...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Noticias / Celular Seguro começa a emitir alerta de bloqueio de aparelhos

Celular Seguro começa a emitir alerta de bloqueio de aparelhos

Quem não tiver nota fiscal vai ter que devolver o celular

Say­onara Moreno — Repórter da Rádio Nacional
Pub­li­ca­do em 08/04/2025 — 17:32
Brasília
Brasília (DF) 14/02/2025 - Proibição do uso de celulares nas escolas. A aluna do colégio Galois, Joana Chiaretto. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/Agên­cia Brasil

A par­tir de ago­ra, quem ati­var o celu­lar que teve aler­ta de blo­queio emi­ti­do pelo pro­gra­ma Celu­lar Seguro, vai rece­ber uma noti­fi­cação avisan­do que se tra­ta de um apar­el­ho rou­ba­do, fur­ta­do ou per­di­do. 

As men­sagens serão envi­adas assim que um novo chip for inseri­do no apar­el­ho que teve a restrição ati­va­da. O aler­ta vai para o What­sApp do usuário, envi­a­do pelo Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca, por meio de dois números de tele­fone ofi­ci­ais: 2025–3003 ou 2025–3000.

Quem rece­ber esse aler­ta fica ciente de que se tra­ta de um apar­el­ho que pode ter sido rou­ba­do ou fur­ta­do, e deve aces­sar o site do pro­gra­ma Celu­lar Seguro para rece­ber instruções sobre o que faz­er.

A pes­soa que rece­ber o aler­ta pre­cisa ir a uma del­e­ga­cia de Polí­cia Civ­il, para reg­u­larizar a situ­ação e apre­sen­tar a nota fis­cal do apar­el­ho. Se não tiv­er a nota para com­pro­var que é a dona do celu­lar, o apar­el­ho deve ser devolvi­do.

O celu­lar que recebe o aler­ta geral­mente é rou­ba­do, fur­ta­do ou per­di­do. Quem pas­sa por isso deve solic­i­tar o blo­queio no Modo Recu­per­ação, na fer­ra­men­ta Celu­lar Seguro.

Com a emis­são da men­sagem de aler­ta, o Min­istério da Justiça quer devolver às víti­mas o celu­lar rou­ba­do ou fur­ta­do, desco­brir a pes­soa que come­teu o crime, que aca­ba venden­do para quem nem sem­pre sabe de onde vêm o apar­el­ho, e tam­bém com­bat­er a práti­ca crim­i­nosa.

Para evi­tar a com­pra de celu­lares rou­ba­dos, a pes­soa deve aces­sar a opção Celu­lares com Restrição, no aplica­ti­vo ou site Celu­lar Seguro, infor­mar o Imei, que é o número de iden­ti­fi­cação com 15 dígi­tos que cada apar­el­ho tem de fábri­ca. É como se fos­se o chas­si de um car­ro. A con­sul­ta é muito sim­ples: bas­ta dig­i­tar no tecla­do do próprio apar­el­ho a ser con­sul­ta­do as teclas *#06#.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …