...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Noticias / Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google

Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google

Aviso de tremor para moradores de SP e Rio foi emitido às 2h20

Elaine Patrí­cia Cruz — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 14/02/2025 — 09:09
São Paulo
Repro­dução: @Agência Brasil / EBC

O Sis­tema de Aler­tas de Ter­re­mo­to do Android, que per­tence ao Google, emi­tiu nes­ta madru­ga­da (14) aler­ta de ter­re­mo­to para moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro que uti­lizam o aplica­ti­vo em seus celu­lares. De acor­do com o avi­so, dis­para­do por vol­ta das 2h20, o supos­to ter­re­mo­to estaria ocor­ren­do no mar, a cer­ca de 55 km de Ubatu­ba, no litoral norte paulista.

A Defe­sa Civ­il do esta­do de São Paulo esclare­ceu que “não emi­tiu nen­hum aler­ta de ter­re­mo­to” na madru­ga­da de hoje e que, segun­do o Cen­tro de Sis­molo­gia da Uni­ver­si­dade de São Paulo (USP), não foi reg­istra­do nen­hum aba­lo sís­mi­co no esta­do.

“Não há nen­hu­ma ocor­rên­cia reg­istra­da ou em atendi­men­to pelas equipes das defe­sas civis munic­i­pais”, infor­mou a Defe­sa Civ­il, ain­da durante a madru­ga­da, em comu­ni­ca­do envi­a­do às 3h29.

Em sua pági­na de suporte, o Google infor­ma que “nas regiões em que estiv­er disponív­el, o Google Play Ser­vices para segu­rança e emergên­cia pode usar sua local­iza­ção ou out­ras infor­mações do smart­phone para fornecer deter­mi­na­dos serviço”. Acres­cen­ta que “o Android pode enviar um aler­ta segun­dos antes de um ter­re­mo­to para que você pro­cure um local seguro mais rap­i­da­mente”.

Procu­ra­do pela Agên­cia Brasil, o Google ain­da não infor­mou o que ocor­reu para que fos­se emi­ti­do um aler­ta de ter­re­mo­to.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …