...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Carol Santiago é ouro nos 100m costas e faz história para o Brasil

Carol Santiago é ouro nos 100m costas e faz história para o Brasil

Repro­dução: © Foto Sil­vio Avila/CPB

É a primeira medalha da nadadora em Paris


Publicado em 31/08/2024 — 13:27 Por Igor Santos — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

A primeira medal­ha de Car­ol San­ti­a­go em Paris foi cheia de história. Neste sába­do (31), a nadado­ra per­nam­bu­cana con­quis­tou o ouro na pro­va dos 100 met­ros costas classe S12, para atle­tas com baixa visão e chegou a qua­tro ouros em Jogos Par­alímpi­cos na car­reira.

O resul­ta­do a colo­ca ao lado de Ádria San­tos, velocista que mar­cou época pelo Brasil e, até então, esta­va iso­la­da como a mul­her brasileira com mais primeiros lugares em Par­alimpíadas. Ádria — que segue como a atle­ta fem­i­ni­na com mais medal­has do país — somou 13 pódios pelo Brasil e Car­ol ago­ra tem seis.

“Estou muito feliz, a pro­va foi incrív­el, a gente testou algu­mas coisas de man­hã (na elim­i­natória) e tudo o que o meu téc­ni­co pediu para eu faz­er eu vim aqui e fiz. E deu cer­to. Foi a mel­hor natação da min­ha vida. Estou muito sat­is­fei­ta”, disse a atle­ta, em êxtase, em entre­vista ao CPB (Comitê Par­alímpi­co Brasileiro) na saí­da da pisci­na.

Na final dos 100 costas, pro­va da qual é atu­al campeã mundi­al, Car­ol largou na frente e não foi inco­moda­da em nen­hum momen­to do per­cur­so. Ela fechou com 1min08s23, mel­hor mar­ca pes­soal e recorde das Améri­c­as. Em segun­do lugar, ficou a ucra­ni­ana Anna Stet­senko (1min09s43), enquan­to a espan­ho­la Maria Del­ga­do Nadal con­quis­tou o bronze (1min11s33).

Com o resul­ta­do, a per­nam­bu­cana de 39 anos, que tar­dou em entrar para o movi­men­to par­alímpi­co e estre­ou em Jogos Par­alímpi­cos ape­nas em Tóquio, tem seis pódios em oito provas dis­putadas na história dos Jogos. São qua­tro ouros, uma pra­ta e um bronze, con­quis­ta­do jus­ta­mente nos 100 met­ros costas, há três anos.

Em Paris, Car­ol San­ti­a­go ain­da corre atrás de mais qua­tro medal­has. O próx­i­mo com­pro­mis­so é na segun­da-feira (2), nos 50 met­ros livre classe S13, jun­to com atle­tas com defi­ciên­cia visu­al menos sev­era. Depois, ela ain­da nada os 200 met­ros med­ley, tam­bém na S13, além 100 livre e dos 100 peito, ambos na S12.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo e Corinthians chegam à final do Brasileiro Feminino

Repro­dução: © Staff Images/CBF/Direitos Reser­va­dos Decisão começa a ser disputada no próximo domingo (15) Publicado …