...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Eleições 2022 / Candidato mais velho nas eleições tem 5 vezes idade da mais nova

Candidato mais velho nas eleições tem 5 vezes idade da mais nova

Repro­dução: © Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Ele nasceu em 1927, no Maranhão, e tem 95 anos


Pub­li­ca­do em 27/08/2022 — 15:09 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O can­dida­to mais vel­ho a pedir reg­istro nas Eleições 2022 é José Riba­mar Cutrim Gomes, de 95 anos, que con­corre a uma vaga de dep­uta­do fed­er­al pelo PRTB (Par­tido Ren­o­vador Tra­bal­hista Brasileiro) no Rio de Janeiro. Ele nasceu em 1927, ano que o Rio Grande do Norte se tornou o primeiro esta­do brasileiro a val­i­dar o voto fem­i­ni­no. O can­dida­to nasceu em São Luís, no Maran­hão.

A idade de Cutrim é cin­co vezes maior que a da can­di­da­ta mais nova no pleito deste ano, Pamela Kathellen Sil­va Mendes, de 18 anos. Ela ten­ta uma cadeira de dep­uta­da estad­ual em Per­nam­bu­co, pelo PMN (Par­tido da Mobi­liza­ção Nacional), e se declar­ou como indí­ge­na à Justiça Eleitoral. No cam­po ocu­pação, con­s­ta a opção “out­ros”.

Cutrim, por sua vez, é nat­ur­al de São Luís se declar­ou bran­co e aposen­ta­do. Essa é a primeira eleição em que ele con­corre, de acor­do com a pági­na de divul­gação de can­di­dat­uras e con­tas de cam­pan­ha da Justiça Eleitoral.

Faixas etárias

A faixa etária entre 45 e 49 anos é a que tem mais  can­didatos — 4.762 — con­tabi­lizan­do todos os car­gos dis­puta­dos nas Eleições 2022 – pres­i­dente, gov­er­nador, senador e dep­uta­dos fed­erais e estad­u­ais ou dis­tri­tais.

Depois vem a faixa etária entre 40 e 44 anos, com 4.519 can­didatos, segui­da por 55 a 59 anos (4.516), 60 a 64 anos (3.857) e 30 a 34 anos (3.118). Os números finais ain­da podem vari­ar, pois alguns can­didatos ain­da devem ter o pedi­do de reg­istro nega­do pela Justiça Eleitoral.

Essa e out­ras curiosi­dades podem ser encon­tradas no Sis­tema de Estatís­ti­cas Eleitorais, repositório online em que a Justiça Eleitoral atu­al­iza as infor­mações sobre can­didatos, eleitora­do e mesários, entre out­ras.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Anistia seria preocupante e mau exemplo, dizem juristas

Perdão fragilizaria democracia, avalia professor da USP Vitor Abdala — repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …