...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Noticias / Centro de São Paulo tem quinto dia de apagões em série

Centro de São Paulo tem quinto dia de apagões em série

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Comerciantes reclamam de prejuízos e de falta de informações


Publicado em 22/03/2024 — 19:53 Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil* — São Paulo

ouvir:

Os bair­ros do cen­tro da cap­i­tal paulista tiver­am, nes­ta sex­ta-feira (22), o quin­to dia con­sec­u­ti­vo de que­da da ener­gia elétri­ca forneci­da pela con­ces­sionária Enel. Des­de segun­da-feira (18), Os bair­ros mais atingi­dos são Con­so­lação, Bela Vista, Vila Buar­que, San­ta Cecília, Higien­ópo­lis e Cam­pos Elíseos.

Hoje, a região da Repúbli­ca tam­bém enfren­tou o apagão. O edifí­cio Copan, onde vivem cer­ca de 5 mil pes­soas, ficou sem luz e teve algu­mas áreas abaste­ci­das por ger­adores. A fal­ta de ener­gia na cap­i­tal já afe­tou a região da Rua 25 de Março, no São Ben­to, e o Aero­por­to de Con­gonhas, que, há uma sem­ana, pre­cisou sus­pender pousos e deco­la­gens por mais de uma hora.

Tam­bém ficaram sem ener­gia a San­ta Casa de Mis­er­icór­dia de São Paulo e o Hos­pi­tal San­ta Isabel, da Rede D’Or, esco­las, fac­ul­dades, residên­cias e o comér­cio local. “Não tem pre­visão de vol­ta da ener­gia hoje. A gente está per­den­do de R$ 1mil a R$ 2 mil por dia. Em média, nós faze­mos serviço em dois ou três celu­lares por dia”, reclam­ou o empresário Ruan Car­doso, que tem uma loja de con­ser­to dess­es apar­el­hos na região da Rua Sete de Abril.

O com­er­ciante Luiz Alber­to, que vende pro­du­tos perecíveis, queixou-se da fal­ta de pre­visão da con­ces­sionária para a vol­ta da ener­gia e disse que seu pre­juí­zo está entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. “Tive­mos que realo­car nos­sos pro­du­tos em out­ras lojas, entre lojis­tas de mui­ta boa von­tade aqui dos arredores. Não recebe­mos nen­hu­ma sat­is­fação da Enel, a não ser pela própria impren­sa.”

“Ontem, às 18h, já fal­tou luz, dis­pen­sei o meu quadro de fun­cionários. E hoje, des­de que cheg­amos, não esta­mos tra­bal­han­do. Ninguém aqui nos arredores está tra­bal­han­do”, acres­cen­tou Luiz Alber­to.

A com­er­ciante Gabriela Bonil­ha, pro­pri­etária de uma cafe­te­ria na Vila Buar­que, pre­cisou fechar o esta­b­elec­i­men­to na segun­da e na terça-feira por causa dos recor­rentes apagões. A ener­gia voltou na quar­ta-feira (20), mas par­cial­mente, o que impos­si­bil­i­ta­va o fun­ciona­men­to dos equipa­men­tos 220 volts. “Todo o nos­so maquinário é 220 volts. Então, as geladeiras não fun­cionavam. Fomos  dis­tribuin­do por geladeiras e freez­ers viz­in­hos que estavam fun­cio­nan­do. Aí, ficamos um pouco deses­per­a­dos, porque são muitas con­tas fixas, nos­sos fun­cionários são fixos”, afir­mou Gabriela.

A solução foi pas­sar a tra­bal­har, mes­mo que pre­cari­a­mente, para ten­tar evi­tar que os pre­juí­zos aumen­tassem. “Começamos a oper­ar com uma air fry­er caseira [que fun­ciona em 110 volts] e uma gar­rafa tér­mi­ca. Ficamos venden­do pãoz­in­ho de quei­jo feito na air fry­er, café coa­do na tér­mi­ca e pacot­in­ho de café em grão.”

Segun­do a com­er­ciante, a con­ces­sionária Enel não deu infor­mações sobre quan­do voltaria a ener­gia, e as ten­ta­ti­vas de con­ta­to foram frustradas. “A gente ten­ta lig­ar, só gravação, ninguém atende. Uma gravação diz que tem prob­le­mas na região, mas não dá expli­cação”. Gabriela infor­mou que o fornec­i­men­to de ener­gia voltou ao nor­mal ape­nas no iní­cio da noite da quin­ta-feira.

Para com­pen­sar o pre­juí­zo ger­a­do no perío­do, que ela esti­ma em cer­ca de R$ 5 mil, a cafe­te­ria pas­sará a faz­er even­tos aos domin­gos, jun­ta­mente com out­ras lojas que tam­bém foram afe­tadas pelos apagões. “Está todo mun­do meio que se unin­do, assim, para ten­tar não sofr­er tan­to com tudo isso que rolou.”

Concessionária

Em nota, a Enel Dis­tribuição São Paulo infor­mou que resta­b­ele­ceu, às 16h de hoje, o serviço para 97% dos clientes afe­ta­dos. “No momen­to, cer­ca de 600 clientes estão sem ener­gia após as ocor­rên­cias que afe­taram a rede sub­ter­rânea nes­ta sem­ana. A com­pan­hia está mobi­lizan­do ger­adores para atendê-los.”

A con­ces­sionária lamen­tou os transtornos cau­sa­dos pelos apagões e expli­cou que os prob­le­mas começaram com danos em difer­entes cir­cuitos sub­ter­râ­neos, “cuja reparação é com­plexa e demor­a­da, dadas as difi­cul­dades e especi­fi­ci­dades desse tipo de rede (gale­rias sub­ter­râneas)”.

Hoje, o Min­istério Públi­co de Con­tas pediu ao Tri­bunal de Con­tas da União (TCU) a apu­ração sobre a inefi­ciên­cia na prestação de serviço da con­ces­sionária Enel. Caso sejam encon­tradas fal­has, o MP pedirá a extinção da con­cessão.

“Encon­tradas irreg­u­lar­i­dades na atu­ação da con­ces­sionária, deter­mi­nar a extinção da con­cessão, sem pre­juí­zo de apli­cação de out­ras sanções cabíveis”, diz o tex­to do pedi­do, assi­na­do pelo sub­procu­rador-ger­al Lucas Rocha Fur­ta­do.

*Colab­o­raram Vicente Figueira e Car­oli­na Pavanel­li, da TV Brasil

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Público destaca caráter plural do desfile de 7 de Setembro em Brasília

Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil Apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi um dos destaques Publicado …