...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Educação / Censo escolar: prazo para envio de dados do RS termina em 31 de agosto

Censo escolar: prazo para envio de dados do RS termina em 31 de agosto

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Medida excepcional foi adotada devido às enchentes


Publicado em 04/07/2024 — 10:17 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) pror­ro­gou para 31 de agos­to o pra­zo final para cole­ta de dados da 1ª eta­pa do Cen­so Esco­lar 2024 para toda a rede de ensi­no do Rio Grande do Sul. A medi­da excep­cional foi ado­ta­da dev­i­do às enchentes e à situ­ação de calami­dade públi­ca que atin­gi­ram o esta­do em maio.

O Cen­so Esco­lar é a prin­ci­pal pesquisa estatís­ti­ca da edu­cação bási­ca e é real­iza­do em regime de colab­o­ração entre as sec­re­tarias estad­u­ais e munic­i­pais de Edu­cação, com a par­tic­i­pação de todas as esco­las públi­cas e pri­vadas do país.

Os respon­sáveis por declarar as infor­mações devem preencher os for­mulários de modo online ou por meio da migração de dados, no Sis­tema Edu­ca­cens. Mes­mo com a pror­ro­gação, os dados do Cen­so Esco­lar con­tin­u­am a ter como refer­ên­cia a real­i­dade esco­lar da últi­ma quar­ta-feira do mês de maio, dia 29 daque­le mês, para todo o país.

Censo Escolar

O lev­an­ta­men­to do Cen­so Esco­lar abrange as difer­entes eta­pas e modal­i­dades da edu­cação bási­ca: ensi­no reg­u­lar, edu­cação espe­cial, edu­cação de jovens e adul­tos (EJA) e edu­cação profis­sion­al e tec­nológ­i­ca.

Os indi­cadores pos­si­bili­tam mon­i­torar o desen­volvi­men­to da edu­cação brasileira e a efe­tivi­dade das políti­cas públi­cas edu­ca­cionais. As estatís­ti­cas do Cen­so Esco­lar con­tribuem para que os atores edu­ca­cionais pos­sam com­preen­der a situ­ação edu­ca­cional do Brasil, das unidades fed­er­a­ti­vas e dos municí­pios, bem como das esco­las.

As estatís­ti­cas de matrícu­las servem de base para o repasse de recur­sos do gov­er­no fed­er­al e para o plane­ja­men­to e a divul­gação das avali­ações real­izadas pelo Inep.

Parte dos indi­cadores tam­bém é refer­ên­cia para o mon­i­tora­men­to e cumpri­men­to das metas do Plano Nacional da Edu­cação (PNE), diz o Inep.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Termina hoje prazo para inscrição no Enem

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro …