...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Sem categoria / Cartórios lançam autorização eletrônica para doação de órgãos

Cartórios lançam autorização eletrônica para doação de órgãos

Repro­du­ção: © Divulgação/Ministério da Saú­de

Autorização ficará disponível em sistema eletrônico


Publicado em 02/04/2024 — 18:52 Por André Richter — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Os car­tó­ri­os de todo o país lan­ça­ram nes­ta ter­ça-fei­ra (2) um docu­men­to ele­trô­ni­co que vai per­mi­tir a ofi­ci­a­li­za­ção da von­ta­de dos cida­dãos que que­rem ser doa­do­res de órgãos. A ini­ci­a­ti­va foi anun­ci­a­da pelo Con­se­lho Naci­o­nal de Jus­ti­ça (CNJ) e o Colé­gio Nota­ri­al do Bra­sil, por meio da cam­pa­nha Um Só Cora­ção: Seja Vida na Vida de Alguém. 

A par­tir de ago­ra, quem dese­jar se tor­nar doa­dor de órgãos pode­rá pre­en­cher a Auto­ri­za­ção Ele­trô­ni­ca de Doa­ção de Órgãos (AEDO) em qual­quer um dos 8,3 mil car­tó­ri­os de notas do país. A emis­são é gra­tui­ta.

As auto­ri­za­ções fica­rão dis­po­ní­veis em um sis­te­ma ele­trô­ni­co e pode­rão ser aces­sa­das pelos pro­fis­si­o­nais de saú­de para com­pro­var o dese­jo de quem fale­ceu.

O cida­dão pode­rá auto­ri­zar a doa­ção dos seguin­tes órgãos: cora­ção, pul­mão, rins, intes­ti­no, fíga­do, pân­cre­as, medu­la, pele e mús­cu­lo esque­lé­ti­co.

Quem se inte­res­sar pela auto­ri­za­ção ele­trô­ni­ca pode aces­sar o site da AEDO  e pre­en­cher um for­mu­lá­rio ele­trô­ni­co, que será envi­a­do ao car­tó­rio sele­ci­o­na­do no momen­to do aces­so. A seguir, uma data será agen­da­da pelo car­tó­rio para a rea­li­za­ção de uma vide­o­con­fe­rên­cia, na qual o cida­dão será iden­ti­fi­ca­do e deve­rá assi­nar o docu­men­to ele­tro­ni­ca­men­te.

Após a tra­mi­ta­ção do pedi­do, o docu­men­to fica­rá arma­ze­na­do no Sis­te­ma Naci­o­nal de Trans­plan­tes e pode­rá ser aces­sa­do no momen­to do óbi­to do doa­dor.

A minis­tra da Saú­de, Nísia Trin­da­de, par­ti­ci­pou do even­to de lan­ça­men­to da cam­pa­nha. Para a minis­tra, a ini­ci­a­ti­va vai favo­re­cer a doa­ção de órgãos no Bra­sil. Segun­do Nísia, as doa­ções de órgãos pos­si­bi­li­ta­ram 9.2 mil trans­plan­tes no país, em 2023. O núme­ro repre­sen­ta aumen­to de 13% em rela­ção ao ano de 2022.

“Tenho cer­te­za de que nós vamos con­tri­buir mui­to para que o núme­ro de doa­do­res aumen­te. Mui­tas vidas são sal­vas com a nos­sa doa­ção indi­vi­du­al. Sou uma entu­si­as­ta da doa­ção de órgãos, da doa­ção de san­gue. O Bra­sil é uma refe­rên­cia nes­se sen­ti­do”, con­cluiu.

Edi­ção: Ali­ne Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Calderano é tricampeão e Bruna Takahashi vice no tênis de mesa do Pan

Repro­du­ção: © Wan­der Roberto/COB/Direitos Reser­va­dos Brasil já soma cinco pódios e pode ainda garantir medalha …