...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Entretenimento / Carnaval do Ceará mantém tradição do maracatu

Carnaval do Ceará mantém tradição do maracatu

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Homenageado do ano é o Rei de Paus, fundado em 1954


Pub­li­ca­do em 11/02/2024 — 11:53 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

banner carnaval 2024

 

Emb­o­ra não ten­ha a mes­ma fama da Bahia e de Per­nam­bu­co, o car­naval do Ceará vem crescen­do a cada ano, desta­can­do sobre­tu­do os tradi­cionais mara­ca­tus. Man­i­fes­tações do fol­clore brasileiro, ess­es fes­te­jos envolvem dança e músi­ca em For­t­aleza e em out­ras regiões do esta­do, segui­dos dos afoxés (blo­cos tam­bém chama­dos de can­domblé de rua).

Um dos gru­pos mais anti­gos de mara­catu, o Mara­catu Rei de Paus, fun­da­do em 1954, local­iza­do na cap­i­tal, é o hom­e­nagea­do do car­naval deste ano no esta­do.

Na últi­ma déca­da, gan­haram força os blo­cos de rua. Em entre­vista à Agên­cia Brasil, a secretária de Esta­do de Cul­tura (Secult/CE), Luisa Cela, afir­mou que “o mara­catu tem uma tradição maior”. Para ela, a força cul­tur­al desse rit­mo musi­cal, dança e rit­u­al de sin­cretismo reli­gioso e a relação com a cul­tura do esta­do fazem do mara­catu uma das mais tradi­cionais agremi­ações do esta­do.

Em todo o Ceará, estão em ativi­dade cer­ca de 60 gru­pos de mara­ca­tus, sendo que uma parte con­sid­eráv­el se encon­tra na cap­i­tal.

A secretária descreve que, a cada ano, o fluxo de tur­is­tas tem aumen­ta­do, asso­ci­a­do tam­bém à qual­i­dade, à força dos inves­ti­men­tos e das pro­gra­mações de car­naval, tan­to em For­t­aleza, como nas cidades litorâneas.

Mela-mela

Out­ras fes­tas que ain­da são real­izadas, prin­ci­pal­mente em cidades do inte­ri­or do esta­do, são as tradi­cionais mela mela, nas quais os foliões sujam uns aos out­ros com ami­do de mil­ho e espuma, enquan­to dançam ao rit­mo de axé, for­ró, sam­ba e swingueira. Para isso, são usa­dos sprays de espuma, goma, ovo, mel e out­ros pro­du­tos, visan­do “melar” os demais brin­cantes.

Luisa afir­mou que essa tradição era mais forte antiga­mente, mas as fes­tas per­sis­tem ain­da em algu­mas cidades do inte­ri­or. “Você tem Camocim, Beberibe. O mela mela nada mais é do que uma brin­cadeira de goma. As pes­soas estão na praça e fazem ali um fes­te­jo com a goma, com con­fete e, obvi­a­mente, ficam todas meladas. Por isso esse nome”.

Ela garan­tiu que não só as cri­anças se divertem, “mas adul­tos e todo mun­do que está no meio da brin­cadeira se divertem tam­bém. Ain­da hoje acon­tece”.

Polos

No Ciclo Car­navale­sco 2024, estão sendo apoia­dos pelo gov­er­no do Ceará mais de 76 pro­je­tos em todo o esta­do, preparan­do os gru­pos que fazem car­naval nas cidades. Luisa Cela infor­mou que a sec­re­taria tem uma rede de 27 equipa­men­tos, que pro­movem pro­gra­mações car­navalescas, antes e durante o car­naval ofi­cial.

“Um exem­p­lo é o Baile à Fan­ta­sia do Zé, que é uma pro­gra­mação tradi­cional do The­atro José de Alen­car. E temos relação com os municí­pios (do inte­ri­or) que cada vez mais têm for­t­ale­ci­do essa tradição do car­naval de rua.”

Há cidades que mostram mui­ta força no car­naval, como Ara­cati, que neste ano recebe Ivete San­ga­lo; Sobral, com Daniela Mer­cury. A região do Cariri apre­sen­ta tam­bém uma pro­gra­mação inten­sa, “sem esque­cer o litoral, muito famoso”.

Segun­do a secretária, a expec­ta­ti­va é que o esta­do este­ja bem movi­men­ta­do durante o car­naval, tan­to com as ações que o gov­er­no real­iza, como tam­bém pelas prefeituras, que se pre­ocu­pam em enrique­cer, a cada ano, a pro­gra­mação para atrair muitos tur­is­tas do próprio Ceará e de out­ros esta­dos brasileiros.

Em For­t­aleza, são oito polos car­navale­scos por onde pas­sarão blo­cos, ban­das e artis­tas dos mais diver­sos gêneros durante os fes­te­jos de Momo. São eles: Pas­seio Públi­co, com pro­gra­mação infan­til; Ater­rin­ho da Pra­ia de Irace­ma; Domin­gos Olimpio; Mer­ca­do dos Pin­hões; Largo da Mocin­ha, Ben­fi­ca; Mer­ca­do da Aerolân­dia; e Par­que Rachel de Queiroz.

“Ess­es polos recebem pro­gra­mações já no pré car­naval e tam­bém terão pro­gra­mações no car­naval, ao lon­go do dia, com pre­sença mais dos blo­cos de rua.”

Os shows maiores serão real­iza­dos à noite, no Ater­ro da Pra­ia de Irace­ma, incluin­do nomes como Dio­go Nogueira, Maria Rita. Esse espaço maior com­por­ta mais de 20 mil pes­soas.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Público destaca caráter plural do desfile de 7 de Setembro em Brasília

Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil Apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi um dos destaques Publicado …