...
terça-feira ,25 março 2025
Home / Entretenimento / Carnaval de rua de São Paulo tem blocos infantis em todas as regiões

Carnaval de rua de São Paulo tem blocos infantis em todas as regiões

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Os pequenos contam com shows e atividades


Pub­li­ca­do em 19/02/2023 — 08:20 Por Lud­mil­la Souza — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Brin­car o car­naval é mais uma opor­tu­nidade para a cri­ança­da se fan­tasiar e se diver­tir. Em São Paulo, o car­naval de rua tem blo­quin­hos infan­tis em todas as regiões da cidade. A folia começou no pré-car­naval, já ani­mou o sába­do (18) e con­tin­ua até terça-feira (21).

No sába­do (18), o Blo­co das Emílias e Vis­con­des, um dos mais tradi­cionais, tomou as ruas do cen­tro, cel­e­bran­do a lit­er­atu­ra infan­til e as march­in­has car­navalescas. O blo­co surgiu em 2006 em hom­e­nagem aos 70 anos da Bib­liote­ca Mon­teiro Loba­to e ao escritor. Des­de então, a cada ano um per­son­agem do sítio do Pica-Pau Amare­lo é tema do blo­co. O fil­ho do Urubó, o Blo­co Urubóz­in­ho, ani­mou a cri­ança­da no car­naval da Fregue­sia do Ó. Já o Amor­i­bun­da Kids, na Vila Mar­i­ana, apre­sen­tou a folia para os pequenos da região.

Confira a programação para os próximos dias:

Blo­co Sain­ha de Chi­ta

O Sain­ha de Chi­ta é um blo­co que há 10 anos preza pela com­posição autoral e pela plu­ral­i­dade. A con­cen­tração acon­tece na  Praça Dr. Vicente Tra­monte Gar­cia, às 9h do domin­go, dia 19, na Pom­peia e o des­file segue pelas ruas Praça Dr. Vicente Tra­monte Gar­cia; R. Min. Siné­sio Rocha; Pça Rio dos Cam­pos. A expec­ta­ti­va de públi­co é de 1 mil a 2 mil pes­soas.

Blo­quin­ho Gente Miú­da

O Blo­quin­ho Gente Miú­da  foi fun­da­do em 2016 pelo casal de músi­cos Kel e Nenel de Recife , com a chega­da do fil­ho deles. Mis­tu­ra músi­cas infan­tis já con­sagradas com a batu­ca­da do car­naval e tam­bém march­in­has autorais sob o olhar da mater­nidade, sus­tentabil­i­dade, livre brin­car, assun­tos preferi­dos da Kel, que escreveu e musi­cou todas.

A con­cen­tração é às 10h, do domin­go, dia 19, na Aveni­da Prof. Alfon­so Bovero 522, depois sair pelas ruas Apina­jes, Cap­i­tal Fed­er­al, Brux­e­las em Perdizes.

Berço Elétri­co

O Berço Elétri­co é um blo­co de rua sem músi­ca alta, ide­al para ir com bebês. O blo­co se encon­tra na  aveni­da Engen­heiro Luís Gomes Cardim San­gi­rar­di a par­tir das 10h do domin­go, dia 19, no bair­ro Acli­mação.

Veja a pro­gra­mação com­ple­ta dos blo­cos no site

Para que a diver­são seja garan­ti­da, o ide­al é levar as cri­anças com um pul­seira de iden­ti­fi­cação. Para quem não tem, a prefeitu­ra da cap­i­tal infor­mou que vai faz­er a dis­tribuição nos blo­cos.

Bloquinhos no pós carnaval

E a folia con­tin­ua para a cri­ança­da. No pós car­naval tem o blo­co Cha­ranguin­ha do França, que surgiu do blo­co Cha­ranga do França, ide­al­iza­do pelos orga­ni­zadores do Cha­ranga para as cri­anças cur­tirem o car­naval des­de cedo. Cha­ranguin­ha do França se con­cen­tra no sába­do, dia 25 na rua Major Sertório, 573 e des­fi­la pelas ruas Cesário Mota Junior; Gen­er­al Jardim e Dr. Vila Nova.

O Blo­quin­ho Infan­til Frald­in­ha Mol­ha­da toca no Tat­u­apé e é volta­do às cri­anças e famílias que querem con­tin­uar a folia no pós car­naval. Está pre­vis­to para des­fi­lar na Vila Regente Fei­jó, dia 26, com con­cen­tração às 9h e dis­per­são às 15h. O tra­je­to será: Rua José Oscar de Abreu Sam­paio, 310, 312 e 315.

Pro­gra­mação do SESC

O Serviço Social do Comér­cio (Sesc) tem uma pro­gra­mação espe­cial de car­naval para as cri­anças nas unidades da cap­i­tal, litoral e inte­ri­or de São Paulo. A pro­gra­mação com­ple­ta de car­naval nas unidades do SESC pode ser vista no site.

Há even­tos para todos os gos­tos: bail­in­ho, show e ofic­i­nas de per­cussãofig­uri­nos e adereços e até de con­strução de instru­men­tos musi­cais com mate­ri­ais reci­cláveis. Entre os destaques da pro­gra­mação, estão:

No Sesc Vila Mar­i­ana, a atração é o Car­naval Cor­po Brin­cante, que desta­ca os fes­te­jos pop­u­lares brasileiros e o cor­po brin­cante, em sua inven­tivi­dade e con­tem­po­ranei­dade, com ofic­i­nas, vivên­cias e shows que cel­e­bram o coco, cav­a­lo mar­in­ho, cabo­clin­ho, mara­catu, entre out­ras expressões cul­tur­ais. Acon­tece no sába­do e segun­da, às 11h.

Na unidade do Sesc na Aveni­da Paulista, tem o even­to Car­navalizar – Baile, Blo­cos e Brin­cadeiras, com a Cia Nave­ga Jan­ga­da de Teatro. Será um Bail­in­ho de Car­naval com dire­ito a jogos musi­cais, ciran­das, adereços de car­naval e des­file de fan­tasias cria­ti­vas. O even­to acon­tece nos dias 20 e 21 de fevereiro das 17h às 18h. (Aveni­da Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo).

No Sesc San­to Amaro tem o Car­naval com Ban­da Per­for­máti­ca, que res­ga­ta, em seu repertório, a tradição das fan­far­ras brasileiras, com apre­sen­tações em movi­men­to com esti­lo mod­er­no e ino­vador. O sex­te­to apre­sen­ta repertório rico em rit­mos brasileiros, músi­cas infan­tis e suces­sos da atu­al­i­dade com arran­jos cria­tivos e inusi­ta­dos. A atração será nos dias dias 18,19 e 20, às 14h. dor Bueno, 505, San­to Amaro).

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

Núcleo 1 é formado pelo ex-presidente e mais sete aliados André Richter – Repórter da …