...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Economia / Cerca de 1,8 mi de contribuintes podem saber se caíram na malha fina

Cerca de 1,8 mi de contribuintes podem saber se caíram na malha fina

IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019
Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil

Consulta pode ser feita pela internet, no portal e‑CAC


Publi­ca­do em 02/06/2021 — 16:05 Por Well­ton Máxi­mo – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Cer­ca de 1,8 milhão de con­tri­buin­tes já podem saber se caí­ram na malha fina do Impos­to de Ren­da. A Recei­ta Fede­ral libe­rou a con­sul­ta ao extra­to da decla­ra­ção de 2021.

O extra­to pode ser con­fe­ri­do no Cen­tro de Aten­di­men­to Vir­tu­al (e‑CAC) da Recei­ta Fede­ral. Para ter aces­so ao site, o con­tri­buin­te deve infor­mar ou o cer­ti­fi­ca­do digi­tal (se tiver um), ou o login no Por­tal Gov.br ou digi­tar núme­ro do CPF/CNPJ, o códi­go de aces­so e a senha.

Quem não tiver o códi­go de aces­so, ou tiver o códi­go ven­ci­do, pre­ci­sa digi­tar os núme­ros dos reci­bos das duas últi­mas decla­ra­ções entre­gues à Recei­ta e gerar um novo códi­go. Quem está decla­ran­do pela pri­mei­ra vez pre­ci­sa infor­mar ape­nas o núme­ro do reci­bo des­te ano.

Na últi­ma segun­da-fei­ra (31), horas antes do fim do encer­ra­men­to do pra­zo de entre­ga da Decla­ra­ção do Impos­to de Ren­da Pes­soa Físi­ca 2021, o super­vi­sor do Pro­gra­ma do Impos­to de Ren­da, José Car­los Fon­se­ca, dis­se que a Recei­ta espe­ra­va que cer­ca de 1,8 milhão de decla­ra­ções, das 34.168.166 envi­a­das, fos­sem reti­das na malha fina. Segun­do Fon­se­ca, o total deve cair pela meta­de e ficar em 900 mil até o paga­men­to do últi­mo lote de res­ti­tui­ção, no fim de setem­bro, por cau­sa do envio de decla­ra­ções reti­fi­ca­do­ras.

Fon­se­ca res­sal­ta que a autor­re­gu­la­ri­za­ção, em que o con­tri­buin­te con­fe­re o extra­to, veri­fi­ca as pen­dên­ci­as e envia uma decla­ra­ção reti­fi­ca­do­ra com a cor­re­ção de dados erra­dos ou impre­ci­sos, tem aumen­ta­do ano a ano. Se fei­to antes do paga­men­to do últi­mo lote de res­ti­tui­ção, o pro­ce­di­men­to evi­ta que o con­tri­buin­te rece­ba inti­ma­ção da Recei­ta Fede­ral ou seja inves­ti­ga­do pelo Fis­co.

Como conferir

Para con­fe­rir o extra­to, o con­tri­buin­te deve aces­sar o link “Meu Impos­to de Ren­da”, no lado esquer­do da tela, na pági­na de aber­tu­ra do e‑CAC. Em segui­da, apa­re­ce uma linha do tem­po com as últi­mas decla­ra­ções entre­gues. Bas­ta veri­fi­car a decla­ra­ção de 2021 para con­fe­rir se o docu­men­to caiu na malha fina. Quem não tem pro­ble­mas na decla­ra­ção verá a men­sa­gem “Em fila de res­ti­tui­ção”, bas­tan­do espe­rar os pró­xi­mos lotes.

Quem já tiver rece­bi­do a res­ti­tui­ção verá a men­sa­gem “Pro­ces­sa­da”. Nes­te ano, a Recei­ta paga­rá cin­co lotes de res­ti­tui­ção. O pri­mei­ro foi depo­si­ta­do no últi­mo dia 31. Os demais paga­men­tos ocor­re­rão em 30 de junho, 30 de julho, 31 de agos­to e 30 de setem­bro.

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 03 – 07 – 10 – …