...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Rádio, TV, Cinema, Famosos / Caminhos da Reportagem traz relatos de intolerância alimentar

Caminhos da Reportagem traz relatos de intolerância alimentar

04_1

Repro­du­ção: © TV Bra­sil

Programa mostra realidade de pessoas que têm alergias e intolerâncias


Publi­ca­do em 11/04/2021 — 13:44 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Cóli­cas intes­ti­nais, des­con­for­tos abdo­mi­nais, incha­ços, diar­rei­as, der­ma­ti­tes e enxa­que­cas — sin­to­mas comuns às pes­so­as que sofrem de algu­ma into­le­rân­cia ali­men­tar: ao glú­ten, ao ovo, à lac­to­se. Isso quer dizer que o pão­zi­nho fran­cês e o café com lei­te, com­pa­nhia de tan­tos bra­si­lei­ros logo pela manhã, podem fazer mui­to mal a algu­mas pes­so­as. 

02_2

Repro­du­ção: Cami­nhos da Repor­ta­gem: Into­le­rân­cia ali­men­tar, por TV Bra­sil

Cami­nhos da Repor­ta­gem des­ta sema­na vai mos­trar como vivem as pes­so­as que des­co­bri­ram algu­ma res­tri­ção ali­men­tar. His­tó­ri­as como a da peque­na Lara, de ape­nas um ano e meio, que se sen­te mal depois de inge­rir ovo. A mãe, Patri­cia Fer­nan­des, con­ta que teve que apren­der a fazer pão de quei­jo, igua­ria tra­di­ci­o­nal na famí­lia, sem o ingre­di­en­te. A expec­ta­ti­va é que o orga­nis­mo da meni­na, com o pas­sar dos anos, se tor­ne tole­ran­te. “A gen­te tem que espe­rar. Enquan­to isso, res­trin­gir a ali­men­ta­ção dela”, afir­ma Patrí­cia.

Já a pro­fes­so­ra de pila­tes Clau­de­te Mon­tei­ro vai ter que con­vi­ver com sua res­tri­ção para sem­pre. Ela des­co­briu que tem doen­ça celía­ca que, segun­do espe­ci­a­lis­tas, ain­da não tem cura, nem remé­dio. A solu­ção? Tirar com­ple­ta­men­te o glú­ten da die­ta. “E uma sema­na sem glú­ten já faz dife­ren­ça, viu?”, garan­te Clau­de­te, que sofria de enxa­que­ca, além dos sin­to­mas gas­troin­tes­ti­nais.

01_3

Repro­du­ção: Clau­de­te sabo­reia o bolo sem glú­ten. — TV Bra­sil

A gas­tro­pe­di­a­tra Leno­ra Gan­dol­fi expli­ca que 1% da popu­la­ção mun­di­al tem doen­ça celía­ca, que é a into­le­rân­cia ao glú­ten. “Quem tem mais ris­co é quem tem dia­be­tes tipo 1, hiper­ti­re­oi­dis­mo, outras doen­ças autoi­mu­nes”, exem­pli­fi­ca. Já a into­le­rân­cia à lac­to­se, que é o açú­car do lei­te, atin­ge 70% das pes­so­as ao redor do mun­do.

Ape­sar do alto núme­ro, o que espe­ci­a­lis­tas afir­mam é que é pos­sí­vel viver bem e se ali­men­tar de for­ma sau­dá­vel e sabo­ro­sa. “Hoje exis­tem mane­jos nutri­ci­o­nais, pre­pa­ros, des­cons­tru­ção de recei­tas que aca­bam faci­li­tan­do os pre­pa­ros dos ali­men­tos das pes­so­as que têm into­le­rân­ci­as”, escla­re­ce a nutri­ci­o­nis­ta Glau­cia Medei­ros.

A equi­pe do Cami­nhos da Repor­ta­gem visi­tou uma pada­ria espe­ci­a­li­za­da em ali­men­tos para into­le­ran­tes e tam­bém uma fábri­ca de lati­cí­ni­os que pro­duz uma linha zero lac­to­se. Tam­bém mos­tra­mos as difi­cul­da­des na hora de ir às com­pras e as dife­ren­ças entre as into­le­rân­ci­as e as aler­gi­as.

03_2

Repro­du­ção: Mer­ca­dos ofe­re­cem pro­du­tos para into­le­ran­tes. — TV Bra­sil

O pro­gra­ma Cami­nhos da Repor­ta­gem: Into­le­rân­cia Ali­men­tar vai ar nes­te domin­go (11), na TV Bra­sil.

A ínte­gra do Cami­nhos da Repor­ta­gem fica dis­po­ní­vel no site do pro­gra­ma.

Edi­ção: Pedro Ivo de Oli­vei­ra

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde e Anvisa reforçam alerta sobre uso de pomada capilar no carnaval

Repro­du­ção: © Fabio Rodri­gues-Poz­ze­bom/ Agên­cia Bra­sil Produto é usado para manter penteados e tranças Publi­ca­do …