...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Noticias / Campanha alerta para prevenção de acidentes com a rede elétrica

Campanha alerta para prevenção de acidentes com a rede elétrica

Repro­dução: © ABRADEE/Divulgação

Em 2022, foram registrados 270 acidentes fatais no país


Pub­li­ca­do em 15/07/2023 — 14:30 Por Fran­cis­co Eduar­do Fer­reira — Estag­iário da Agên­cia Brasil * — Rio de Janeiro

ouvir:

A Asso­ci­ação Brasileira de Dis­tribuidores de Ener­gia Elétri­ca (Abradee) ante­cipou para este mês o iní­cio da 17ª Cam­pan­ha Nacional de Segu­rança para a Pre­venção de Aci­dentes com a Rede Elétri­ca.

A Sem­ana Nacional de Segu­rança com Ener­gia Elétri­ca acon­tece sem­pre no iní­cio de agos­to, mas foi adi­anta­da para ampli­ar a divul­gação sobre o tema, já que no mês de jul­ho se tem, nor­mal­mente, as férias esco­lares com as cri­anças se colo­can­do em uma maior exposição de risco, segun­do o pres­i­dente da Asso­ci­ação, Mar­cos Madureira.

Os dados da Abradee apon­tam que em 2022 foram reg­istra­dos 756 aci­dentes envol­ven­do a rede elétri­ca, sendo 270 fatais. Em relação ao ano ante­ri­or, foram 35 mortes a menos, enquan­to o número total de aci­dentes caiu em 80 ocor­rên­cias.

Mar­co Madureira disse, em entre­vista à Agên­cia Brasil, que emb­o­ra ten­ha havi­do uma que­da no número de aci­dentes em com­para­ção ao ano de 2021, essa redução não foi sig­ni­fica­ti­va frente aos obje­tivos pre­tendi­dos com as cam­pan­has, e o aler­ta per­manece.

“Nos­sa intenção, de fato, é zer­ar o número de aci­dentes, prin­ci­pal­mente os aci­dentes fatais, e na medi­da que a pop­u­lação vai toman­do con­hec­i­men­to dos riscos e se con­sci­en­ti­zan­do quan­to aos cuida­dos que se deve ter em relação à rede elétri­ca irá colab­o­rar para uma maior redução”, disse Mar­cos Madureira.

Segun­do ele, a enti­dade e as 39 dis­tribuido­ras asso­ci­adas bus­cam chamar a atenção da pop­u­lação para as ori­en­tações e os cuida­dos necessários rela­cionadas ao uso seguro da rede e à preser­vação de vidas.

“A segu­rança em relação à rede elétri­ca é uma questão cru­cial e deve ser abor­da­da com mui­ta seriedade. Aci­dentes envol­ven­do elet­ri­ci­dade podem ter con­se­quên­cias graves, incluin­do fer­i­men­tos e até mes­mo per­da de vidas. As dis­tribuido­ras tratam o assun­to como pri­or­i­dade e essa cam­pan­ha visa jus­ta­mente a essa ampla con­sci­en­ti­za­ção da pop­u­lação, pro­te­gen­do e preser­van­do vidas”, reforçou o pres­i­dente da Abradee.

De acor­do com Mar­cos Madureira, os maiores índices de aci­dentes com a rede elétri­ca são obser­va­dos no momen­to da con­strução ou manutenção pre­di­al, em que tra­bal­hadores, por des­cui­do ou erro, tocam a rede elet­ri­fi­ca­da; em casos de fur­to de con­du­tor ou equipa­men­to da rede e quan­do se faz uma lig­ação clan­des­ti­na, con­heci­da pop­u­lar­mente como gato.

Campanha

A cam­pan­ha bus­ca focar em itens mais sig­ni­fica­tivos para cada região, sendo mais especí­fi­ca em algu­mas ações para que a pop­u­lação este­ja infor­ma­da sobre os riscos e os cuida­dos a serem toma­dos em relação ao con­ta­to com a rede elétri­ca.

“O obje­ti­vo é que a men­sagem chegue à pop­u­lação. Pre­cisamos tra­bal­har para descon­stru­ir alguns jargões pop­u­lares como ‘Eu sem­pre fiz e nun­ca acon­te­ceu nada!’, ‘É só puxar esse fio’, ‘Nun­ca acon­te­ceu comi­go’”, ressaltou Mar­cos Madureira.

O pres­i­dente da Abradee deu ênfase ao slo­gan da cam­pan­ha Se ligue! Entre a vida e a sorte, escol­ha viv­er com segu­rança, ressaltan­do que a segu­rança em relação à rede elétri­ca é uma questão cru­cial e deve ser abor­da­da com mui­ta seriedade.

Museu Nacional

Em 2018, um incên­dio de grandes pro­porções destru­iu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Após a perí­cia, ficou com­pro­va­do que as chamas foram ini­ci­adas a par­tir de um cur­to-cir­cuito cau­sa­do pelo super­aque­c­i­men­to em um apar­el­ho de ar-condi­ciona­do cau­sa­do por uma gam­biar­ra elétri­ca e tam­bém não havia ater­ra­men­to elétri­co. Acred­i­ta-se que o fato ocor­reu por fal­ta de manutenção ade­qua­da e de inves­ti­men­tos.

* Estag­iário sob super­visão de Ake­mi Nita­hara

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dia do Amigo: relação é fundamental para a saúde mental, diz psicóloga

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Especialistas ressaltam que ter amizades é importante desde a infância …