­ção sus­ten­tá­vel de ali­men­tos é outra pau­ta do MST.

No Rio Gran­de do Sul, a equi­pe do Cami­nhos da Repor­ta­gem este­ve em Eldo­ra­do do Sul e em Via­mão, ambas na região metro­po­li­ta­na de Por­to Ale­gre. A repór­ter Ana Gra­zi­e­la Agui­ar conhe­ceu pro­pri­e­da­des que plan­tam arroz e viu, de per­to, o que é a pro­du­ção sus­ten­tá­vel.

“Esse assen­ta­men­to foi implan­ta­do em 1998. Ou seja, há mais de 25 anos. E eu faço com mui­to amor um ali­men­to que é lim­po, puro e sau­dá­vel”, enfa­ti­zou o agri­cul­tor Osmar de Mou­ra.

CAMINHOS DA REPORTAGEM - Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar. – O agricultor Osmar de Moura ressalta as qualidades do produto orgânico. Frame: TV Brasil
Repro­du­ção: Agri­cul­tor Osmar de Mou­ra res­sal­ta as qua­li­da­des do pro­du­to orgâ­ni­co — Fra­me: TV Bra­sil

O pro­ble­ma é que as cida­des gaú­chas estão entre as mais afe­ta­das pela tra­gé­dia cli­má­ti­ca. Após a gra­va­ção, a equi­pe de repor­ta­gem vol­tou a con­ver­sar com o Osmar, que está em segu­ran­ça, mas com a lavou­ra debai­xo d’água. “Virou tudo arroz inun­da­do. Arroz que, se a natu­re­za tives­se dei­xa­do, iria para o paco­te”, expli­ca.

Os tem­po­rais des­te mês cau­sa­ram mor­tes, dei­xa­ram deze­nas de milha­res de pes­so­as sem lar, des­truí­ram plan­ta­ções e revi­ra­ram casas. O tam­bém agri­cul­tor Tubi­a­no Moli­na­ri foi outro a con­ver­sar com a pro­du­ção do pro­gra­ma antes e depois da tra­gé­dia. E se no pri­mei­ro momen­to ele come­mo­ra­va a colhei­ta, no segun­do lamen­ta­va as con­sequên­ci­as das for­tes chu­vas. “Per­de­mos uma vida [de tra­ba­lho]. Mas nós somos for­tes, guer­rei­ros e vamos recons­truir”, ten­ta­va se ani­mar.

Além de cida­des gaú­chas, a TV Bra­sil este­ve nos muni­cí­pi­os de Cas­se­ren­gue (PB) e Iaras (SP). No muni­cí­pio pau­lis­ta, a 300 quilô­me­tros da cida­de de São Pau­lo, a estre­la da pro­du­ção é o Café da Cecí­lia. E quem con­tou a his­tó­ria do plan­tio foi a pró­pria Cecí­lia.

“Nós rece­be­mos o sítio em 2005 e come­ça­mos a plan­tar as pri­mei­ras mudas em 2006. Mas não é que a gen­te vive sos­se­ga­do, por­que o café dá mui­to gas­to e exi­ge mui­ta mão de obra. É que a gen­te é tei­mo­so e gos­ta de tra­ba­lhar com café”, dis­se a agri­cul­to­ra.

CAMINHOS DA REPORTAGEM - Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar. – O agricultor Tubiano Molinari lamenta as perdas, mas tem fé na reconstrução. Frame: TV Brasil
Repro­du­ção: Agri­cul­tor Tubi­a­no Moli­na­ri lamen­ta as per­das, mas tem fé na recons­tru­ção  Fra­me: TV Bra­sil

Já na peque­na cida­de de Cas­se­ren­gue, no agres­te da Paraí­ba, o des­ta­que é a cri­a­ção de cabras. Com elas, os agri­cul­to­res pro­du­zem lei­te, quei­jo e até iogur­te. Só que o come­ço do pro­ces­so, lem­bram os mora­do­res da região, foi desa­fi­a­dor. “Foi mui­ta luta. A gen­te ficou debai­xo de bar­ra­ca, mas con­se­guiu ter­ra para tra­ba­lhar”, se orgu­lha o agri­cul­tor Peu Fer­rei­ra Lima.

