...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Meios de comunicação / Caminhos da Reportagem traz relatos de intolerância alimentar

Caminhos da Reportagem traz relatos de intolerância alimentar

04_1

Repro­dução: © TV Brasil

Programa mostra realidade de pessoas que têm alergias e intolerâncias


Pub­li­ca­do em 11/04/2021 — 13:44 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Cóli­cas intesti­nais, descon­for­tos abdom­i­nais, inchaços, diar­reias, der­matites e enx­aque­cas — sin­tomas comuns às pes­soas que sofrem de algu­ma intol­erân­cia ali­men­tar: ao glúten, ao ovo, à lac­tose. Isso quer diz­er que o pãoz­in­ho francês e o café com leite, com­pan­hia de tan­tos brasileiros logo pela man­hã, podem faz­er muito mal a algu­mas pes­soas. 

02_2

Repro­dução: Cam­in­hos da Reportagem: Intol­erân­cia ali­men­tar, por TV Brasil

Cam­in­hos da Reportagem des­ta sem­ana vai mostrar como vivem as pes­soas que desco­bri­ram algu­ma restrição ali­men­tar. Histórias como a da peque­na Lara, de ape­nas um ano e meio, que se sente mal depois de ingerir ovo. A mãe, Patri­cia Fer­nan­des, con­ta que teve que apren­der a faz­er pão de quei­jo, iguar­ia tradi­cional na família, sem o ingre­di­ente. A expec­ta­ti­va é que o organ­is­mo da meni­na, com o pas­sar dos anos, se torne tol­er­ante. “A gente tem que esper­ar. Enquan­to isso, restringir a ali­men­tação dela”, afir­ma Patrí­cia.

Já a pro­fes­so­ra de pilates Claudete Mon­teiro vai ter que con­viv­er com sua restrição para sem­pre. Ela desco­briu que tem doença celía­ca que, segun­do espe­cial­is­tas, ain­da não tem cura, nem remé­dio. A solução? Tirar com­ple­ta­mente o glúten da dieta. “E uma sem­ana sem glúten já faz difer­ença, viu?”, garante Claudete, que sofria de enx­aque­ca, além dos sin­tomas gas­troin­testi­nais.

01_3

Repro­dução: Claudete sabor­eia o bolo sem glúten. — TV Brasil

A gas­tro­pe­di­atra Leno­ra Gan­dolfi expli­ca que 1% da pop­u­lação mundi­al tem doença celía­ca, que é a intol­erân­cia ao glúten. “Quem tem mais risco é quem tem dia­betes tipo 1, hiper­tireoidis­mo, out­ras doenças autoimunes”, exem­pli­fi­ca. Já a intol­erân­cia à lac­tose, que é o açú­car do leite, atinge 70% das pes­soas ao redor do mun­do.

Ape­sar do alto número, o que espe­cial­is­tas afir­mam é que é pos­sív­el viv­er bem e se ali­men­tar de for­ma saudáv­el e saborosa. “Hoje exis­tem mane­jos nutri­cionais, preparos, descon­strução de receitas que acabam facil­i­tan­do os preparos dos ali­men­tos das pes­soas que têm intol­erân­cias”, esclarece a nutri­cionista Glau­cia Medeiros.

A equipe do Cam­in­hos da Reportagem vis­i­tou uma padaria espe­cial­iza­da em ali­men­tos para intol­er­antes e tam­bém uma fábri­ca de lat­icínios que pro­duz uma lin­ha zero lac­tose. Tam­bém mostramos as difi­cul­dades na hora de ir às com­pras e as difer­enças entre as intol­erân­cias e as aler­gias.

03_2

Repro­dução: Mer­ca­dos ofer­e­cem pro­du­tos para intol­er­antes. — TV Brasil

O pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem: Intol­erân­cia Ali­men­tar vai ar neste domin­go (11), na TV Brasil.

A ínte­gra do Cam­in­hos da Reportagem fica disponív­el no site do pro­gra­ma.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hoje é Dia: setembro amarelo e alfabetização são destaques

Repro­dução: ©Divul­gação Confira as principais datas da semana entre 8 e 14 de setembro de …