...
terça-feira ,25 junho 2024
Home / Educação / Cartão de confirmação do Enem será disponibilizado terça-feira

Cartão de confirmação do Enem será disponibilizado terça-feira

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Provas ocorrerão nos domingos 5 e 12 de novembro


Pub­li­ca­do em 21/10/2023 — 18:30 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil* — Brasília

ouvir:

O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), vin­cu­la­do ao Min­istério da Edu­cação, disponi­bi­lizará, na terça-feira (24), o Cartão de Con­fir­mação de Inscrição do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2023, na Pági­na do Par­tic­i­pante.

O doc­u­men­to traz as infor­mações do número de inscrição, data, hora e local de pro­va, além de reg­is­trar se a pes­soa dev­erá con­tar com atendi­men­to espe­cial­iza­do ou trata­men­to por nome social.  Ape­sar de não ser obri­gatório, o Inep recomen­da levar o cartão nos dias do exame, que será real­iza­do em 5 e 12 de novem­bro.

Para acessá-lo é pre­ciso uti­lizar o login úni­co da platafor­ma Gov.br, dig­i­tar o número do Cadas­tro de Pes­soa Físi­ca (CPF) e a sen­ha cadastra­da.

Enem

Há mais de duas décadas, o Enem avalia o desem­pen­ho esco­lar dos estu­dantes ao tér­mi­no da edu­cação bási­ca, no fim do 3º ano do ensi­no médio. O exame é a prin­ci­pal por­ta de entra­da para a edu­cação supe­ri­or no Brasil, por meio do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu) e de ini­cia­ti­vas como o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni).

Insti­tu­ições de ensi­no públi­cas e pri­vadas con­sid­er­am os resul­ta­dos obje­tivos obti­dos pelos inscritos no Enem nos proces­sos sele­tivos para dar aces­so ao ensi­no supe­ri­or no Brasil.

As notas do Enem tam­bém servem de parâmetro para aces­so a auxílios gov­er­na­men­tais, como o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies), que finan­cia a grad­u­ação de estu­dantes matric­u­la­dos em cur­sos pres­en­ci­ais não gra­tu­itos.

Em Por­tu­gal tam­bém, algu­mas insti­tu­ições que têm con­vênio com o Inep aceitam as notas do exame para o ingres­so de estu­dantes brasileiros inter­es­sa­dos em cur­sar a edu­cação supe­ri­or no país.

Para mais infor­mações, acesse o edi­tal do Enem 2023.

*Com infor­mações do Inep.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Golpistas usam página falsa do Enem para roubar dinheiro da inscrição

Repro­dução: Gov­er­no Fed­er­al Polícia Federal investiga o caso Publicado em 02/06/2024 — 09:12 Por Bruno …