...
quarta-feira ,26 março 2025
Home / Justiça / Caso Marielle: Ministério Público pedirá 84 anos de prisão para réus

Caso Marielle: Ministério Público pedirá 84 anos de prisão para réus

Ex-policiais serão julgados pela morte de vereadora e motorista

Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 29/10/2024 — 19:14
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 25/10/2024 - Montagem de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz durante depoimento no caso do assassinato de Marielle Franco. Foto: MP/Reprodução
© MP/Reprodução

O ex-sar­gen­to da Polí­cia Mil­i­tar Ron­nie Lessa e o ex-poli­cial Élcio Queiroz, que foi expul­so da cor­po­ração, vão a jul­ga­men­to, a par­tir das 9h des­ta quar­ta-feira (30), pela morte da vereado­ra Marielle Fran­co e do motorista Ander­son Gomes, na noite de 14 de março de 2018, na região cen­tral do Rio de Janeiro. Pelos crimes de morte, o Grupo de Atu­ação Espe­cial­iza­da de Com­bate ao Crime Orga­ni­za­do (Gae­co) do Min­istério Públi­co estad­ual, vai atu­ará na acusação, vai pedir ao Con­sel­ho de Sen­tença do IV Tri­bunal do Júri a con­de­nação máx­i­ma, que pode chegar a 84 anos de prisão.

Os dois foram denun­ci­a­dos à Justiça pelos crimes de dup­lo homicí­dio tripla­mente qual­i­fi­ca­do, um homicí­dio ten­ta­do, e recep­tação do car­ro Cobalt usa­do no dia do crime. Ron­nie e Élcio foram pre­sos na Oper­ação Lume, deflagra­da pelo Min­istério Públi­co e pela Polí­cia Civ­il, um ano após o crime, em março de 2019.

Para o Tri­bunal do Júri, foram sele­cionadas 21 pes­soas comuns da sociedade. Deste grupo, sete serão sorteadas na hora para com­por, de fato, o júri pop­u­lar.

Durante os dias de jul­ga­men­to, os jura­dos ficam inco­mu­nicáveis e dormem em dependên­cias restri­tas do Tri­bunal de Justiça do Rio. Para o jul­ga­men­to, o Min­istério Públi­co do Rio de Janeiro pre­tende ouvir sete teste­munhas. A acusação con­tará com depoi­men­to da úni­ca sobre­vivente do aten­ta­do, a jor­nal­ista Fer­nan­da Chaves, que esta­va no car­ro com a vereado­ra e o motorista, além de par­entes das víti­mas e dois poli­ci­ais civis.

O proces­so que lev­ou à prisão de Lessa e Queiroz tem 13.680 fol­has, 68 vol­umes e 58 anex­os. Os denun­ci­a­dos serão ouvi­dos por video­con­fer­ên­cia. Ron­nie está pre­so no Com­plexo Pen­i­ten­ciário de Tremem­bé, em São Paulo, e Élcio, no Com­plexo da Papu­da, presí­dio fed­er­al em Brasília.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

STF encerra primeiro dia do julgamento de Bolsonaro e aliados

Sessão será retomada nesta quarta-feira às 9h30 Andre Richter — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …