...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Direitos Humanos / Cerca de 30 mil conselheiros tutelares tomam posse nesta quarta-feira

Cerca de 30 mil conselheiros tutelares tomam posse nesta quarta-feira

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Eleição ocorreu em outubro do ano passado


Pub­li­ca­do em 10/01/2024 — 07:10 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Cer­ca de 30 mil con­sel­heiros tute­lares tomarão posse nes­ta quar­ta-feira (10) nos mais de 5,5 mil municí­pios brasileiros. Respon­sáveis por aten­der cri­anças e ado­les­centes e tomar medi­das para que sejam pro­te­gi­das, con­forme pre­vê o Estatu­to da Cri­ança e do Ado­les­cente (ECA), ess­es con­sel­heiros foram eleitos em out­ubro do ano pas­sa­do.

Para o secretário nacional dos Dire­itos da Cri­ança e do Ado­les­cente do Min­istério dos Dire­itos Humanos e da Cidada­nia (MDHC), Cláu­dio Augus­to Vieira, essa posse rep­re­sen­ta “mais do que uma cer­imô­nia for­mal, um com­pro­mis­so cole­ti­vo com o futuro da nação, que reforça a respon­s­abil­i­dade de todos na con­strução de uma sociedade mais jus­ta e segu­ra para as ger­ações que estão por vir”.

As eleições de out­ubro uti­lizaram, pela primeira vez em todo o ter­ritório nacional, as urnas eletrôni­cas, por meio de uma parce­ria com o Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE). Além dis­so, graças a uma inten­sa cam­pan­ha de comu­ni­cação, a mobi­liza­ção resul­tou no com­parec­i­men­to de mais de 3 mil­hões de pes­soas às urnas, número que rep­re­sen­ta aumen­to de 25,8% na par­tic­i­pação de eleitores das cap­i­tais do país, em relação ao pleito ocor­ri­do em 2019.

Diante desse cenário, a expec­ta­ti­va do secretário nacional é que as autori­dades locais e a sociedade este­jam “com­pro­meti­das em fornecer os recur­sos necessários para que os con­sel­heiros tute­lares desem­pen­hem suas funções de maneira efi­caz”.

Nesse sen­ti­do, acres­cen­ta, a inte­gração com out­ros órgãos e a pro­moção de parce­rias serão “fun­da­men­tais para super­ar os desafios e for­t­ale­cer a rede de pro­teção à infân­cia e ado­lescên­cia”.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói em 2022 deixa Rio de Janeiro

Saída da embarcação do porto durou quatro horas e meia Vitor Abdala — Repórter da …