...
domingo ,16 março 2025
Home / Noticias / Carnaval fora de época no Rio também tem blocos na rua

Carnaval fora de época no Rio também tem blocos na rua

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Na Cinelândia, centenas de foliões aproveitaram a festa


Pub­li­ca­do em 23/04/2022 — 14:23 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Com o des­file das esco­las de sam­ba no Sam­bó­dro­mo, neste feri­adão de Tirantes e São Jorge, criou-se um cli­ma de car­naval fora de época na cidade do Rio de Janeiro. A própria prefeitu­ra pas­sou a con­sid­er­ar o feri­adão como car­naval, já que, as fes­tivi­dades orig­i­nais, que seri­am real­izadas entre a últi­ma sem­ana de fevereiro e primeira de março, tiver­am que ser can­ce­ladas dev­i­do à covid-19.

Os des­files de blo­cos de rua não foram autor­iza­dos pelas autori­dades munic­i­pais, mas o prefeito Eduar­do Paes afir­mou que não os reprim­iria.

“Não vou sair cor­ren­do atrás de folião. O que a gente pede é a com­preen­são das pes­soas. Só fal­ta­va ago­ra botar Guar­da Munic­i­pal atrás de folião. Isso não vai acon­te­cer. A gente tem per­mi­ti­do que a cidade cele­bre, que seja vivi­da a vida. A cidade está cheia, as ruas estão cheias, bares e restau­rantes lota­dos. A cidade está aber­ta, está cel­e­bran­do. Não vou ficar atrás de folião nem por um decre­to”, afir­mou Paes no últi­mo dia 16.

Bloco de carnaval desfila pela Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro
Repro­dução: Blo­co de car­naval des­fi­la pela Cinelân­dia, no cen­tro do Rio de Janeiro — Tomaz Silva/Agência Brasil
Os blo­cos têm aproveita­do essa brecha deix­a­da pela prefeitu­ra para sair às ruas neste feri­adão. Na tarde de hoje (23), por exem­p­lo, um blo­co reuniu cen­te­nas de foliões na Cinelân­dia, no cen­tro da cidade.

Pedro Hen­rique Gar­cia, de 22 anos, era um dess­es foliões. Segun­do ele, des­de o iní­cio do feri­adão, já foi há vários blo­cos. “Sen­tia mui­ta fal­ta dis­so. É uma coisa que vem des­de cri­ança comi­go. Infe­liz­mente não teve a preparação que a gente esper­a­va. Não tem ban­heiro e as pes­soas estão ten­do que usar a rua”, disse.

Julia Souza, de 26 anos, aproveitou o sába­do para ir à Cinelân­dia com as ami­gas. Segun­do elas, era o primeiro blo­co que elas cur­tiam neste feri­adão. “A gente ouviu falar que os blo­cos seri­am bons, só não viemos antes por uma ami­ga min­ha esta­va tra­bal­han­do. Aproveita­mos hoje, que é sába­do, para vir ao blo­co”.

No momen­to em que a Agên­cia Brasil esteve no blo­co, havia ape­nas uma viatu­ra da Polí­cia Mil­i­tar e um furgão da Guar­da Munic­i­pal, que deixou o local antes da reportagem.

Bloco de carnaval desfila pela Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro
Repro­dução: Blo­co de car­naval des­fi­la pela Cinelân­dia, no cen­tro do Rio de Janeiro — Tomaz Silva/Agência Brasil

Em seu per­fil no Twit­ter, na últi­ma terça-feira (19), Paes afir­mou que não autor­i­zou os blo­cos porque não teve tem­po de preparar a estru­tu­ra necessária para os blo­cos. “A orga­ni­za­ção do car­naval de rua – ini­ci­a­da em meu 1º gov­er­no – exige meses de preparação, algo difí­cil na impre­vis­i­bil­i­dade dos tem­pos pandêmi­cos”, escreveu.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Desfile de escolas de samba reafirma tradição popular no RS

Agremiações se recuperam após enchentes devastadoras de 2024 Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …