...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Direitos Humanos / Carta de 50 mil crianças e adolescentes será entregue a líderes do G20

Carta de 50 mil crianças e adolescentes será entregue a líderes do G20

Representantes dos grupos de países irão se reunir a partir do dia 14

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/11/2024 — 17:22
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 20/08/2024 - Crianças do Colégio Pedro II participam de eleições para representante de turma, no Colégio Pedro II, em São Cristóvão, zona norte da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma car­ta escri­ta por mais de 50 mil cri­anças e ado­les­centes de cer­ca de 60 país­es será entregue para os líderes do G20, grupo que reúne as 20 prin­ci­pais econo­mias do mun­do. O doc­u­men­to traz pre­ocu­pações e pri­or­i­dades sobre temas como mudanças climáti­cas, econo­mia jus­ta, com­bate à pobreza, refor­ma da gov­er­nança glob­al e igual­dade de gênero e racial.

A car­ta foi pro­duzi­da a par­tir de uma con­sul­ta glob­al con­duzi­da pelas orga­ni­za­ções Save the Chil­dren e Plan Inter­na­tion­al, em parce­ria com Join­ing Forces, MMI-LAC e Cri­anças no G20. Ado­les­centes brasileiras foram escol­hi­das para rep­re­sen­tar os mais de 50 mil sig­natários da car­ta durante a Cúpu­la Social do G20, entre 14 e 16 de novem­bro no Rio de Janeiro.

“Pre­cisamos ser ouvi­das. Quer­e­mos que as recomen­dações que fize­mos com mil­hares de cri­anças de todo mun­do sejam colo­cadas em práti­ca pelos líderes do G20”, diz Ynara, de 17 anos, do Cen­tro de Defe­sa dos Dire­itos da Cri­ança e do Ado­les­cente do Rio de Janeiro (CEDECA-RJ), orga­ni­za­ção par­ceira da Save the Chil­dren.

“Como cri­anças e ado­les­centes, podemos agre­gar muito, trazen­do nos­sa ener­gia e visão úni­ca para as dis­cussões. Estou ansiosa para sair do G20 com um ren­o­va­do sen­so de propósi­to e moti­vação para agir”, diz Maria Eduar­da, de 16 anos, par­tic­i­pante de pro­je­tos da Plan Inter­na­tion­al Brasil.

Na Cúpu­la Social, as ado­les­centes Ynara e Maria Eduar­da irão mod­er­ar o “Even­to de Alto Nív­el: G20 e os Dire­itos de Cri­anças e Ado­les­centes”, no dia 14 de novem­bro, das 14h às 16h, no Espaço Kobra. O painel terá cri­anças, min­istros, Sher­pas do G20 e rep­re­sen­tantes da sociedade civ­il.

Em debate, as recomen­dações das cri­anças sobre as pri­or­i­dades do G20, baseadas na con­sul­ta glob­al e no Pol­i­cy Pack Cri­anças no G20, cri­a­do pela ini­cia­ti­va Cri­anças no G20 e orga­ni­za­do pelo Insti­tu­to Alana.

O movi­men­to defende há décadas a aber­tu­ra de um espaço for­mal para as cri­anças no G20, como um grupo de tra­bal­ho no Grupo de Enga­ja­men­to da Sociedade Civ­il (C20).

“Esta­mos crian­do opor­tu­nidades para que as cri­anças influ­en­ciem dire­ta­mente as políti­cas que impactam suas vidas, asse­gu­ran­do que suas per­spec­ti­vas sejam con­sid­er­adas nos níveis mais altos da gov­er­nança glob­al”, diz Kari­na Gomes, dire­to­ra de Advo­ca­cy, Parce­rias e Comu­ni­cação da Save the Chil­dren no Brasil.

“Pela primeira vez no G20, abri­mos espaço para cri­anças e ado­les­centes par­tic­i­parem ati­va­mente. A car­ta é o resul­ta­do de uma con­sul­ta que traz as vozes delas para esse fórum tão impor­tante de artic­u­lação políti­ca e reafir­ma a neces­si­dade de inte­grá-las nas decisões que afe­tam dire­ta­mente o seu pre­sente e o seu futuro”, diz Flávio Debique, dire­tor de Pro­gra­mas e Advo­ca­cy da Plan Inter­na­tion­al Brasil.

O grupo “Cri­anças no G20” é com­pos­to por Save the Chil­dren, Plan Inter­na­tion­al, Insti­tu­to Alana, ANDI — Comu­ni­cação e Dire­itos, Child­hood, Fam­i­lyTalks, Fun­dação José Luiz Egy­dio Setúbal, Insti­tu­to Pro­mun­do, Fun­dação Maria Cecil­ia Souto Vidi­gal, Cen­tro Inter­na­cional de Estu­dos e Pesquisas sobre a Infân­cia (CIESPI/PUC-Rio), Coal­izão Brasileira pelo Fim da Vio­lên­cia con­tra Cri­anças e Ado­les­centes, Asso­ci­ação pela Saúde Emo­cional de Cri­anças (ASEc+), Soul­bee­good, Ver­tentes — Ecos­sis­tema de Saúde Men­tal, Glob­al Men­tal Health Action Net­work, Insti­tu­to Árvores Vivas para Con­ser­vação e Cul­tura Ambi­en­tal, Insti­tu­to Jô Clemente e Rede Nacional Primeira Infân­cia (RNPI), Ory­gen, ItotheN e Cat­a­lyst 2030.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …