...
domingo ,27 abril 2025
Home / Cultura / CCBB do Rio recebe mostra com filmes de cineastas indígenas

CCBB do Rio recebe mostra com filmes de cineastas indígenas

Exibições trarão diversidade de formatos e etnias representadas

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 16/04/2025 — 08:02
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 14/04/2025 - CCBB do Rio recebe mostra com filmes de cineastas indígenas - Filme A Transformação de Canuto. Foto: Menire Djapej/Divulgação
Repro­dução: © Menire Djapej/Divulgação

O Cen­tro Cul­tur­al Ban­co do Brasil, no Rio de Janeiro, apre­sen­ta a par­tir dessa quar­ta-feira (16) uma mostra de filmes pro­duzi­dos por cineas­tas indí­ge­nas. Serão exibidas, até 12 de maio, 33 obras, sendo 12 lon­gas e 21 médias e cur­tas-metra­gens.

Com o nome “Cos­molo­gias da Imagem: cin­e­mas de real­iza­ção indí­ge­na”, o even­to apre­sen­ta filmes pro­duzi­dos entre 2011 e 2024 por difer­entes povos. Ele é orga­ni­za­do pela pro­du­to­ra Filmes de Quin­tal, coor­de­na­do pela antropólo­ga e doc­u­men­tarista Júnia Tor­res, que tam­bém assi­na a curado­ria com a cineas­ta e artista visu­al Olin­da Tupinam­bá. A pro­dução exec­u­ti­va é de Tatiana Mitre, da Amar­il­lo Pro­duções.

Segun­do os orga­ni­zadores, a mostra reflete sobre a iden­ti­dade e a ances­tral­i­dade brasileiras, e procu­ra val­orizar cineas­tas orig­inários de várias regiões e povos.

“Acred­i­to que o cin­e­ma indí­ge­na apre­sen­ta um olhar de des­col­o­niza­ção à imagem dos indí­ge­nas. E, assim como é extrema­mente impor­tante que os povos pos­sam faz­er seus próprios filmes, é impor­tante pen­sar em dis­tribuir essas pro­duções, pois só assim ter­e­mos a pos­si­bil­i­dade de for­t­ale­cer o cin­e­ma nacional feito pelos povos indí­ge­nas”, diz a curado­ra Olin­da Tupinam­bá.

A curado­ria da mostra diz que bus­cou a diver­si­dade de for­mas, pro­postas fílmi­cas e temáti­cas. Há doc­u­men­tários, filmes-rit­u­ais, filmes híbri­dos (que mis­tu­ram doc­u­men­tação e ence­nação da vida cotid­i­ana, da história e da cos­molo­gia), vídeo-per­for­mances e clipes musi­cais.

Entre os povos que con­tribuem para a mostra estão: Maxakali/Tikmũ’ũn (MG), Kuikuro (MT/Xingu) Yanoma­mi (AM e RO), Mbya-Guarani (RS e SP), Guarani Nhan­de­va (MS), Tupinam­bá (SP e BA), Kara­potó (AL), Awa Guajá/Tentehara/Guajajara (MA), Huni Kuin (AC), Xakri­abá (MG), Mebêngôkre-Kayapó (PA), Bani­wa (AM), Krahô (TO), Xavante (MT), Tupi (SP), Fulni‑ô (PE) e Kaiabi (MT).

Para a curado­ra Júnia Tor­res, “o foco da mostra está no poder trans­for­mador do audio­vi­su­al indí­ge­na, capaz de recon­stru­ir nos­sa autoim­agem como uma nação pluriét­ni­ca e de con­stru­ir uma iden­ti­dade con­tem­porânea inclu­si­va, pro­tag­on­i­za­da por novos atores soci­ais e artís­ti­cos através da auto-rep­re­sen­tação”.

Além das exibições, estão pro­gra­madas ativi­dades com­ple­mentares como a mesa-redon­da Retoma­da e trans­for­mação nos cin­e­mas e nas artes indí­ge­nas, com as curado­ras, Júnia Tor­res e Olin­da Tupinam­bá, e o cineas­ta indí­ge­na Guarani Nhan­de­wa Alber­to Alvares.

Rio de Janeiro (RJ), 14/04/2025 - CCBB do Rio recebe mostra com filmes de cineastas indígenas - Filme A Transformação de Canuto. Foto: Leonardo Mecchi/Divulgação
Repro­dução: Filme A Transformação de Canu­to estará em car­taz no CCBB do Rio. Leonar­do Mecchi/Divulgação

Serviço

Cos­molo­gias da Imagem: cin­e­mas de real­iza­ção indí­ge­na

Data: de 16 de abril a 12 de maio;

Local: Cen­tro Cul­tur­al Ban­co do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), Rua Primeiro de Março, 66, Cen­tro – Rio de Janeiro / RJ;

Entra­da fran­ca. Ingres­sos disponi­bi­liza­dos às 9h do dia da sessão, na bil­hete­ria físi­ca ou em bb.com.br/cultura.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Samba na Gamboa homenageia Monarco com especial neste domingo

Filho do portelense, cantor Mauro Diniz está no programa da TV Brasil EBC Pub­li­ca­do em …