...
domingo ,16 fevereiro 2025
Home / Cultura / CCBB Rio encerra dezembro com programação educativa gratuita

CCBB Rio encerra dezembro com programação educativa gratuita

Os quatro períodos do dia, foto cortesia Mucha Museum / Mucha Trust 2017.
Os qua­tro perío­dos do dia, foto corte­sia Mucha Muse­um / Mucha Trust 2017. © Mucha Muse­um (Repro­dução)

Eventos presenciais cumprem protocolos sanitários para evitar covid-19


Publicado em 25/12/2020 — 17:58 Por Alana Gandra — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

Para encer­rar as ativi­dades deste ano, o Cen­tro Cul­tur­al Ban­co do Brasil Rio de Janeiro (CCBB Rio) ofer­ece pro­gra­mação pres­en­cial e remo­ta inteira­mente gra­tui­ta. Nas ativi­dades pres­en­ci­ais, cumprem-se todos os pro­to­co­los san­itários para evi­tar a con­t­a­m­i­nação pela covid-19. O uso de más­cara é obri­gatório, há medição de tem­per­atu­ra, disponi­bi­liza­ção de álcool gel e sinal­izadores no piso para o dis­tan­ci­a­men­to social.

Neste sába­do (26), às 15h, haverá o Lugar de Cri­ação – uma ofic­i­na de artes com ativi­dades gra­tu­itas de exper­i­men­tação de mate­ri­ais, sons e movi­men­tos, em proces­sos artís­ti­cos volta­dos à cri­ação de ima­gens. O obje­ti­vo é pro­mover o con­vívio e o diál­o­go com as artes e temáti­cas atu­ais, em vivên­cias dirigi­das a cri­anças, jovens e adul­tos. A capaci­dade do Lugar de Cri­ação é de 12 pes­soas. O agen­da­men­to deve ser feito pre­vi­a­mente pela inter­net, no endereço www.eventim.com.br. Para essa atração, é emi­ti­do ape­nas um ingres­so por CPF, mas o rep­re­sen­tante pode ter a com­pan­hia de até três pes­soas da família.

A exposição Alphonse Mucha: O Lega­do da Art Nou­veau tem vis­i­tas medi­adas diari­a­mente: na segun­da-feira, às 12h e às 16h; na quar­ta, às 16h; na quin­ta, às 12h; na sex­ta, às12h e às 16h; e no sába­do e no domin­go, às 12h. O CCBB fica fecha­do para vis­i­tação na terça-feira.

Nas vis­i­tas medi­adas em por­tuguês, com tradução em lín­gua brasileira de sinais (Libras), os edu­cadores acol­hem pes­soas com defi­ciên­cia audi­ti­va, nas quin­tas-feiras e sába­dos, às 16h. A mostra Alphonse Mucha: O Lega­do da Art Nou­veau per­mite que o públi­co con­heça um acer­vo com 100 obras do pin­tor checo cedi­das pela Fun­dação Mucha. É a maior coleção do artista reuni­da e apre­sen­ta­da pela primeira vez no Brasil. A exposição fica em car­taz até o dia 28 de fevereiro e tam­bém pode ser vis­i­ta­da por meio de medi­adas vir­tu­ais.

As vis­i­tas à exposição per­ma­nente O Ban­co do Brasil e sua História, na Gale­ria de Val­ores, são feitas às quar­tas-feiras, às 12h, e aos domin­go, às 16h. Nas duas, a lotação é lim­i­ta­da a seis pes­soas.

Remotamente

Com aces­so fran­quea­do a todo o país, o Por­tal Educa­ti­vo apre­sen­ta muitas opções para quem pref­ere se diver­tir em casa, com a família, neste fim de dezem­bro.

Para encer­rar a pro­gra­mação remo­ta do mês, haverá, às 10h de terça-feira (29), o even­to Com A Palavra “Egi­to Anti­go – Do Cotid­i­ano à Eternidade”, no qual a arqueólo­ga e his­to­ri­ado­ra Cin­tia Gama con­duz o públi­co pelas gale­rias, abor­dan­do a mostra a par­tir de out­ros cam­pos de con­hec­i­men­to, múlti­p­los olhares e mod­os de se rela­cionar com a arte. A clas­si­fi­cação indica­ti­va é livre, e o even­to indi­ca­do para maiores de 10 anos de idade. As inscrições podem ser feitas no CCBB Educa­ti­vo.

Janeiro

A pro­gra­mação educa­ti­va e gra­tui­ta do CCBB Rio, tan­to para as ativi­dades pres­en­ci­ais quan­to vir­tu­ais, prossegue em Janeiro, medi­ante agen­da­men­to prévio pelo site ou pelo aplica­ti­vo even­tim.

O destaque nos encon­tros pres­en­ci­ais é para a ativi­dade do Dia dos Fotó­grafos, no dia 9, na sala do educa­ti­vo, às 10h, quan­do será presta­da hom­e­nagem aos profis­sion­ais e amadores da fotografia, uma das maiores invenções da era mod­er­na, con­forme lem­brou o CCBB Rio, por meio de sua asses­so­ria de impren­sa.

Nesse encon­tro, o públi­co mir­im, aci­ma de 5 anos, além de jovens e adul­tos, é con­vi­da­do a par­tic­i­par da ofic­i­na de pro­dução de ima­gens, a par­tir dos detal­h­es do pré­dio do CCBB Rio, em diál­o­go com a arquite­tu­ra, a memória e o patrimônio. Os exer­cí­cios são con­duzi­dos com o uso dos celu­lares dos par­tic­i­pantes, que con­hecerão mais sobre questões téc­ni­cas da fotografia: enquadra­men­to, exposição de luz — aber­tu­ra e veloci­dade.

A clas­si­fi­cação é livre, indi­ca­da para pes­soas aci­ma de 5 anos. A capaci­dade é de até 12 pes­soas, medi­ante agen­da­men­to prévio no even­tim. Para esta ativi­dade é per­mi­ti­do ape­nas um ingres­so por CPF; o rep­re­sen­tante pode ser acom­pan­hado por até três pes­soas de sua família.

Aos sába­dos, às 15h, con­tin­ua o Lugar de Cri­ação. Nos dias 2 e 30 de janeiro, o Lugar de Cri­ação – Ofic­i­na de Artes traz exer­cí­cios de exper­i­men­tação de mate­ri­ais, sons e movi­men­tos em proces­sos artís­ti­cos volta­dos para a cri­ação de ima­gens. Para o dia 9, está pre­vis­to encon­tro de leitu­ra medi­a­da de livros ilustra­dos, segui­do pela cri­ação de nar­ra­ti­vas de invenção com ima­gens e tex­tos reunidos em pub­li­cações arte­sanais.

No dia 16, a Ofic­i­na de Saberes pro­move encon­tro de pro­dução de nar­ra­ti­vas a par­tir dos imag­inários cul­tur­ais dos par­tic­i­pantes, em diál­o­go com a cidade onde vivem, e as exposições em car­taz. No dia 23, a atração são os Jogos de Arte, que explo­ram brin­cadeiras e jogos que envolvem estraté­gias das artes visuais, teatro, músi­ca, práti­cas cor­po­rais e escri­ta. As ofic­i­nas têm duração de uma hora e são indi­cadas para maiores de 3 anos de idade.

Do dia 13 ao dia 19 de abril, o públi­co terá aces­so a vis­i­tas medi­adas à exposição Chi­haru Shio­ta: Lin­has da vida [Life­lines], com 70 obras da artista japone­sa que com­põem a mostra ret­ro­spec­ti­va Lin­has da Vida, abrangen­do des­de o iní­cio de sua pro­dução artís­ti­ca aos dias atu­ais. Chi­haru Shio­ta nasceu em Osa­ka, Japão, ini­ciou a car­reira em 1994 e está rad­i­ca­da há 23 anos em Berlim. As vis­i­tas medi­adas ocor­rem aos domin­gos, segun­das, quar­tas e sex­tas-feiras, às 12h e às 16h.

Digital

As atrações dig­i­tais tam­bém serão vari­adas em janeiro. Para os amantes de cin­e­ma, o Lab­o­ratório de Críti­ca traz o tema “O cin­e­ma fem­i­ni­no e a escri­ta críti­ca de cin­e­ma Mar­i­ana Souza”. O encon­tro será con­duzi­do pela pesquisado­ra Mar­i­ana Souza, no dia 14, às 14h, e terá100 lugares disponíveis. No encon­tro, Mar­i­ana com­par­til­hará o tra­bal­ho das mul­heres negras, indí­ge­nas e LGBTs (Lés­bi­cas, Gays, Bis­sex­u­ais, Trav­es­tis, Tran­sex­u­ais e Trans­gêneros) no cin­e­ma brasileiro con­tem­porâ­neo.

Em hom­e­nagem a uma das expressões cul­tur­ais brasileiras, que é a dança, está pre­vis­to o even­to Múlti­p­lo Ances­tral – “Dançar, Dançar”. No dia 16, às 10h, o músi­co, ator e dire­tor de teatro Fer­nan­do Leme e o video­mak­er, artista visu­al e edi­tor do audio­vi­su­al que será mostra­do, Guil­herme Fogag­no­li, apre­sen­tarão o video­clipe da canção inédi­ta Dançar, Dançar, com letra e músi­ca de Fer­nan­do Leme, pro­duzi­da espe­cial­mente para o CCBB Educa­ti­vo. O encon­tro prom­ete ser ani­ma­do e dançante. A clas­si­fi­cação indica­ti­va é livre, e o even­to está aber­to para pes­soas aci­ma de 3 anos de idade.

No dia 20, às 19h, será min­istra­do o cur­so Trans­ver­sal­i­dades, com os edu­cadores Kau Clarke e Fred Behrends, que falarão sobre edu­cação e natureza. O encon­tro, no site do CCBB Educa­ti­vo e nas redes do CCBB, na platafor­ma Zoom, é volta­do para pro­fes­sores e edu­cadores e acessív­el em Libras. Podem par­tic­i­par até 500 pes­soas. A duração é de duas horas e a indi­cação é para maiores de 16 anos de idade.

Criação

Ain­da na pro­gra­mação remo­ta, está pre­vis­to para o dia 22, às 10h, o Lugar de Cri­ação – A Escala de Cores da Min­ha Casa. O con­vite é para que cri­anças e suas famílias par­ticipem da pro­pos­ta dig­i­tal e des­cubram as cores das casas de alguns artis­tas e de out­ras pes­soas e des­ti­na-se a quem tem mais de 3 anos de idade.

No dia 26, às 10h, haverá o even­to Com a Palavra – Ivan Ser­pa. Nes­ta ativi­dade, o Lab­o­ratório de Ciên­cia da Con­ser­vação da Esco­la de Belas Artes da Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Minas Gerais (UFMG) con­vi­da a pro­fes­so­ra do cur­so de Con­ser­vação — Restau­ração de Bens Cul­tur­ais Móveis e Doutoran­da em Patrimônio Cul­tur­al, Giu­lia Vilela Gio­vani, para abor­dar a pro­dução do art­s­ta de Ivan Ser­pa, a par­tir das obras pre­sentes na exposição Ivan Ser­pa — A Expressão do Con­cre­to, em car­taz no CCBB de Belo Hor­i­zonte. O even­to é indi­ca­do para maiores de 10 anos.

A pro­gra­mação vir­tu­al traz tam­bém Proces­sos Com­par­til­ha­dos – “A pro­dução de trailler no Cin­e­ma”, com Ricar­do Mehedff, dire­tor, mon­ta­dor e pro­du­tor de cin­e­ma e de traillers, no dia 28, às 14 horas. Este encon­tro visa a for­mação de artis­tas, edu­cadores, críti­cos, pro­du­tores, curadores e demais profis­sion­ais do cam­po da arte e da pro­dução cul­tur­al. O even­to abor­da a evolução dos traillers des­de 1930, além das téc­ni­cas usadas para cri­ação e mon­tagem. Disponív­el para 100 par­tic­i­pantes e indi­ca­do para maiores de 16 anos.

Edição: Nádia Fran­co

Você pode Gostar de:

Aquário de São Paulo anuncia nascimento de seu primeiro urso-polar

Nur é o primeiro caso de reprodução de ursos-polares na América Latina Guil­herme Jerony­mo — …