...
quinta-feira ,7 novembro 2024
Home / Mulher / Cerca de 77 mil mulheres aguardam mamografia pelo SUS

Cerca de 77 mil mulheres aguardam mamografia pelo SUS

Com 17 mil pessoas na fila, Santa Catarina está no topo do ranking

Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 31/10/2024 — 09:01
Brasília
Brasília (DF), 01/10/2024 - Teste de mamografia realizado na Campanha Outubro Rosa: Sesc-DF, que oferece exames e consultas gratuitas às mulheres. Foto: José Cruz/Agência Brasil
© José Cruz/Agência Brasil

Em jun­ho deste ano, 77.243 brasileiras aguar­davam por uma mamo­grafia no Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS). San­ta Cata­ri­na é o esta­do com mais mul­heres na fila de espera, cer­ca de 17 mil.  Em segui­da, apare­cem São Paulo (15 mil) e Rio de Janeiro (12,5 mil). Jun­tos, os três esta­dos somam 56% do total de pacientes à espera do prin­ci­pal exame para detecção do câncer de mama. Os dados foram divul­ga­dos nes­ta quin­ta-feira (31) pelo Colé­gio Brasileiro de Radi­olo­gia e Diag­nós­ti­co por Imagem (CBR).

Segun­do a enti­dade, em alguns locais do país, o tem­po de espera por uma mamo­grafia na rede públi­ca pode chegar a 80 dias. O exame, quan­do real­iza­do em tem­po hábil, per­mite a detecção pre­coce de alter­ações mamárias, aumen­tan­do as chances de trata­men­to bem-suce­di­do e reduzin­do a neces­si­dade de inter­venções inva­si­vas e onerosas. “Os números rev­e­lam parte da sobre­car­ga no SUS e devem ser lev­a­dos em con­ta, espe­cial­mente pelos recém-eleitos nas eleições munic­i­pais, na for­mu­lação e manutenção de políti­cas de saúde públi­ca”, avaliou o CBR.

Subnotificação

Em nota, a enti­dade aler­ta que a fila de espera por mamo­grafias no SUS pode ser ain­da mais lon­ga do que o indi­ca­do ofi­cial­mente. “Isso porque o SISREG [Sis­tema de Reg­u­lação] do Min­istério da Saúde, platafor­ma que dev­e­ria reg­is­trar em uma fila úni­ca as deman­das por cirur­gias ele­ti­vas no país, depende de dados forneci­dos vol­un­tari­a­mente pelas sec­re­tarias de saúde estad­u­ais e munic­i­pais.”

“Um exem­p­lo dessa dis­crepân­cia pode ser obser­va­do no Dis­tri­to Fed­er­al, onde o sis­tema nacional infor­ma uma fila de espera de 306 pacientes aguardan­do pelo exame. No entan­to, dados divul­ga­dos pela impren­sa local, basea­d­os no Mapa Social do Min­istério Públi­co do Dis­tri­to Fed­er­al e Ter­ritórios (MPTDF), apon­tam que o número real de mul­heres à espera de uma mamo­grafia é dez vezes maior, alcançan­do 3,6 mil.”

 

Brasília (DF), 30/10/2024 – Tabela mostra espera por mamografia nos estados do Brasil. Foto: SISREG/Ministério da Saúde
Reprodução: Tabela mostra espera por mamografia nos estados do Brasi — SISREG/Ministério da Saúde

Para o CBR, a dis­pari­dade entre regiões e o tem­po médio de espera tam­bém fig­u­ram como pre­ocu­pações no con­tex­to da real­iza­ção de mamo­grafias no Brasil. A enti­dade apon­ta “neces­si­dade urgente de inter­venções efi­cazes e de políti­cas públi­cas capazes de reduzir as filas e garan­tir aces­so equi­tati­vo ao diag­nós­ti­co”.

Relatório recente pub­li­ca­do pelo Insti­tuo Nacional de Câncer (INCA) sobre o con­t­role do câncer de mama no Brasil apon­ta que lon­gos perío­dos entre a solic­i­tação do médi­co e a emis­são do lau­do podem difi­cul­tar a adesão da pop­u­lação ao ras­trea­men­to da doença. Em 2023, 48,8% das mamo­grafias de ras­trea­men­to tiver­am lau­dos lib­er­a­dos em até 30 dias após a solic­i­tação do exame. Cer­ca de 36% dos lau­dos, entre­tan­to, foram lib­er­a­dos com mais de 60 dias.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Rebeca Andrade é anunciada como embaixadora dos Jogos da Juventude

Evento será disputado entre 13 e 28 de novembro em João Pessoa Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …