...
quinta-feira ,22 fevereiro 2024
Home / Saúde / Casos de dengue no estado do Rio aumentam 56% em uma semana

Casos de dengue no estado do Rio aumentam 56% em uma semana

Repro­du­ção: © José Cruz/Agência Bra­sil

Até agora, a doença provocou a morte de pelo menos três pessoas


Publi­ca­do em 12/02/2024 — 19:15 Por Rafa­el Car­do­so — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

O esta­do do Rio de Janei­ro regis­trou 39.311 casos pro­vá­veis de den­gue e três óbi­tos de janei­ro a 12 de feve­rei­ro des­se ano. Os dados são do Pai­nel Moni­to­ra, da Secre­ta­ria de Esta­do de Saú­de. Cha­ma a aten­ção o aumen­to expres­si­vo em ape­nas uma sema­na. No últi­mo balan­ço, em 5 de feve­rei­ro, eram 25.136 casos. Ou seja, hou­ve 14.175 novos regis­tros, cres­ci­men­to de 56%.

Para efei­tos de com­pa­ra­ção, em todo o ano pas­sa­do, o Cen­tro de Inte­li­gên­cia em Saú­de (CIS-RJ), da Secre­ta­ria, con­ta­bi­li­zou 51.479 regis­tros pro­vá­veis da doen­ça, com 32 mor­tes.

Nes­se perío­do de Car­na­val, a Secre­ta­ria de Saú­de dis­se que está ofe­re­cen­do apli­ca­ção de repe­len­tes aos foliões na Ave­ni­da. E que está qua­li­fi­can­do pro­fis­si­o­nais de saú­de de todos os 92 muni­cí­pi­os do esta­do para aten­der a popu­la­ção, além de dis­tri­buir insu­mos e equi­pa­men­tos aos muni­cí­pi­os com mai­or inci­dên­cia de casos.

“O com­ba­te ao mos­qui­to da den­gue é cole­ti­vo e toda soci­e­da­de deve par­ti­ci­par com ações de con­tro­le, prin­ci­pal­men­te nas resi­dên­ci­as, onde estão cer­ca de 80% dos cri­a­dou­ros”, dis­se Clau­dia Mel­lo, secre­tá­ria de Esta­do de Saú­de.

O muni­cí­pio do Rio de Janei­ro está em esta­do de emer­gên­cia e reco­nhe­ce ofi­ci­al­men­te que vive uma epi­de­mia. Já foram con­fir­ma­dos 13.550 casos da doen­ça na capi­tal flu­mi­nen­se em 2024. Isso repre­sen­ta mais da meta­de dos casos de 2023 e qua­se o tri­plo de casos de 2022. As áre­as da cida­de com mai­or inci­dên­cia da doen­ça são os bair­ros de Cam­po Gran­de e Gua­ra­ti­ba, na Zona Oes­te, com 476 casos para cada 100 mil habi­tan­tes.

Edi­ção: Sabri­na Crai­de

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saiba quais remédios são contraindicados em caso de suspeita de dengue

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil Tratamento inclui analgésico, antitérmico e medicamento contra …