...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Noticias do Mundo / Chanceler russo cancela visita a Belgrado

Chanceler russo cancela visita a Belgrado

Repro­dução: © Reuters/Maxim Shemetov/Direitos Reser­va­dos

Bulgária, Macedônia e Montenegro fecharam espaço aéreo


Pub­li­ca­do em 06/06/2022 — 08:21 Por Agên­cia Brasil* — Brasília

O min­istro rus­so dos Negó­cios Estrangeiros, Sergei Lavrov, can­celou a visi­ta que faria hoje (6) à Sérvia, depois de as autori­dades da Bul­gária, Macedô­nia do Norte e Mon­tene­gro terem veda­do os espaços aére­os ao avião rus­so. Para Moscou, o inci­dente é “mais um canal de comu­ni­cação fecha­do”.

O chefe da diplo­ma­cia rus­sa iria se encon­trar nas próx­i­mas horas, em Bel­gra­do, com o pres­i­dente sérvio, Alek­san­dar Vučić. Entre­tan­to, o avião que o trans­portaria até a Sérvia não rece­beu luz verde para cruzar os espaços aére­os dos três país­es, infor­mou o jor­nal sérvio Vecern­je Novosti.

Sérvios e rus­sos man­têm relações próx­i­mas – baseadas em laços históri­cos e cul­tur­ais. Moscou tem sido, por exem­p­lo, o esteio de Bel­gra­do no seio do Con­sel­ho de Segu­rança das Nações Unidas, ao blo­quear o com­ple­to recon­hec­i­men­to da inde­pendên­cia do Koso­vo.

Os laços são tam­bém com­er­ci­ais. A econo­mia sérvia é com­ple­ta­mente depen­dente do petróleo e do gás rus­sos,.

A invasão rus­sa da Ucrâ­nia lev­ou a União Europeia a fechar o espaço aéreo a com­pan­hias aéreas da Rús­sia.

Reeleito para um segun­do manda­to em abril, o pres­i­dente sérvio acu­sou a Ucrâ­nia e um país-mem­bro da União Europeia, que se recu­sou a nomear, de terem orquestra­do um con­jun­to de fal­sas ameaças de bom­ba con­tra aviões da com­pan­hia Air Ser­bia. Acusação que Kiev clas­si­fi­cou de “sem fun­da­men­to”.

Vučić surge assim como o ros­to de um país divi­di­do entre a can­di­datu­ra à UE e a tradi­cional aliança com Moscou Em maio, o pres­i­dente sérvio acer­tou com Vladimir Putin a con­tin­u­ação do abastec­i­men­to de gás nat­ur­al rus­so ao país.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil pede esforço internacional para conter tensão no Oriente Médio

Repro­dução: © REUTERS/Amir Cohen País manifesta preocupação com intensificação do conflito Publicado em 14/04/2024 — …