“Qual foi o pon­ta­pé ini­ci­al da gen­te? A neces­si­da­de de não aban­do­nar nos­sa ter­ra e de mos­trar que a refor­ma agrá­ria dá cer­to. A capri­no­cul­tu­ra veio solu­ci­o­nar a neces­si­da­de de gera­ção de recei­ta e mos­trar que o Deus que tem em São Pau­lo e no Rio de Janei­ro é o mes­mo que tem em Cas­se­ren­gue”, resu­me o téc­ni­co agro­pe­cuá­rio Augus­to Belar­mi­no de Sou­za.

Ficha téc­ni­ca
Repor­ta­gem: Ana Gra­zi­e­la Agui­ar e Pris­ci­la Ker­che
Repor­ta­gem cine­ma­to­grá­fi­ca: Gil­mar Vaz, Gil­van Alves e JM Bar­bo­za
Auxí­lio téc­ni­co: Edu­ar­do Domin­gues, Mar­ce­lo Vas­con­ce­los e Rafa­el Cala­do
Apoio à repor­ta­gem cine­ma­to­grá­fi­ca: Sig­mar Gon­çal­ves
Pro­du­ção: Patrí­cia Araú­jo
Edi­ção de tex­to: Pau­lo Lei­te
Edi­ção de ima­gem e fina­li­za­ção: André Eus­tá­quio
Design: Caro­li­ne Ramos
Vide­o­gra­fis­mo: Alex Saka­ta

Sobre o programa

Pro­du­ção jor­na­lís­ti­ca sema­nal da TV Bra­sil, o Cami­nhos da Repor­ta­gem leva o teles­pec­ta­dor para uma via­gem pelo país e pelo mun­do atrás de gran­des his­tó­ri­as, com uma visão dife­ren­te, ins­ti­gan­te e com­ple­xa de cada um dos assun­tos esco­lhi­dos.

No ar há mais de uma déca­da, o Cami­nhos da Repor­ta­gem é uma das atra­ções jor­na­lís­ti­cas mais pre­mi­a­das não só do canal, como tam­bém da tele­vi­são bra­si­lei­ra. Para con­tar gran­des his­tó­ri­as, os pro­fis­si­o­nais inves­ti­gam assun­tos vari­a­dos e reve­lam os aspec­tos mais rele­van­tes de cada pau­ta.

Saú­de, eco­no­mia, com­por­ta­men­to, edu­ca­ção, meio ambi­en­te, segu­ran­ça, pres­ta­ção de ser­vi­ços, cul­tu­ra e outros tan­tos temas são abor­da­dos de manei­ra úni­ca, levan­do con­teú­do de inte­res­se para a soci­e­da­de pela teli­nha da emis­so­ra públi­ca.

Ques­tões atu­ais e polê­mi­cas são tra­ta­das com pro­fun­di­da­de e seri­e­da­de pela equi­pe de pro­fis­si­o­nais do canal. O tra­ba­lho minu­ci­o­so e bem exe­cu­ta­do é reco­nhe­ci­do com diver­sas pre­mi­a­ções rele­van­tes no meio jor­na­lís­ti­co.

Exi­bi­do aos domin­gos, às 22h, o Cami­nhos da Repor­ta­gem dis­po­ni­bi­li­za as maté­ri­as espe­ci­ais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no You­Tu­be da emis­so­ra públi­ca em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edi­ções ante­ri­o­res tam­bém estão no apli­ca­ti­vo TV Bra­sil Play, dis­po­ní­vel nas ver­sões Android e iOS, e no site https://tvbrasilplay.com.br/.

Ser­vi­ço
Cami­nhos da Repor­ta­gem – domin­go, dia 19/05, às 22h, e segun­da-fei­ra, dia 20/05, às 2h30, na TV Bra­sil
Face­bo­ok – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twit­ter – https://twitter.com/TVBrasil
Ins­ta­gram – https://www.instagram.com/tvbrasil
You­Tu­be – https://www.youtube.com/tvbrasil
Tik­Tok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

Você pode Gostar de:

Biodança, ovnis, perucas: com que trabalham as novas profissões

Repro­du­ção: © ABRAÇA/Arquivo Pes­so­al Lista oficial de ocupações foi atualizada pelo Ministério do Trabalho Publicado …