...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Noticias / Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Repro­dução: © Sam Balye/Unsplash

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo


Publicado em 04/07/2024 — 15:53 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Os can­didatos ao Con­cur­so Nacional Públi­co Unifi­ca­do (CNPU) que dese­jam desi­s­tir poderão solic­i­tar a devolução da taxa de inscrição. O pra­zo esta­b­ele­ci­do pelo Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI) terá iní­cio nes­ta sex­ta-feira (5) e ter­mi­nará no domin­go (7). O pedi­do de reem­bol­so dev­erá ser feito online, dire­ta­mente na platafor­ma do con­cur­so, e can­ce­lará a par­tic­i­pação nas provas em 18 de agos­to.

O anún­cio foi feito pela min­is­tra da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos, Esther Dweck, nes­ta quin­ta-feira (4), em Brasília. A medi­da tem o obje­ti­vo de aten­der os can­didatos que pos­sam ter sido prej­u­di­ca­dos com o adi­a­men­to das provas pre­vis­tas para 5 de maio e foram remar­cadas para 18 de agos­to, dev­i­do à situ­ação de calami­dade públi­ca no Rio Grande do Sul, provo­ca­da pelas chu­vas volu­mosas e enchentes que atin­gi­ram o esta­do.

“A par­tir de aman­hã [sex­ta-feira] até domin­go, o pedi­do de devolução da taxa de can­ce­la­men­to da inscrição estará disponív­el e pode ser feito no próprio sis­tema de inscrição. Qual­quer can­dida­to, em todo o Brasil, que pagou a taxa de inscrição, que não pud­er faz­er a pro­va na data 18 de agos­to, que é a nova data, poderá pedir sua inscrição de vol­ta”, disse a min­is­tra.

As regras do proces­so de solic­i­tação para o reem­bol­so do val­or serão divul­gadas em edição extra do Diário Ofi­cial da União em um novo edi­tal, que será pub­li­ca­do ain­da nes­ta quin­ta-feira, adiantou a min­is­tra do MGI.

O con­cur­so unifi­ca­do tem mais de 2,1 mil­hões de inscritos entre pagantes da taxa e isen­tos. Os can­didatos a car­gos de nív­el médio pagaram R$ 60 e para car­gos de nív­el supe­ri­or, R$ 90.

edi­tal orig­i­nal do Con­cur­so Unifi­ca­do já pre­via o reem­bol­so da taxa de inscrição, porém, ape­nas para situ­ações especí­fi­cas, casos de fal­ta de ener­gia e desas­tres nat­u­rais.

Local de prova

Out­ra mudança anun­ci­a­da pela min­is­tra Esther Dweck é que os can­didatos com residên­cia no Rio Grande do Sul, que fari­am as provas em out­ros esta­dos; ou aque­les can­didatos com residên­cia em out­ros esta­dos que fari­am pro­va no Rio Grande do Sul, poderão solic­i­tar a alter­ação da cidade de real­iza­ção das provas. O moti­vo é que o esta­do ain­da não teve a situ­ação nor­mal­iza­da em diver­sos municí­pios e há prob­le­mas na logís­ti­ca aérea.

O pra­zo para os can­didatos exclu­sivos dess­es dois gru­pos para faz­er o pedi­do é, tam­bém, des­ta sex­ta-feira a domin­go.

“São 3 dias porque são essen­ci­ais para logís­ti­ca, para dis­tribuição das salas e para faz­er­mos as provas em 18 de agos­to”, expli­cou a min­is­tra.

O MGI apurou que 2.100 can­didatos estão nes­sas duas situ­ações.

Novo cronograma

O Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos anun­ciou nes­ta quin­ta-feira um novo crono­gra­ma para o chama­do Enem dos Con­cur­sos, com destaque para as datas de divul­gação final dos resul­ta­dos e de iní­cio da con­vo­cação para posse dos aprova­dos e para ingres­sar nos cur­sos de for­mação, para car­gos especí­fi­cos.

Con­fi­ra as novas datas:

- 5 a 7 de jul­ho – pra­zo para can­didatos de todo o Brasil solic­itarem devolução da taxa de inscrição;

- 5 a 7 de jul­ho – aber­tu­ra de sis­tema para os can­didatos do Rio Grande do Sul que fari­am pro­va em out­ros esta­dos ou can­didatos de out­ros esta­dos que fari­am pro­va no RS solic­itarem alter­ação do polo de provas;

- 7 de agos­to — disponi­bi­liza­ção dos cartões de con­fir­mação de inscrição, com local de pro­va;

- 18 de agos­to – apli­cação das provas em 26 esta­dos mais o Dis­tri­to Fed­er­al;

- 18 de agos­to, após às 20h – divul­gação dos cader­nos de provas em PDFs;

- 20 de agosto​ – divul­gação pre­lim­i­nar dos gabar­i­tos das provas obje­ti­vas;

-  20 e 21 de agos­to – pra­zo para entrar com even­tu­ais recur­sos quan­to às questões for­mu­ladas paras provas e/ou aos gabar­i­tos divul­ga­dos;

- 10 de setem­bro – disponi­bi­liza­ção da imagem do cartão-respos­ta;

- 8 de out­ubro – divul­gação das notas finais das provas obje­ti­vas e da nota pre­lim­i­nar da dis­cur­si­va;

- 21 de novem­bro – divul­gação final dos resul­ta­dos;

- janeiro 2025 – iní­cio da con­vo­cação para posse e cur­sos de for­mação, quan­do o car­go pre­v­er.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Festival Vale do Café leva música e cultura a municípios do Sul do Rio

Repro­dução: © Prefeitu­ra Munic­i­pal de Vassouras/Direitos reser­va­dos Programação com eventos gratuitos vai até o fim …