...
segunda-feira ,16 junho 2025
Home / Entretenimento / Carnaval segue no fim de semana em SP com blocos e desfile das campeãs

Carnaval segue no fim de semana em SP com blocos e desfile das campeãs

Repro­dução: © Edson Lopes Jr / Prefeitu­ra de São Paulo

Domingo pós-carnaval tem Daniela Mercury na maior pipoca do planeta


Pub­li­ca­do em 25/02/2023 — 09:00 Por Lud­mil­la Souza – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

O Car­naval de Rua de São Paulo segue neste final de sem­ana com des­file de blo­cos pelas ruas da cidade. Na pro­gra­mação, 85 blo­cos vão des­fi­lar entre o sába­do (25) e o domin­go (26). A pro­gra­mação com­ple­ta dos blo­cos pode ser aces­sa­da na pági­na da prefeitu­ra.

No sába­do (25), a par­tir das 10h, o Blo­co do Praz­er hom­e­nageia Gal Cos­ta com shows de Pedro Kein­er e Bia Sá. O tra­je­to será na rua Barone­sa de Itu, 436; rua Barão de Tatuí; rua Jaguaribe e rua Mar­tim Fran­cis­co, na Vila Buar­que.

No Ibi­ra­puera tem o Navio Pira­ta, o blo­co de Car­naval da ban­da BaianaSys­tem. O blo­co tam­bém terá shows de Trop­kil­laz, Chico César e DJs André Laudz e Zegon. O tra­je­to será pela Aveni­da Pedro Álvares Cabral, entre o Obelis­co e o Mon­u­men­to às Ban­deiras, com iní­cio às 13h. Out­ro destaque no mes­mo dia é o Blo­co Praieiro com Jam­mil, com con­cen­tração às 11h. O tra­je­to será: R. Hen­rique Schau­mann, 567 a 125, em Pin­heiros.

Domingo

O destaque do domin­go (26), para encer­rar a folia paulis­tana, será a can­to­ra baiana Daniela Mer­cury no blo­co ‘A Pipoca da Rain­ha’, con­sid­er­a­do pelo Gui­ness Book, o livro dos recordes, como a maior pipoca do plan­e­ta. O blo­co vai des­fi­lar na Rua da Con­so­lação (do 2101 ao 585), com iní­cio da con­cen­tração às 14h e dis­per­são às 20h.

Antes, ao meio-dia, tem o Blo­co do Pedro Sam­paio, no Ibi­ra­puera. O tra­je­to será na Aveni­da Pedro Álvares Cabral, tam­bém entre o Obelis­co e o Mon­u­men­to às ban­deiras. DJ de funk, o car­i­o­ca Pedro Sam­paio traz seus hits para estrear em um blo­co paulis­tano. Já o Blo­co Tat­u­apé, o maior da Zona Leste, faz o Car­naval acon­te­cer com a esco­la de sam­ba Acadêmi­cos do Tat­u­apé. A folia será no domin­go, às 14h, na Aveni­da Vereador Abel Fer­reira, 69.

Desfile das campeãs

Além dos blo­cos, neste sába­do (25), a par­tir das 23h, des­fil­am as cin­co esco­las campeãs do car­naval paulis­tano. O even­to tem des­file da Moci­dade Ale­gre, a vence­do­ra deste ano, e tam­bém da Man­cha Verde, Império de Casa Verde, Acadêmi­cos do Tat­u­apé e Dragões da Real.

Além delas, o des­file tem a pre­sença das duas primeiras colo­cadas nos gru­pos de aces­so: a Vai-Vai, campeã do grupo de Aces­so 1, e a Camisa Verde e Bran­co, vice-campeã. Des­fil­am tam­bém a Tor­ci­da Jovem, como campeã do Grupo de Aces­so 2 e a Dom Bosco de Ita­que­ra, vice-campeã.

Desfile da Mancha Verde, Carnaval 2019 São Paulo
Repro­dução: Des­file da Man­cha Verde, Car­naval 2019 São Paulo — Marce­lo Messina/Liga esco­las de Sam­ba SP

Os portões serão aber­tos ao públi­co às 18h. Os ingres­sos do even­to cus­tam a par­tir de R$ 70 e podem ser adquiri­dos pelo site www.clubedoingresso.com/carnavalsp ou nas bil­hete­rias do Car­i­o­ca Club e do sam­bó­dro­mo.

Ordem do desfile:

19h30 – Dom Bosco de Ita­que­ra (vice-campeã do Grupo de Aces­so 2)

Com o enre­do “Sin­fo­nia brasileira, uma aquarela em poe­sia”, a esco­la fez o sam­bó­dro­mo embar­car em um tren­z­in­ho caipi­ra de uma das maiores refer­ên­cias da cena cul­tur­al brasileira, o com­pos­i­tor Heitor Vil­la-Lobos.

 

20h15 – Tor­ci­da Jovem (campeã do Grupo de Aces­so 2)

Com o enre­do “Tor­ci­da Jovem está pre­sente e can­ta nas águas de Mãe Ieman­já”, a primeira colo­ca­da para o Grupo de Aces­so 1 falou sobre o poder do orixá “Afrodite brasileira”, a Ieman­já.

 

21h – Camisa Verde e Bran­co (vice-campeã do Grupo de Aces­so 1)

O enre­do “Invisíveis” falou sobre os heróis, relem­bran­do aque­les que lutam por dire­itos e rep­re­sen­ta­tivi­dade.

 

21h50 – Vai Vai (campeã do Grupo de Aces­so 1)

A Vai-Vai mostrou o enre­do “Eu Tam­bém Sou Imor­tal”, que fala da bus­ca pela imor­tal­i­dade nas ciên­cias, na religião, nos mis­térios da vida e da morte.

 

22h40 – Dragões da Real (5ª colo­ca­da do Grupo Espe­cial)

A esco­la des­filou ao som de “Paraí­so Paraibano — João Pes­soa à por­ta do sol das Améri­c­as”, retratan­do as fes­tas e a cul­tura da cidade onde o sol nasce primeiro no Brasil.

 

23h40 – Acadêmi­cos do Tat­u­apé (4ª colo­ca­da do Grupo Espe­cial)

Sam­ba “Tat­u­apé can­ta Paraty” ressaltou o mar da cidade e tam­bém mostrou cul­tura, gas­trono­mia e as belezas nat­u­rais da cidade flu­mi­nense.

 

00h40 – Império de Casa Verde (3ª colo­ca­da do Grupo Espe­cial)

Com o enre­do “Império dos Tam­bores – Um Brasil Afro­mu­si­cal”, a esco­la con­quis­tou a ter­ceira colo­cação trazen­do a importân­cia dos tam­bores e do batuque na história da músi­ca brasileira, des­de a músi­ca e as danças na África até suas mar­cas nas per­ife­rias nacionais que per­manecem na atu­al­i­dade.

 

1h40 – Man­cha Verde (vice-campeã do Grupo Espe­cial)

O enre­do “Oxente! Sou xax­a­do, sou nordeste, sou Brasil” rep­re­sen­tou a caatin­ga de ser­ra tal­ha­da, o can­gaço e a cul­tura nordes­ti­na que impactaram o povo do sertão, bem como as fes­tas jun­i­nas embal­adas pelo for­ró e pelo xax­a­do.

 

2h40 – Moci­dade Ale­gre (campeã do Grupo Espe­cial)

A campeã de 2023 con­tou a história de “Yasuke”, o primeiro samu­rai africano do Japão. Nasci­do em Moçam­bique, chegou no país asiáti­co em 1579 a serviço de um mis­sionário. Com pas­sa­do de escravidão, Yasuke se tornou um dos mais respeita­dos guer­reiros de um país asiáti­co no sécu­lo XVI.

 

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Prédios com vidraças nas cidades ameaçam aves, aponta pesquisa

No Brasil, foram analisadas 1.452 colisões de aves nas estruturas Vitor Abdala — Repórter da …