...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Economia / Cerca de 85 mil pessoas podem ter benefício do INSS suspenso

Cerca de 85 mil pessoas podem ter benefício do INSS suspenso

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil

Segurados precisam agendar perícia médica até quinta-feira


Publi­ca­do em 08/11/2021 — 18:45 Por Well­ton Máxi­mo – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Cer­ca de 85 mil segu­ra­dos do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal do Segu­ro Soci­al (INSS) que rece­bem o bene­fí­cio por inca­pa­ci­da­de tem­po­rá­ria (anti­go auxí­lio-doen­ça) podem ter o bene­fí­cio sus­pen­so até a pró­xi­ma quin­ta-fei­ra (11). Eles foram con­vo­ca­dos pela ope­ra­ção pen­te-fino do órgão para faze­rem perí­cia médi­ca a fim de veri­fi­car pos­sí­veis irre­gu­la­ri­da­des.

Em 27 de setem­bro, o INSS con­vo­cou 95.588 segu­ra­dos para agen­da­rem perí­cia médi­ca até 11 de novem­bro. Segun­do o órgão, até ago­ra somen­te 10.397 mar­ca­ram o exa­me, com 85.191 pas­sí­veis de per­de­rem o auxí­lio de inca­pa­ci­da­de tem­po­rá­ria.

A rela­ção com­ple­ta dos con­vo­ca­dos pode ser con­sul­ta­da no Diá­rio Ofi­ci­al da União. Des­de julho, o órgão está envi­an­do car­tas a 170 mil segu­ra­dos. As perí­ci­as come­ça­ram em agos­to. Quem rece­be a noti­fi­ca­ção tem 30 dias, a con­tar da data de rece­bi­men­to infor­ma­da pelos Cor­rei­os, para agen­dar o pro­ce­di­men­to.

De acor­do com o INSS, as pes­so­as con­vo­ca­das por meio do Diá­rio Ofi­ci­al não foram loca­li­za­das nos ende­re­ços da base de dados do órgão ou rece­be­ram a car­ta de noti­fi­ca­ção, mas não mar­ca­ram a perí­cia médi­ca.

O exa­me pode ser mar­ca­do de três for­mas: pelo apli­ca­ti­vo Meu INSS, pela cen­tral de aten­di­men­to 135 ou pela pági­na do INSS na inter­net. O bene­fi­ciá­rio deve levar os seguin­tes docu­men­tos no dia da perí­cia: car­tei­ra de iden­ti­da­de, Cadas­tro de Pes­so­as Físi­cas (CPF), exa­mes médi­cos recen­tes que com­pro­vem a inca­pa­ci­da­de de tra­ba­lhar e lau­do com nome do médi­co, regis­tro no Con­se­lho Regi­o­nal de Medi­ci­na (CRM), códi­go da doença/CID (clas­si­fi­ca­ção inter­na­ci­o­nal de doen­ças) e a des­cri­ção da doen­ça.

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Repro­du­ção: © Ibama/Gov.Br Cotas foram limitadas por dois ministérios Publicado em 27/03/2024 — 08:45 Por …