...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Entretenimento / CCBB Rio terá 1ª Mostra de Cinema Haitiano no Brasil

CCBB Rio terá 1ª Mostra de Cinema Haitiano no Brasil

Repro­dução: © CCBB RJ/Divulgação

Evento começa dia 18, é gratuito e vai até o dia 26


Publicado em 14/05/2024 — 07:28 Por Alana Gandra — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

O Cen­tro Cul­tur­al Ban­co do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) e o Cen­tro de Arte e Pesquisa People’s Palace Projects (PPP), sedi­a­do em Lon­dres, real­izam a par­tir do próx­i­mo dia 18 a 1ª Mostra de Cin­e­ma Haitiano no Brasil. O even­to é gra­tu­ito e se esten­derá até o dia 26 deste mês.

O People’s Palace Projects (PPP) é um cen­tro de arte e pesquisa que atua no Brasil com pro­je­tos soci­ais e cul­tur­ais des­de o iní­cio dos anos de 1990. Nos últi­mos 25 anos, a PPP tem usa­do arte e cria­tivi­dade como fer­ra­men­tas de respos­ta às questões de justiça social e climáti­ca, saúde men­tal e dire­itos humanos não só no Reino Unido, mas tam­bém em fave­las, per­ife­rias e ter­ritórios indí­ge­nas do Brasil e pelo mun­do.

O ger­ente de Pro­je­to da PPP no Brasil, Jan Onoszko, infor­mou que serão apre­sen­tadas ao públi­co seis obras cin­e­matográ­fi­cas, sendo três lon­gas-metra­gens dos dire­tores haitianos Gés­si­ca Généus e Richard Séné­cal, dois doc­u­men­tários dos dire­tores brasileiros Gabriel Mar­tins e Clementi­no Junior e um filme de ani­mação da pro­du­to­ra Pos­i­tives­Neg­a­tives. A data de aber­tu­ra foi escol­hi­da porque o dia 18 de maio é o Dia da Ban­deira, impor­tante para o Haiti, porque foi con­struí­da pelo povo, depois da decisão de sua inde­pendên­cia da França, em 1803. A pro­gra­mação pode ser aces­sa­da no site da mostra.

Aproximação

Na avali­ação de Jan Onoszko, é impor­tante aprox­i­mar os povos brasileiro e haitiano, que têm tan­tas histórias e ori­gens comuns. “Nós sabe­mos pela nos­sa pesquisa, fei­ta ao lon­go de qua­tro anos em seis corre­dores de migração no mun­do inteiro, que essas comu­nidades não se mis­tu­ram no Brasil. Os haitianos ficam bas­tante sep­a­ra­dos do resto da pop­u­lação brasileira. Por­tan­to, é impor­tante mostrar quan­to os haitianos sofrem, de cer­ta for­ma, os mes­mos prob­le­mas que os afrode­scen­dentes brasileiros enfrentam em ter­mos de racis­mo, de bar­reiras invisíveis, de aces­so a emprego, saúde e edu­cação e, ao mes­mo tem­po, têm uma cul­tura com­par­til­ha­da muito rica”.

Pen­san­do nas crenças de matriz africana aqui no Brasil, por exem­p­lo, Onoszko afir­mou que são muito pare­ci­das com o Vodu, crença bas­tante comum na África Oci­den­tal e no Haiti e que foi trazi­da para o Brasil pelos escravos. “Emb­o­ra não seja con­sid­er­a­da uma religião para os haitianos, é mais uma tradição, uma práti­ca e tem enti­dades em comum com o Brasil, como Ogum das crenças afro­brasileiras”, desta­cou.

Riqueza de cinema

O ger­ente de Pro­je­to da PPP disse ain­da que o impor­tante da mostra é que ela demon­stra para os brasileiros que o Haiti é muito mais do que um país em crise políti­ca, mas que pro­duz­iu uma riqueza de cin­e­ma para um país pequeno do Caribe, que apre­sen­ta muitas questões semel­hantes às exis­tentes no Brasil. “Para os haitianos, tam­bém é impor­tante mostrar que eles são muito mais do que pes­soas fug­in­do de uma nação onde a crise políti­co-econômi­ca e a cor­rupção debil­i­taram ou difi­cul­taram o futuro para quem mora lá e que aparece muito nos filmes”..

Emb­o­ra a migração não seja o tema prin­ci­pal em todos os filmes da mostra, há per­son­agens que tem famil­iares ou ami­gos que moram fora, per­son­agens que querem sair ou não do país e a questão sobre o futuro do Haiti é muito impor­tante nos seis filmes.

Além da exibição dos filmes e bate-papos, o even­to terá per­for­mances do Grupo Clam­or! com A Bati­da pelos Dire­itos Humanos, que mis­tu­ra dança, can­to, per­cussão e artes circens­es, com cer­ca de 20 migrantes do Haiti, país­es africanos e artis­tas afrode­scen­dentes brasileiros. O repertório con­ta com canções das cul­turas tradi­cionais haitianas e africanas. As apre­sen­tações gra­tu­itas do Grupo Clam­or! serão real­izadas no térreo do CCBB RJ, nos dias 18, 19 e 26 de maio, encer­ran­do o even­to. A clas­si­fi­cação é livre.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil estreia novela portuguesa Sangue Oculto

Atração vai ao ar de segunda a sábado, às 20h Luiz Clau­dio Fer­reira — Repórter …