...
quarta-feira ,11 setembro 2024
Home / Saúde / Casos de bronquiolite em bebês aumentam no estado do Rio de Janeiro

Casos de bronquiolite em bebês aumentam no estado do Rio de Janeiro

Repro­dução: © Arqui­vo pesoal

Infecção não pode ser confundida com bronquite


Publicado em 27/04/2024 — 09:44 Por Douglas Corrêa — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

Os casos de bron­quio­lite, infla­mação provo­ca­da por vírus que acomete os bebês, tem aumen­ta­do nos hos­pi­tais do esta­do. É o que apon­ta lev­an­ta­men­to da Sec­re­taria de Esta­do de Saúde do Rio (SES-RJ).

O número de casos de Sín­drome Res­pi­ratória Agu­da Grave (SRAG) em cri­anças e ado­les­centes por out­ras causas tam­bém aumen­tou, pas­san­do de 228 para 366 reg­istros nas últi­mas sem­anas.

De acor­do com a sec­re­taria, a bron­quio­lite é uma condição clíni­ca cau­sa­da pela infla­mação dos bron­quío­los, vias aéreas infe­ri­ores de cal­i­bre muito pequeno que lev­am oxigênio aos pul­mões. Tra­ta-se de uma infecção que não pode ser con­fun­di­da com bron­quite (que é a infla­mação das vias aéreas). É mais comum em cri­anças menores, de até os dois anos de vida, e pode se tornar grave em pouco tem­po se não trata­da cor­re­ta­mente. Os sin­tomas mais comuns são: coriza, tosse leve, febre per­sis­tente em mais de três dias, res­pi­ração acel­er­a­da e com difi­cul­dade, além de fadi­ga.

Causa da doença

A virose pode ser cau­sa­da por diver­sos agentes infec­ciosos, como vírus sin­ci­cial res­pi­ratório (VSR), influen­za, parain­fluen­za e ade­n­ovírus. O VSR é o prin­ci­pal agente infec­cioso da bron­quio­lite, mas ain­da não há vaci­na disponív­el para cri­anças. A sec­re­taria recomen­da a imu­niza­ção con­tra a Influen­za, que está disponív­el e impacta pos­i­ti­va­mente na con­tenção dos casos.

Vacina

Cer­ca de 2,5 mil­hões de dos­es da vaci­na con­tra a gripe foram disponi­bi­lizadas aos 92 municí­pios flu­mi­nens­es para apli­cação nas unidades de saúde. A Cam­pan­ha de Vaci­nação con­tra a Gripe começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio, ten­do como meta atin­gir 90% de cober­tu­ra vaci­nal dos gru­pos pri­or­itários, o que cor­re­sponde a 6,7 mil­hões de pes­soas no esta­do do Rio. Até o dia 19 últi­mo, foram reg­istradas 1 mil­hão 141mil apli­cações do imu­nizante, com cober­tu­ra de 16,17% dos gru­pos pri­or­itários. No ano pas­sa­do, o pata­mar ficou em 45%.

Ampliação de leitos

Como medi­da pre­ven­ti­va, a sec­re­taria ampliou a capaci­dade de leitos no Hos­pi­tal Zil­da Arns, em Vol­ta Redon­da, pas­san­do de 20 para 30 leitos de UTI pediátri­ca, poden­do chegar a 40, caso con­tin­uem subindo os casos de bron­quio­lite.

De acor­do com a secretária de Esta­do de Saúde, Clau­dia Mel­lo, “esse mon­i­tora­men­to é uma das medi­das mais efi­cientes, capaz de nos evi­den­ciar pio­ra e mel­ho­ra dos cenários rap­i­da­mente. Des­ta for­ma, ampli­amos ime­di­ata­mente a capaci­dade do Hos­pi­tal Zil­da Arns e, caso seja necessário, vamos abrir leitos em out­ras unidades”, afir­mou.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil tem mais de 30 internações ao dia por tentativa de suicídio

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Dado é da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) …