...
quarta-feira ,11 setembro 2024
Home / Justiça / Caso João Pedro: Justiça vai ouvir policiais acusados do assassinato

Caso João Pedro: Justiça vai ouvir policiais acusados do assassinato

Repro­dução: © Foto mídias soci­ais

Adolescente foi morto em 18 de maio de 2020 no Complexo do Salgueiro


Pub­li­ca­do em 26/11/2023 — 10:15 Por Ana Cristi­na Cam­pos — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Justiça deve ouvir pela segun­da vez, na próx­i­ma segun­da-feira (27), os três poli­ci­ais civis da Coor­de­nado­ria de Recur­sos Espe­ci­ais (Core) indi­ci­a­dos pelo assas­si­na­to de João Pedro, então com 14 anos. Ele foi mor­to com um tiro de fuzil, durante oper­ação con­jun­ta das polí­cias Civ­il e Fed­er­al no Com­plexo do Salgueiro, em São Gonça­lo no dia 18 de maio de 2020.

A audiên­cia será no Fórum de Alcân­tara Juíza Patrí­cia, em São Gonça­lo, a par­tir das 14h. Os três poli­ci­ais chegaram a ser ouvi­dos em audiên­cia real­iza­da no dia 13 de setem­bro, que acabou anu­la­da por con­ta de um pedi­do de revisão feito pela defe­sa e acata­do pela juíza, o que descon­sider­ou os depoi­men­tos da sex­ta audiên­cia. Assim, essa será a séti­ma audiên­cia judi­cial de instrução proces­su­al do caso.

Andamento

O Min­istério Públi­co do Rio de Janeiro denun­ciou os três poli­ci­ais por homicí­dio e fraude proces­su­al. A primeira audiên­cia ocor­reu em setem­bro de 2022, dois anos após o crime, quan­do sete teste­munhas de acusação foram ouvi­das. Na segun­da audiên­cia, estiver­am pre­sentes mais duas teste­munhas de acusação.

Na ter­ceira, qua­tro poli­ci­ais fed­erais falaram. Na quar­ta e na quin­ta, foi a vez de teste­munhas de defe­sa e acusação serem ouvi­das, incluin­do del­e­ga­dos da Polí­cia Civ­il respon­sáveis pela perí­cia e pela inves­ti­gação do crime. A expec­ta­ti­va, após o fim desse proces­so, é que o Min­istério Públi­co apre­sente os argu­men­tos finais, assim como a defe­sa, caben­do à juíza a decisão dos próx­i­mos pas­sos. A expec­ta­ti­va da família é que até o iní­cio do ano que vem a Justiça levo os três réus a júri pop­u­lar.

Relembre

João Pedro Mat­tos Pin­to, de 14 anos, foi mor­to durante uma oper­ação con­jun­ta das polí­cias Fed­er­al e Civ­il no Com­plexo de fave­las do Salgueiro, em São Gonça­lo. João brin­ca­va em casa com ami­gos quan­do, segun­do famil­iares, poli­ci­ais entraram ati­ran­do. O meni­no foi atingi­do por um dis­paro de fuzil na bar­ri­ga e socor­ri­do de helicóptero, mas não resis­tiu aos fer­i­men­tos.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ministro do STF determina medidas de combate às queimadas

Repro­dução: © Rosinei Coutinho/SCO/STF Bombeiros militares ajudarão a compor o efetivo da Força Nacional Publicado …