...
quarta-feira ,19 março 2025
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Celular Seguro: mais de 3,8 mil aparelhos são bloqueados em uma semana

Celular Seguro: mais de 3,8 mil aparelhos são bloqueados em uma semana

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

São Paulo é estado com maior número de bloqueios


Pub­li­ca­do em 26/12/2023 — 21:23 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Uma sem­ana após ser lança­do, o pro­gra­ma Celu­lar Seguro, do Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca, já resul­tou no blo­queio de 3.896 apar­el­hos rou­ba­dos, fur­ta­dos, per­di­dos ou extravi­a­dos.

Con­forme o min­istério infor­mou à Agên­cia Brasil, até o iní­cio da tarde des­ta terça-feira (26), a fer­ra­men­ta rece­beu 1.658 aler­tas de usuários víti­mas de rou­bos. Out­ros 1.154 aler­tas foram moti­va­dos por fur­tos; 801 por per­das e 283 por motivos diver­sos. Só no últi­mo dia 20, foram 1.113 medi­das restri­ti­vas.

São Paulo é a unidade fed­er­a­ti­va com maior número de aler­tas de blo­queio: 1.011. Em segui­da, apare­cem o Rio de Janeiro (453); Per­nam­bu­co (286); Bahia (272) e Minas Gerais (259).

Disponi­bi­liza­do no últi­mo dia 19, o pro­gra­ma Celu­lar Seguro é uma ini­cia­ti­va fed­er­al de com­bate ao roubo e ao fur­to de apar­el­hos celu­lares e aplica­tivos dig­i­tais no país. Por meio do site e do aplica­ti­vo, as víti­mas podem comu­nicar o crime e pedir o blo­queio ime­di­a­to dos apar­el­hos, dos aplica­tivos bancários e de novos aces­sos aos dis­pos­i­tivos.

Ain­da de acor­do com o min­istério, 700.697 pes­soas aces­saram o aplica­ti­vo por meio da platafor­ma gov.br. Destas, ape­nas 513.098 reg­is­traram os números das lin­has de tele­fone que gostari­am de blo­quear remo­ta­mente. Segun­do o min­istério, é pos­sív­el aces­sar o aplica­ti­vo infor­man­do ape­nas o CPF, deixan­do de reg­is­trar os dados do apar­el­ho.

Cada pes­soa que se cadas­tra no Celu­lar Seguro pode indicar pes­soas da sua con­fi­ança, autor­izan­do-as a efe­t­u­ar os blo­queios em seu nome. Mais de 467,8 mil pes­soas de con­fi­ança já tin­ham sido cadastra­dos até esta tarde. O próprio dono do apar­el­ho cadastra­do pode blo­queá-lo aces­san­do o site celularseguro.mj.gov.br, usan­do um com­puta­dor seguro. Não há lim­ite para o cadas­tro de números, mas eles pre­cisam estar vin­cu­la­dos ao CPF para que o blo­queio seja efe­ti­va­do.

Não há a opção de blo­queio tem­porário. Caso o apar­el­ho seja recu­per­a­do, o usuário terá que entrar em con­ta­to com a oper­ado­ra de tele­fo­nia e com os demais par­ceiros do Pro­je­to Celu­lar Seguro, como ban­cos e aplica­tivos, para reati­var seus aces­sos.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …