...
sábado ,5 outubro 2024
Home / Entretenimento / Camisa Verde e Branco abre hoje desfile do grupo especial em SP

Camisa Verde e Branco abre hoje desfile do grupo especial em SP

Repro­duçãol: © Divul­gação

Sete escolas se apresentarão no Sambódromo do Anhembi


Pub­li­ca­do em 09/02/2024 — 09:24 Por Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

 

banner carnaval 2024
Repro­dução: Car­naval 2024 — Arte/Agência Brasil

A esco­la de Sam­ba Camisa Verde e Bran­co abre hoje (9), às 23h15, a primeira noite de des­files das esco­las de sam­ba do Grupo Espe­cial de São Paulo. Serão sete esco­las a se apre­sen­tar no Sam­bó­dro­mo do Anhem­bi, na zona norte da cap­i­tal. 

A segun­da esco­la a des­fi­lar será a Bar­ro­ca Zona Sul, que entrará na aveni­da à 0h20, segui­da da Dragões da Real (01h25), Inde­pen­dente Tri­col­or (02h30), Acadêmi­cos do Tat­u­apé (03h35), Man­cha Verde (04h40), e Rosas de Ouro (05h45).

Primeira a entrar na aveni­da, a Camisa Verde e Bran­co, tradi­cional agremi­ação da Bar­ra Fun­da, na zona oeste da cap­i­tal, trará o sam­ba-enre­do Aden­la – O Imper­ador nas Ter­ras do Rei, que can­ta o poder e a fé dos africanos e dos negros brasileiros, e tem como per­son­agens prin­ci­pais as divin­dades Oxós­si, Exu, Orun­milá, e Oxum.

Segun­da a des­fi­lar, a Esco­la de Sam­ba Bar­ro­ca Zona Sul, fun­da­da em agos­to de 1974, cel­e­brará na aveni­da seus 50 anos de existên­cia. Nós Nasce­mos e Cresce­mos no Meio de Gente Bam­ba, Por Isso que Nós Somos a Fac­ul­dade do Sam­ba — 50 anos de Bar­ro­ca Zona Sul será o sam­ba-enre­do da agremi­ação, con­heci­da como Fac­ul­dade do Sam­ba, que can­tará a história da esco­la, a influên­cia de Car­to­la e da Mangueira, os des­files na Aveni­da Tiradentes e sua vel­ha guar­da.

África – Uma Con­ste­lação de Reis e Rain­has será o sam­ba-enre­do da Dragões da Real, ter­ceira esco­la a entrar na aveni­da. A com­posição desta­ca a história não con­ta­da sobre o con­ti­nente africano,  exal­ta seus grandes reina­dos e car­ac­terís­ti­cas como a cor­agem, a resistên­cia, a diplo­ma­cia e a sabedo­ria dos negros.

A Inde­pen­dente Tri­col­or levará para a aveni­da o sam­ba-enre­do Ago­jie, a Lâmi­na da Liber­dade! que hom­e­nageia uma unidade de guer­reiras ama­zonas, chamadas Ago­jie, que pro­tegeu o reino africano de Daomé (atu­al Ben­im), gov­er­na­do pelo rei Ghe­zo, no iní­cio do sécu­lo 19. A com­posição tam­bém exal­ta as anciãs e feiti­ceiras africanas.

Quin­ta esco­la a des­fi­lar, a Acadêmi­cos do Tat­u­apé apre­sen­tará o sam­ba-enre­do Mata de São João — Uma Joia da Bahia Sím­bo­lo de Preser­vação! Entre Can­tos e Tam­bores. Viva a Mata de São João!, que mostrará os atra­tivos da cidade baiana Mata de São João e sua relação com a cul­tura e reli­giosi­dade africana.

A Man­cha Verde, vice-campeã do Grupo Espe­cial em 2023, levará para o Anhem­bi o sam­ba-enre­do Do Nos­so Solo Para o Mun­do: o Cam­po que Preser­va, o Cam­po que Pro­duz, o Cam­po que Ali­men­ta, com­posição que se inspi­ra na cul­tura agrí­co­la brasileira, can­ta a cor­agem e o tra­bal­ho dos agricul­tores e enal­tece o verde do cam­po.

Rosas de Ouro, a últi­ma esco­la a entrar na aveni­da, hom­e­nageará no seu sam­ba-enre­do Ibi­ra 70 — A Rosas de Ouro é São Paulo no Car­naval 2024 o aniver­sário de 70 anos do Par­que do Ibi­ra­puera, sím­bo­lo da cidade, fun­da­do em 21 de agos­to de 1954. “Espaço verde onde o tem­po pra, trans­for­ma toda á ener­gia do ar, redu­to do esporte, da arte, cul­tura, saúde mais pura, cor­po e mente sãos, é tão boni­to con­tem­plar o infini­to”, diz a com­posição.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Todos os candidatos a prefeito e vereador de Tocos do Moji/MG da Eleição 2024

Veja os números dos candidatos para o dia da votação em primeiro turno. 02/10/2024 às …