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Censo Escolar: matrículas na educação básica cresceram em 2022

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Total chegou a 47,4 milhões, 714 mil alunos a mais que em 2021


Pub­li­ca­do em 08/02/2023 — 15:58 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

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O Cen­so Esco­lar da Edu­cação Bási­ca 2022 indi­ca que o número de matrícu­las no Brasil aumen­tou após o fim da emergên­cia em saúde públi­ca por con­ta da covid-19. No ano pas­sa­do, foram reg­istra­dos 47,4 mil­hões de estu­dantes em 178,3 mil esco­las de edu­cação bási­ca – 714 mil alunos a mais que em 2021.

O lev­an­ta­men­to mostra que, no mes­mo perío­do, as esco­las pri­vadas apre­sen­taram uma expan­são de 10,6% nas matrícu­las, o que as aprox­i­ma dos níveis obser­va­dos em 2019, antes da pan­demia. A que­da mais sig­ni­fica­ti­va durante a crise san­itária, segun­do o Min­istério da Edu­cação (MEC), foi iden­ti­fi­ca­da jus­ta­mente nes­sa rede de ensi­no.

Já na rede públi­ca de ensi­no, de acor­do com o cen­so, os números na edu­cação bási­ca não apre­sen­taram grande vari­ação – foram 38,3 mil­hões de matrícu­las reg­istradas no ano pas­sa­do, con­tra 38,5 mil­hões con­tabi­lizadas no ano ante­ri­or.

Durante cole­ti­va de impren­sa, o min­istro da Edu­cação, Cami­lo San­tana, avaliou que os resul­ta­dos do cen­so mostram que o país está retoman­do os índices reg­istra­dos antes da covid-19. “A pan­demia agravou o país em várias áreas, mas, prin­ci­pal­mente, na área da edu­cação. Esta­mos retoman­do os pata­mares”, disse.

Educação infantil

O cen­so mostra que as matrícu­las em crech­es, que havi­am recua­do entre 2019 e 2021, cresce­r­am em 2022. Em com­para­ção com o ano ante­ri­or, o aumen­to foi de 8,9% na rede públi­ca e de 29,9% na rede pri­va­da de ensi­no, ultra­pas­san­do os índices obser­va­dos no perío­do pré-pan­demia em ambas as redes.

O lev­an­ta­men­to reg­istrou um total de 74,4 mil crech­es em fun­ciona­men­to no país. Nesse uni­ver­so, 66,4% das matrícu­las são da rede públi­ca e 33,6%, da pri­va­da, sendo que 50,7% dessas crech­es pri­vadas pos­suem con­vênio com o poder públi­co.

As matrícu­las na pré-esco­la tam­bém aumen­taram. Entre 2019 e 2021, hou­ve uma redução de 25,6% nos alunos de esco­las pri­vadas, mas a ele­vação de 20% nes­sa rede ao lon­go do últi­mo ano pos­si­bil­i­tou um cresci­men­to de 3,9% do total de matric­u­la­dos.

Foram reg­istra­dos, em 2022, mais de 5 mil­hões de matrícu­las na pré-esco­la. Dess­es, 78,8% são na rede públi­ca e 21,2%, na pri­va­da, sendo que 166,7 mil alunos fre­quen­tam esco­las con­ve­ni­adas com o poder públi­co.

Ensino fundamental

De acor­do com o cen­so, das 178,3 mil esco­las de edu­cação bási­ca, 122,5 mil ofer­tam algu­ma eta­pa do ensi­no fun­da­men­tal. Dessas, 105,4 mil aten­dem a alunos nos anos ini­ci­ais (1º ao 5º) e 61,8 mil, nos anos finais (6º a 9º).

A rede munic­i­pal é a prin­ci­pal respon­sáv­el pela ofer­ta dos anos ini­ci­ais: são 10,1 mil­hões de estu­dantes (69,3%), o que cor­re­sponde a 85,5% da rede públi­ca. Por out­ro lado, 18,9% dos alunos fre­quen­tam esco­las pri­vadas – a rede cresceu 5,3% de 2021 para 2022.

Já nos anos finais do ensi­no fun­da­men­tal, há uma divisão de respon­s­abil­i­dade entre esta­dos e municí­pios. A rede munic­i­pal atende a 5,3 mil­hões de alunos (44,4%) e a estad­ual, a 4,8 mil­hões (39,9%). As esco­las pri­vadas, com 1,8 mil­hão de estu­dantes, reúnem 15,5% das matrícu­las.

Ensino médio

Em 2022, foram reg­istra­dos 7,9 mil­hões de matrícu­las no ensi­no médio – um aumen­to de 1,2% em relação a 2021. “Con­figu­ra-se uma tendên­cia de cresci­men­to que chega a 5,4% des­de o iní­cio da ascendên­cia dessa cur­va, em 2019”, desta­cou o MEC.

A rede estad­ual tem a maior par­tic­i­pação nes­sa eta­pa (84,2%), aten­den­do a 6,6 mil­hões de alunos. Nela tam­bém está a maio­r­ia dos estu­dantes das esco­las públi­cas (87,7%), enquan­to a rede fed­er­al par­tic­i­pa com 232 mil alunos (3%). Já a rede pri­va­da pos­sui cer­ca de 971,5 mil matric­u­la­dos (12,3%).

Em relação ao turno e à ofer­ta, 81,9% dos alunos do ensi­no médio estu­dam no turno diurno e 18,1% cur­sam o perío­do noturno. Os dados indicam que 94,8% fre­quen­tam esco­las urbanas e 43,8% das esco­las de ensi­no médio aten­dem a mais de 500 estu­dantes.

Alfabetização

O cen­so mostra que, de 2019 para 2020, hou­ve uma ele­vação acen­tu­a­da na taxa de alunos aprova­dos, influ­en­ci­a­da, segun­do o MEC, por “ajustes no plane­ja­men­to cur­ric­u­lar das esco­las” em função da pan­demia. Já em 2021, obser­vou-se uma que­da nas aprovações, mas os per­centu­ais se man­tiver­am num pata­mar supe­ri­or ao obser­va­do antes da covid-19.

Em relação à chama­da taxa de insuces­so, que con­sid­era reprovação e aban­dono, hou­ve uma mudança con­sid­eráv­el entre 2019 e 2020, com uma redução con­sis­tente em todas as séries da rede públi­ca e a ele­vação nas ini­ci­ais do fun­da­men­tal, na rede pri­va­da. Já em 2021, ver­i­fi­cou-se um movi­men­to em direção ao padrão obser­va­do antes da pan­demia, mas ain­da com taxas de insuces­so infe­ri­ores.

EJA

O cen­so avaliou ain­da a edu­cação de jovens e adul­tos (EJA), que recebe pes­soas que ain­da não con­cluíram o ensi­no reg­u­lar. De 2019 para 2020, cer­ca de 230 mil alunos dos anos finais do ensi­no fun­da­men­tal e 160 mil do ensi­no médio migraram para a EJA.

O MEC desta­cou que o Exame Nacional para Cer­ti­fi­cação de Com­petên­cias de Jovens e Adul­tos (Enc­ce­ja) tem se fir­ma­do como uma alter­na­ti­va para a obtenção do cer­ti­fi­ca­do dessas eta­pas de ensi­no da edu­cação bási­ca. Em 2019, foi reg­istra­do número recorde de inscritos: 3 mil­hões. Nas edições de 2020 e 2022, foram 1,7 mil­hão e 1,6 mil­hão de pes­soas inscritas, respec­ti­va­mente. Não hou­ve apli­cação em 2021 em função da pan­demia.

Professores

Em 2022, foram con­tabi­liza­dos 2,3 mil­hões de pro­fes­sores e 162.847 dire­tores na edu­cação bási­ca brasileira. Os dados do cen­so mostram que quem exerce car­go de direção, em sua maio­r­ia, tem for­mação supe­ri­or (90%) e é mul­her (80,7%).

Edição: Juliana Andrade

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