...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Direitos Humanos / Campanha quer proteger crianças e adolescentes no carnaval

Campanha quer proteger crianças e adolescentes no carnaval

Orientação é ligar para Disque 100 para denunciar violações de direito

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 15/02/2025 — 17:35
Brasília
Brasília - Crianças que integram o bloco Baratinha, brincam o carnaval no Parque da Cidade (Antônio Cruz/Agência Brasil)
Repro­dução: © Antônio Cruz/Agência Brasil

O Min­istério dos Dire­itos Humanos e Cidada­nia (MDHC) lançou neste sába­do (15), em Belo Hor­i­zonte (MG), a cam­pan­ha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela pro­teção de cri­anças e ado­les­centes” para o car­naval de 2025.

De acor­do com a min­is­tra da pas­ta, Macaé Evaris­to, o car­naval deve ser “um espaço de diver­são, de encon­tro, da con­vivên­cia democráti­ca e a gente pula o car­naval, mas defende e pro­tege cada uma das nos­sas cri­anças.”

A prin­ci­pal pre­ocu­pação é a ocor­rên­cia de tra­bal­ho infan­til e explo­ração sex­u­al de cri­anças e ado­les­centes. O propósi­to é mobi­lizar quem tra­bal­ha e quem fes­te­ja no car­naval para pro­te­ger seus fil­hos e tam­bém estar aten­to aos riscos que out­ras cri­anças e ado­les­centes pos­sam cor­rer na folia.

A cam­pan­ha ori­en­ta que se um folião, com­er­ciante, tur­ista, pas­sageiro de ônibus ou de avião perce­ber algu­ma vio­lação dos dire­itos de cri­anças e ado­les­centes informem ime­di­ata­mente Disque 100 – o serviço tele­fôni­co gra­tu­ito pelo MDHC para a cole­ta de denún­cias, mes­mo que anôn­i­mas, de vio­lações de dire­itos humanos.

“A gente con­vi­da para que eles ven­ham ser nos­sos ali­a­dos nes­sa cam­pan­ha porque a vig­ilân­cia pre­cisa ser per­ma­nente de todo mun­do”, desta­ca a min­is­tra.

O serviço Disque 100 fun­ciona 24 horas por dia, todos os dias da sem­ana, incluin­do sába­dos, domin­gos e feri­ados.

As denún­cias acionam as redes de pro­teção social, como expli­ca Macaé Evaris­to: “aqui em Belo Hor­i­zonte a gente tem um esque­ma de plan­tão dos con­sel­hos tute­lares que se artic­u­lam com todos os con­sel­hos tute­la­dos da região met­ro­pol­i­tana. Então, se tem algu­ma cri­ança per­di­da, ess­es con­sel­hos comu­ni­cam entre si para que essa cri­ança chegue segu­ra em casa.”

O lança­men­to da cam­pan­ha “Pule, Brinque e Cuide” ocor­reu no ensaio do blo­co de car­naval Todo Mun­do Cabe No Mun­do.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …