...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Entretenimento / CCBB Educativo tem, no Rio, espetáculos gratuitos

CCBB Educativo tem, no Rio, espetáculos gratuitos

Repro­dução: © Léo Braga/Divulgação

Platéia se divertirá com duas histórias sobre folclore


Pub­li­ca­do em 16/12/2023 — 10:33 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Pes­soas de todas as idades poderão se encan­tar neste sába­do (16) e domin­go (17) com o espetácu­lo gra­tu­ito Brin­cantes do Brasil, que inte­gra a pro­gra­mação espe­cial prepara­da pelo Cen­tro Cul­tur­al Ban­co do Brasil Educa­ti­vo (CCBB Educa­ti­vo) para o fim do ano, no Rio de Janeiro, na sala 26, quar­to andar, às 14h.

O espetácu­lo cêni­co Brin­cantes do Brasil (foto) faz parte do pro­je­to CCBB Educa­ti­vo Ter­ritórios e Saberes e envolve con­tos pop­u­lares brasileiros apre­sen­ta­dos de for­ma lúdi­ca com bonecos, atores e canções. São abor­dadas duas histórias do fol­clore, sendo uma da tradição oral de povos indí­ge­nas da Amazô­nia, e out­ra sobre um con­to nordes­ti­no.

O espetácu­lo do mito de origem indí­ge­na fala do surg­i­men­to da noite. No começo dos tem­pos, não havia noite. Era sem­pre dia. Então, uma jovem vai se unir a um guer­reiro e pede para ele uma cober­ta de som­bra para se cobrir, que fos­se maior do que todas as árvores, do taman­ho do céu. Essa som­bra, porém, esta­va no fun­do do rio, guarda­da pela cobra grande que, em algu­mas regiões da Amazô­nia, é vista como o próprio rio.

Curiosidade

O guer­reiro vai até o rio, nego­cia com a cobra grande mas, quan­do vai levan­do a noite para a aldeia, fica curioso e abre a som­bra para ver só um pouquin­ho. Ela então começa a fugir e, jun­to com ela, surgem os seres noturnos, que são os ani­mais. “É boni­to, porque tem atores e bonecos, as músi­cas são muito boni­tas, de auto­ria de Guil­herme Miran­da”, disse à Agên­cia Brasil a escrito­ra infan­til Dani Chindler, coor­de­nado­ra ger­al do pro­je­to.

Acres­cen­tou que “o que é legal do CCBB Educa­ti­vo é que os próprios edu­cadores que fazem atendi­men­to para cri­anças no dia a dia têm out­ros tal­en­tos e desen­volvem tam­bém ativi­dades cêni­cas e de músi­ca. Eles são os atores do Brin­cantes do Brasil. Estão fazen­do esse espetácu­lo ago­ra, can­tam, dançam e tocam”.

A segun­da história fala de uma família que está em casa preparan­do comi­da e, toda vez que um dos mem­bros vai à fonte pegar água, aca­ba enfeitiça­do por um bei­ja-flor que faz todos dançarem. A história foi tira­da do livro do pro­fes­sor e fol­clorista mineiro Basílio de Mag­a­l­hães e adap­ta­da por Dani Chindler e por Mar­cia Valença. A direção do espetácu­lo é de Josué Soares.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu do Ipiranga celebra aniversário de SP com atividades gratuitas

Programação prevê atividades infantis e para adolescentes Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …