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Central de Atendimento à Mulher recebeu 1.558 ligações por dia em 2023

Repro­dução: © Min­istério das Mulheres/Divulgação

Região Sudeste lidera com 288 mil chamadas


Pub­li­ca­do em 27/02/2024 — 12:20 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

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A Cen­tral de Atendi­men­to à Mul­her ou Ligue 180 rece­beu, ao lon­go de 2023, um total de 568,6 mil lig­ações, uma média de 1.558 chamadas diárias. De acor­do com o Min­istério das Mul­heres, a maior procu­ra ocor­reu na Região Sud­este, com 288 mil lig­ações, segui­da pelo Nordeste, com quase 137 mil. O Norte e Cen­tro-Oeste totalizaram pouco mais de 40 mil chamadas, e a Região Sul, 57 mil.

Ain­da segun­do a pas­ta, o vol­ume de denún­cias de vio­lên­cias con­tra mul­heres em 2023 foi 23% maior que as infor­madas no ano ante­ri­or, pas­san­do de 87,7 mil para 114,6 mil. Já as vio­lações de dire­itos das mul­heres infor­madas ao Ligue 180 pas­saram de 442,4 mil em 2022 para 596,6 mil em 2023, alta de 25,8%, sendo que uma denún­cia pode con­ter mais de um tipo de vio­lação.

A maio­r­ia das denún­cias de vio­lação rece­bidas (91,52%) ref­ere-se a ameaças à inte­gri­dade psíquica, físi­ca, neg­ligên­cia ou pat­ri­mo­ni­al, total­izan­do 546.061 vio­lações. O imped­i­men­to de mul­heres usufruírem de sua liber­dade – indi­vid­ual, sex­u­al, de crença, lab­o­ral ou de expressão – ficou em segun­do lugar, com 5,63% das denún­cias (33.616).

WhatsApp

Em nota, o min­istério avaliou que o ano de 2023 foi mar­ca­do pela reestru­tu­ração e maior divul­gação do Ligue 180 em cam­pan­has de util­i­dade públi­ca. Out­ro destaque é que, a par­tir do mês de abril, o serviço tam­bém pas­sou a ter um canal de atendi­men­to exclu­si­vo no What­sApp. Até dezem­bro, a opção rece­beu 6.689 men­sagens com pedi­dos de infor­mações ou apre­sen­tação de denún­cias.

2024

O bal­anço da pas­ta mostra ain­da que, em janeiro deste ano, a Cen­tral de Atendi­men­to à Mul­her rece­beu 48.560 lig­ações tele­fôni­cas, sendo 810 via What­sApp, total­izan­do 10.852 denún­cias.

Painel

Lança­do este mês, o Painel Ligue 180 é uma fer­ra­men­ta inter­a­ti­va que facili­ta o aces­so da pop­u­lação e de gestores e gestoras às infor­mações sobre a Rede de Atendi­men­to às Mul­heres. Nele, é pos­sív­el encon­trar mais de 2,5 mil pon­tos de atenção às mul­heres espal­ha­dos por todo o país, incluin­do del­e­ga­cias espe­cial­izadas e núcleos ou pos­tos de atendi­men­to à mul­her em del­e­ga­cias gerais.

O painel tam­bém lista núcleos da mul­her nas defen­so­rias públi­cas; pro­mo­to­rias espe­cial­izadas e núcleos de gênero nos min­istérios públi­cos; juiza­dos e varas espe­cial­izadas em vio­lên­cia domés­ti­ca e famil­iar con­tra a mul­her; cen­tros de refer­ên­cia e de atendi­men­to à mul­her; casas abri­go, casas de acol­hi­men­to pro­visório e casas de pas­sagem; serviços de saúde a pes­soas em situ­ação de vio­lên­cia sex­u­al; unidades da Casa da Mul­her Brasileira; e patrul­has Maria da Pen­ha.

Serviço

O Ligue 180 é um serviço públi­co e gra­tu­ito que ori­en­ta sobre os dire­itos das mul­heres e sobre os serviços da Rede de Atendi­men­to à Mul­her em situ­ação de vio­lên­cia em todo o Brasil, além de anal­is­ar e encam­in­har denún­cias para os órgãos com­pe­tentes. Fun­ciona 24 horas por dia, incluin­do sába­dos, domin­gos e feri­ados, e está disponív­el tam­bém no What­sApp pelo número (61) 9610–0180.

Ouça matéria da Radioagência Nacional

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

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