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Ceará está entre destinos preferidos de kitesurfistas estrangeiros

Repro­dução: © Arte/ABR

Estado investe na divulgação de atrativos para a prática do esporte


Pub­li­ca­do em 27/09/2023 — 09:01 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

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Em 2022, mais de 13% dos tur­is­tas brasileiros e estrangeiros que vis­i­taram o Ceará afir­maram ter via­ja­do ao esta­do para, entre out­ras coisas, praticar uma ativi­dade esporti­va. Dos pouco mais de 3,01 mil­hões de tur­is­tas domés­ti­cos e inter­na­cionais que o esta­do rece­beu ao lon­go do ano, cer­ca de 400 mil se encaix­avam nas cat­e­go­rias tur­is­mo de aven­tu­ra ou esporti­vo.

“Isso faz com que ten­hamos a noção da importân­cia do seg­men­to e que tra­bal­he­mos para que a pro­moção estad­ual do tur­is­mo esporti­vo e de aven­tu­ra seja cada vez mais asserti­va”, afir­ma a secretária estad­ual do Tur­is­mo, Yrwana Albu­querque Guer­ra.

Fre­quente­mente cita­do como exem­p­lo de pro­moção do tur­is­mo de aven­tu­ra, o Ceará soube aproveitar os bons ven­tos que colo­caram o esta­do entre os des­ti­nos preferi­dos de kitesur­fis­tas de difer­entes nacional­i­dades. E pas­sou a inve­stir na divul­gação de seus atra­tivos para a práti­ca de esportes de ação, com ini­cia­ti­vas de mar­ket­ing em impor­tantes even­tos esportivos, como o XP Sertões Kitesurf, cor­ri­da de lon­ga duração que, este ano, reuniu, kitesur­fis­tas da Argenti­na, França, de Por­tu­gal, do Reino Unido, da Repúbli­ca Domini­cana, Suíça e Turquia, além dos brasileiros, para vele­jar por até 460 quilômet­ros ao lon­go da cos­ta cearense.

O inves­ti­men­to ger­ou bons resul­ta­dos, aju­dan­do a dinamizar a econo­mia de várias cidades, incluin­do algu­mas até então igno­radas pelos tur­is­tas em ger­al. “De dez anos para cá, hou­ve uma per­cep­tív­el expan­são imo­bil­iária em algu­mas regiões litorâneas fre­quen­tadas por pes­soas inter­es­sadas em praticar esportes de ação, prin­ci­pal­mente o kitesurf. E, com o maior afluxo de pes­soas, hou­ve tam­bém uma mel­ho­ra na qual­i­dade dos equipa­men­tos e serviços, do recep­ti­vo turís­ti­co”, frisa Yrwana.

26/09/2023, Secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque Guerra Crédito: Secretaria de Turismo do Ceará. Foto: Arquivo pessoal
Repro­dução: A secretária Yrwana Albu­querque Guer­ra defende uma cam­pan­ha nacional para pro­mover o país como des­ti­no para tur­is­mo de aven­tu­ra e esporti­vo — Arqui­vo pes­soal

Segun­do o mais recente anuário estatís­ti­co divul­ga­do pelo Min­istério do Tur­is­mo, o Ceará ocu­pa­va, em 2019, a séti­ma posição entre as unidades fed­er­a­ti­vas que mais rece­bi­am tur­is­tas estrangeiros. Já em 2021, com o arrefec­i­men­to da crise san­itária decor­rente da pan­demia de covid-19, o esta­do ter­mi­nou em quar­to lugar no rank­ing.

Ain­da de acor­do com a secretária, um tur­ista que visi­ta o esta­do para praticar kite ou sur­far gas­ta, em média, cer­ca de R$ 3,5 mil. “É uma quan­tia indi­vid­ual muito sig­ni­fica­ti­va para nos­sa econo­mia. E que com­pro­va que os inves­ti­men­tos feitos dão retorno. Além dis­so, nas local­i­dades onde há forte pre­sença de kitesur­fis­tas, há mais empresários. Muitos dos esportis­tas que vêm em bus­ca de um local de excelên­cia para praticar seus esportes acabam decidin­do ficar e inve­stir no esta­do”, acres­cen­ta ela.

Para Yrwana, o Ceará e out­ros esta­dos brasileiros se ben­e­fi­cia­ri­am de uma cam­pan­ha nacional que bus­casse pro­mover o país como um des­ti­no para o tur­is­mo de aven­tu­ra e esporti­vo. Opinião com­par­til­ha­da pelo pres­i­dente da Agên­cia Brasileira de Pro­moção Inter­na­cional do Tur­is­mo (Embratur), Marce­lo Freixo. Em agos­to, Freixo vis­i­tou o esta­do, se reuniu com agentes públi­cos e pri­va­dos do seg­men­to turís­ti­co e desta­cou o “grande poten­cial volta­do ao tur­is­mo de exper­iên­cias”, sobre­tu­do o tur­is­mo de aven­tu­ra que, segun­do ele, é “um grande atra­ti­vo para os tur­is­tas estrangeiros”.

“Vimos todo o poten­cial do kitesurf, esta relação com o esporte e a recepção de um tur­is­mo estrangeiro muito forte”, comen­tou Freixo, na ocasião, acres­cen­tan­do a importân­cia de capac­i­tar o recep­ti­vo turís­ti­co e de ampli­ar a ofer­ta de opções aos vis­i­tantes. “A gente sabe que os tur­is­tas inter­na­cionais bus­cam muito o tur­is­mo de exper­iên­cia, a gas­trono­mia, a cul­tura, e o Ceará, como um todo, jun­to com a cap­i­tal For­t­aleza são muito fortes nis­so. O nos­so obje­ti­vo é pen­sar como a gente con­seguirá man­ter os tur­is­tas por mais tem­po ness­es des­ti­nos.”

Edição: Juliana Andrade

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