...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Entretenimento / Camisa Verde e Branco abre hoje desfile do grupo especial em SP

Camisa Verde e Branco abre hoje desfile do grupo especial em SP

Repro­du­çãol: © Divul­ga­ção

Sete escolas se apresentarão no Sambódromo do Anhembi


Publi­ca­do em 09/02/2024 — 09:24 Por Bru­no Boc­chi­ni — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

ouvir:

 

banner carnaval 2024
Repro­du­ção: Car­na­val 2024 — Arte/Agência Bra­sil

A esco­la de Sam­ba Cami­sa Ver­de e Bran­co abre hoje (9), às 23h15, a pri­mei­ra noi­te de des­fi­les das esco­las de sam­ba do Gru­po Espe­ci­al de São Pau­lo. Serão sete esco­las a se apre­sen­tar no Sam­bó­dro­mo do Anhem­bi, na zona nor­te da capi­tal. 

A segun­da esco­la a des­fi­lar será a Bar­ro­ca Zona Sul, que entra­rá na ave­ni­da à 0h20, segui­da da Dra­gões da Real (01h25), Inde­pen­den­te Tri­co­lor (02h30), Aca­dê­mi­cos do Tatu­a­pé (03h35), Man­cha Ver­de (04h40), e Rosas de Ouro (05h45).

Pri­mei­ra a entrar na ave­ni­da, a Cami­sa Ver­de e Bran­co, tra­di­ci­o­nal agre­mi­a­ção da Bar­ra Fun­da, na zona oes­te da capi­tal, tra­rá o sam­ba-enre­do Aden­la – O Impe­ra­dor nas Ter­ras do Rei, que can­ta o poder e a fé dos afri­ca­nos e dos negros bra­si­lei­ros, e tem como per­so­na­gens prin­ci­pais as divin­da­des Oxós­si, Exu, Orun­mi­lá, e Oxum.

Segun­da a des­fi­lar, a Esco­la de Sam­ba Bar­ro­ca Zona Sul, fun­da­da em agos­to de 1974, cele­bra­rá na ave­ni­da seus 50 anos de exis­tên­cia. Nós Nas­ce­mos e Cres­ce­mos no Meio de Gen­te Bam­ba, Por Isso que Nós Somos a Facul­da­de do Sam­ba — 50 anos de Bar­ro­ca Zona Sul será o sam­ba-enre­do da agre­mi­a­ção, conhe­ci­da como Facul­da­de do Sam­ba, que can­ta­rá a his­tó­ria da esco­la, a influên­cia de Car­to­la e da Man­guei­ra, os des­fi­les na Ave­ni­da Tira­den­tes e sua velha guar­da.

Áfri­ca – Uma Cons­te­la­ção de Reis e Rai­nhas será o sam­ba-enre­do da Dra­gões da Real, ter­cei­ra esco­la a entrar na ave­ni­da. A com­po­si­ção des­ta­ca a his­tó­ria não con­ta­da sobre o con­ti­nen­te afri­ca­no,  exal­ta seus gran­des rei­na­dos e carac­te­rís­ti­cas como a cora­gem, a resis­tên­cia, a diplo­ma­cia e a sabe­do­ria dos negros.

A Inde­pen­den­te Tri­co­lor leva­rá para a ave­ni­da o sam­ba-enre­do Ago­jie, a Lâmi­na da Liber­da­de! que home­na­geia uma uni­da­de de guer­rei­ras ama­zo­nas, cha­ma­das Ago­jie, que pro­te­geu o rei­no afri­ca­no de Dao­mé (atu­al Benim), gover­na­do pelo rei Ghe­zo, no iní­cio do sécu­lo 19. A com­po­si­ção tam­bém exal­ta as anciãs e fei­ti­cei­ras afri­ca­nas.

Quin­ta esco­la a des­fi­lar, a Aca­dê­mi­cos do Tatu­a­pé apre­sen­ta­rá o sam­ba-enre­do Mata de São João — Uma Joia da Bahia Sím­bo­lo de Pre­ser­va­ção! Entre Can­tos e Tam­bo­res. Viva a Mata de São João!, que mos­tra­rá os atra­ti­vos da cida­de bai­a­na Mata de São João e sua rela­ção com a cul­tu­ra e reli­gi­o­si­da­de afri­ca­na.

A Man­cha Ver­de, vice-cam­peã do Gru­po Espe­ci­al em 2023, leva­rá para o Anhem­bi o sam­ba-enre­do Do Nos­so Solo Para o Mun­do: o Cam­po que Pre­ser­va, o Cam­po que Pro­duz, o Cam­po que Ali­men­ta, com­po­si­ção que se ins­pi­ra na cul­tu­ra agrí­co­la bra­si­lei­ra, can­ta a cora­gem e o tra­ba­lho dos agri­cul­to­res e enal­te­ce o ver­de do cam­po.

Rosas de Ouro, a últi­ma esco­la a entrar na ave­ni­da, home­na­ge­a­rá no seu sam­ba-enre­do Ibi­ra 70 — A Rosas de Ouro é São Pau­lo no Car­na­val 2024 o ani­ver­sá­rio de 70 anos do Par­que do Ibi­ra­pu­e­ra, sím­bo­lo da cida­de, fun­da­do em 21 de agos­to de 1954. “Espa­ço ver­de onde o tem­po pra, trans­for­ma toda á ener­gia do ar, redu­to do espor­te, da arte, cul­tu­ra, saú­de mais pura, cor­po e men­te sãos, é tão boni­to con­tem­plar o infi­ni­to”, diz a com­po­si­ção.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bolsonaro volta a pedir afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Recurso deverá ser apreciado pelo presidente do STF Publi­ca­do em …