...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Cerca de mil brasileiros em Israel e Palestina querem voltar ao Brasil

Cerca de mil brasileiros em Israel e Palestina querem voltar ao Brasil

Repro­dução: © REUTERS/Liesa Johannsse

Itamaraty acompanha situação de três desaparecidos e um ferido


Pub­li­ca­do em 08/10/2023 — 17:03 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Embaix­a­da brasileira em Tel Aviv já col­heu os dados de cer­ca de 1 mil brasileiros  hospeda­dos em Tel Aviv e em Jerusalém inter­es­sa­dos em voltar ao Brasil. Segun­do o Min­istério das Relações Exte­ri­ores (MRE), a maio­r­ia é de tur­is­tas que estão em Israel. 

Os inter­es­sa­dos preencher­am um for­mulário online disponív­el no site da embaix­a­da. Segun­do o órgão, o preenchi­men­to do for­mulário não asse­gu­ra dire­ito à repa­tri­ação e a inclusão na lista de pas­sageiros será infor­ma­da pos­te­ri­or­mente.

O Ita­ma­raty diz que segue acom­pan­han­do a situ­ação dos tur­is­tas e das comu­nidades brasileiras na região. A esti­ma­ti­va é que 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palesti­na, a grande maio­r­ia fora da área afe­ta­da pelos ataques.

O gov­er­no brasileiro reser­vou seis aeron­aves da Força Aérea Brasileira (FAB) para a repa­tri­ação. Ain­da neste domin­go (8) um avião irá deco­lar com des­ti­no a Roma, na Itália, para traz­er os brasileiros que ten­tam sair da Palesti­na ou de Israel dev­i­do ao con­fli­to ini­ci­a­do neste fim de sem­ana.

Até o momen­to, foram iden­ti­fi­ca­dos três brasileiros desa­pare­ci­dos e um feri­do após o con­fli­to. Todos são bina­cionais e par­tic­i­pavam de um fes­ti­val de músi­ca no dis­tri­to sul de Israel, a menos de 20 quilômet­ros da Faixa de Gaza. O brasileiro feri­do rece­beu alta do hos­pi­tal hoje e se encon­tra bem.

Contatos

A Embaix­a­da do Brasil em Tel Aviv pub­li­cou, em seu site, um for­mulário para inscrição de inter­es­sa­dos nos even­tu­ais voos de repa­tri­ação e trans­mi­tirá instruções para deslo­ca­men­to ao aero­por­to de Ben-Guri­on à medi­da que se con­fir­marem os voos.

O gov­er­no brasileiro mon­tou no Ita­ma­raty estru­tu­ra para o acom­pan­hamen­to da situ­ação dos brasileiros na região. Os plan­tões con­sulares da Embaix­a­da em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Rep­re­sen­tação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com What­sapp, per­manecem em fun­ciona­men­to para aten­der nacionais em situ­ação de emergên­cia.

O plan­tão con­sular ger­al do Ita­ma­raty tam­bém pode ser con­tata­do por meio do tele­fone +55 (61) 98260–0610.

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Repro­dução: © REUTERS/Agustin Mar­car­i­an Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno Pub­li­ca­do em 19/11/2023 …