...
sábado ,15 março 2025
Home / Saúde / Campanha atinge meta para tratamento do filho de Bruno Pereira

Campanha atinge meta para tratamento do filho de Bruno Pereira

Repro­dução: © Arte/Isa Matos

Pedro foi diagnosticado com neuroblastoma, câncer infantil agressivo


Pub­li­ca­do em 07/01/2024 — 20:47 Por Daniel Mel­lo — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Em três dias, a cam­pan­ha para arrecadar recur­sos para o trata­men­to de Pedro, fil­ho do indi­genista Bruno Pereira, assas­si­na­do em 2022, atingiu a meta de R$ 2 mil­hões. O meni­no, de cin­co anos de idade, foi diag­nos­ti­ca­do com neu­rob­las­toma, câncer no está­gio 4, e dev­erá ser sub­meti­do a um auto­trans­plante de medu­la óssea. Após o trans­plante, neces­si­tará do medica­men­to betad­in­u­tux­imabe, impor­ta­do e ain­da não ofer­e­ci­do pelo Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS).

Brasília (DF), 07.01.2024 - Beatriz Matos, viúva de Bruno Pereira, agradece as doações feitas para compra de medicamentos contra o câncer que acomete seu filho Pedro. Foto: Juca Varella/Agência Brasil
Repro­dução: Brasília (DF), 07.01.2024 — Beat­riz Matos, viú­va de Bruno Pereira, agradece as doações feitas para com­pra de medica­men­tos con­tra o câncer que acomete seu fil­ho Pedro. Foto: Juca Varella/Agência Brasil — Juca Varella/Agência Brasil

A mãe do garo­to, antropólo­ga e dire­to­ra do Min­istério dos Povos Indí­ge­nas (MPI), Beat­riz Matos, comem­o­rou o resul­ta­do. “Nós esta­mos muito felizes. Em ape­nas 3 dias, a cam­pan­ha SalvePe­dro atingiu a meta de R$ 2 mil­hões. Isso é incrív­el! O remé­dio para o trata­men­to está garan­ti­do. Graças a todos que se enga­jaram e colab­o­raram com a gente”, cele­brou.

Beat­riz Matos quer ago­ra aproveitar a onda de sol­i­dariedade para aju­dar mais pes­soas. “Vamos aproveitar todo esse enga­ja­men­to para faz­er ain­da mais. Con­tin­ue doan­do. O din­heiro arrecada­do além da meta será todo encam­in­hado para aju­dar out­ras cri­anças que enfrentam o mes­mo prob­le­ma do Pedro, através do Insti­tu­to Ana­ju. Vamos sal­var os ami­gos do Pedro. Faz­er cada cri­ança mais feliz”, disse

O que é neuroblastoma

Esse tipo de câncer é o ter­ceiro mais recor­rente entre cri­anças, depois da leucemia e de tumores cere­brais. É o tumor sóli­do extracra­ni­ano mais comum entre a pop­u­lação pediátri­ca, rep­re­sen­tan­do 8% a 10% de todos os tumores infan­tis.

O aumen­to do vol­ume abdom­i­nal é um dos pos­síveis sin­tomas do neu­rob­las­toma. Por isso, segun­do espe­cial­is­tas, o tumor pode ser descober­to a par­tir da queixa de uma cri­ança com dor na bar­ri­ga, incô­mo­do no tórax ou dor mus­cu­lar. É mais comum que ocor­ra até os cin­co anos de idade, incluin­do os recém-nasci­dos.

O remé­dio betad­in­u­tux­imabe, cujo nome com­er­cial no Brasil é Qarz­i­ba, já tem reg­istro na Anvisa e está em estu­do na Uni­ver­si­dade de São Paulo (USP) e no Hos­pi­tal Israeli­ta Albert Ein­stein. A pesquisa ten­ta reduzir para 20% a dose do remé­dio no trata­men­to, o que pode­ria tornar a med­icação mais bara­ta. O Qarz­i­ba aju­da o sis­tema imunológi­co a iden­ti­ficar pos­síveis novas célu­las can­cerí­ge­nas.

Neuroblastoma - infográfico sintomas e destaque. Foto: Arte/EBC
Repro­dução: Arte/EBC

 

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Especialistas recomendam “etiqueta respiratória” após carnaval

Isolamento social e máscara são recomendados para pessoas com sintomas Tâmara Freire — Repórter da …