...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / Cerca de 2 milhões de candidatos fazem as provas do CNU neste domingo

Cerca de 2 milhões de candidatos fazem as provas do CNU neste domingo

Repro­dução: © Arte/EBC

Serão ofertadas mais de 6,6 mil vagas no serviço público federal


Publicado em 18/08/2024 — 06:00 Por Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Chegou a hora. Neste domin­go, cer­ca de 2,1 mil­hões de pes­soas são esper­adas nos locais de pro­va em todo o país para prestar o primeiro Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do, que ofer­ta 6.640 vagas do cer­tame para 21 órgãos da admin­is­tração públi­ca fed­er­al. É o maior con­cur­so públi­co da história do Brasil.

No perío­do da man­hã, os portões irão abrir e fechar, respec­ti­va­mente, às 7h30 e 8h30, no horário de Brasília. O iní­cio da apli­cação está mar­ca­do para 9h e a pro­va terá a duração de duas horas e 30 min­u­tos e tér­mi­no da apli­cação será às 11h30. Mas, para can­didatos que neces­sitem de mais tem­po para real­iza­ção das provas e solic­i­taram o adi­cional no ato da inscrição para atendi­men­to espe­cial, o tér­mi­no da apli­cação no perío­do matuti­no será às 12h30.

No turno ves­per­ti­no, o par­tic­i­pante deve voltar ao local de pro­va. Os portões serão reaber­tos às 13h e fecha­dos às 14h. As provas terão iní­cio às 14h30 e os can­didatos terão três horas e 30 min­u­tos para respon­der às questões do con­cur­so, ou seja, até às 18h. E para can­didatos que solic­i­taram tem­po adi­cional para real­iza­ção das provas, o con­cur­so será encer­ra­do às 19h.

arte concurso_unificado_horarios
Repro­dução: Arte/Agência Brasil

Cada can­dida­to pôde se inscr­ev­er em ape­nas um blo­co temáti­co e, den­tro do mes­mo blo­co, clas­si­fi­cou, por ordem de prefer­ên­cia, os car­gos dese­ja­dos. Os blo­cos de 1 a 7 exigem for­mação de nív­el supe­ri­or. Já a esco­lar­i­dade para o blo­co 8 é nív­el médio ou téc­ni­co.

Segurança e logística

A logís­ti­ca do proces­so sele­ti­vo con­ta com a exper­iên­cia de 25 anos do Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), do Min­istério da Edu­cação (MEC), na apli­cação do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem), que inspirou este con­cur­so. Daí, o apeli­do de “Enem dos Con­cur­sos”.

Neste domin­go, cer­ca de 215 mil colab­o­radores estarão envolvi­dos na segu­rança e logís­ti­ca para a apli­cação do con­cur­so unifi­ca­do.

O cer­tame tam­bém con­ta com a segu­rança reforça­da em uma rede de apli­cação integra­da por diver­sos órgãos públi­cos, cri­a­da pelo Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI). A Polí­cia Fed­er­al, a Polí­cia Rodoviária Fed­er­al (PRF), Agên­cia Brasileira de Inteligên­cia (Abin) e a Força Nacional de Segu­rança Públi­ca dão apoio na logís­ti­ca e segu­rança do cer­tame. Especi­fi­ca­mente a Força Nacional já atua em oito esta­dos: Roraima, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Ama­zonas, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul e Maran­hão.

O que levar

Ape­sar de não ser obri­gatório, o MGI recomen­da levar o cartão de con­fir­mação de inscrição, porque é nele que con­s­ta o local de pro­va. O doc­u­men­to está disponív­el na área do can­dida­to, com login com o CPF e sen­ha cadastra­dos na con­ta no por­tal Úni­co do gov­er­no fed­er­al, o Gov.br. O cartão traz, entre out­ras infor­mações, o número de inscrição, data, hora, número de sala de pro­va.

É obri­gatória a iden­ti­fi­cação com o doc­u­men­to de iden­ti­dade orig­i­nal com foto, sejam físi­cos ou dig­i­tais. Estes últi­mos (CNH dig­i­tal, RG Dig­i­tal e E‑Título) pre­cis­arão estar nos respec­tivos aplica­tivos de doc­u­men­tos dig­i­tais down­load dos aplica­tivos.

O can­dida­to deve levar cane­ta pre­ta de mate­r­i­al trans­par­ente para usar no dia das provas. Cane­ta azul, lápis, bor­racha e out­ros mate­ri­ais não podem per­manecer na mesa do can­dida­to durante a pro­va.

Os inscritos podem levar ali­men­tos e água no dia da pro­va. As comi­das devem estar em embal­a­gens intac­tas e lacradas e as gar­rafas de água pre­cisam ser trans­par­entes.

Trânsito

O  MGI recomen­da ao can­dida­to chegar ao local das provas com, pelo menos, duas horas de ante­cedên­cia para o iní­cio de cada turno de provas.

Diver­sas cidades que rece­berão o Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CPNU), neste domin­go (18), mon­taram esque­ma espe­cial de trân­si­to e trans­porte públi­co para aten­der aos par­tic­i­pantes do cer­tame.

No Dis­tri­to Fed­er­al, haverá reforço no trans­porte públi­co cole­ti­vo. As empre­sas dev­erão oper­ar as lin­has com pro­gra­mação de via­gens de dias úteis, obser­van­do os horários das ativi­dades do con­cur­so, des­de a chega­da da equipe de coor­de­nação aos locais de real­iza­ção das provas até o tér­mi­no.

Na cap­i­tal paulista, a Com­pan­hia de Engen­haria de Tráfego (CET) sus­pendeu a Ciclo­faixa de Laz­er neste domin­go (18), que são as áreas exclu­si­vas para bici­cle­tas que fun­cionam aos domin­gos e feri­ados, das 7h às 16h, em avenidas especí­fi­cas da cidade. A medi­da visa facil­i­tar o deslo­ca­men­to dos can­didatos, deixan­do o tráfego livre para ônibus e veícu­los.

No Rio de Janeiro, 125,5 mil pes­soas devem faz­er as provas. Serão feitas inter­dições em algu­mas vias da zona sul e do cen­tro para real­iza­ção da Meia Mara­tona Inter­na­cional do Rio, com larga­da a par­tir das 6h40. Os corre­dores vão per­cor­rer a Av. Vieira Souto, Rua Fran­cis­co Ota­viano, Av. Atlân­ti­ca, Av. Prince­sa Isabel, Ensea­da de Botafo­go (duas voltas), Ater­ro do Fla­men­go, Av. Gen­er­al Jus­to e Av. Alfred Agache, onde farão o retorno para o Ater­ro. O tér­mi­no da pro­va será no Ater­ro do Fla­men­go, na altura da Praça Cuauhte­moc. O trans­porte cole­ti­vo tam­bém será reforça­do na cidade.

A Sec­re­taria de Mobil­i­dade Urbana (Semob) de Sal­vador infor­mou que serão disponi­bi­liza­dos 34 veícu­los de fro­ta reg­u­lado­ra, das 6h às 19h deste domin­go. Os ônibus estarão dis­tribuí­dos entre as estações da Lapa, Mus­su­run­ga, Pira­já, Águas Claras e Ter­mi­nal Aces­so Norte, à dis­posição da equipe de fis­cal­iza­ção, e poderão ser uti­liza­dos caso seja iden­ti­fi­ca­da uma maior deman­da.

Em Natal, 27,6 mil pes­soas dev­erão par­tic­i­par do con­cur­so. Para aten­der à deman­da, 34 lin­has de ônibus terão reforço e realizarão 604 via­gens ao lon­go do dia.

Em Por­to Ale­gre, Os locais com maior con­cen­tração de inscritos, como PUC-RS, Fapa e Unirit­ter, terão reforço em várias lin­has de ônibus.

Próximas etapas

O crono­gra­ma com­ple­to com as próx­i­mas datas pre­vis­tas para as prin­ci­pais eta­pas do con­cur­so deve ser aces­sa­do no site do MGI.

A pre­visão de divul­gação dos resul­ta­dos finais é 21 de novem­bro. As con­vo­cações para posse dos aprova­dos e para ingres­so nos cur­sos de for­mação de car­gos especí­fi­cos estão agen­dadas para janeiro de 2025.

* Matéria atu­al­iza­da às 08:40 para acrésci­mo de infor­mações.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …