...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Noticias / Chuvas alagam ruas e destelham casas no RS

Chuvas alagam ruas e destelham casas no RS

Região centro-sul do estado tem alerta vermelho emitido pelo Inmet

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 26/09/2024 — 11:17
Brasília
Ver­são em áudio
Porto Alegre (RS), 23/05/2024 – CHUVAS/ RS - ENCHENTES - Volta a chover forte em Porto Alegre. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Várias regiões do Rio Grande do Sul voltaram a sofr­er com fortes chu­vas nes­ta sem­ana. A Defe­sa Civ­il do esta­do fez um novo aler­ta à pop­u­lação do esta­do na man­hã des­ta quar­ta-feira (25). Municí­pios estão sofren­do com tem­pes­tades iso­ladas, chu­vas per­sis­tentes, rajadas de ven­to inten­sas, grani­zo, raios e alaga­men­tos.

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) emi­tiu aler­ta ver­mel­ho de grande peri­go para chu­vas no cen­tro-sul do esta­do. A pre­visão é de chu­va supe­ri­or a 60 mm/h ou aci­ma de 100 mm/dia. Há risco de grandes alaga­men­tos e trans­bor­da­men­tos de rios e grandes desliza­men­tos de encostas em cidades com tais áreas de risco.

Den­tre os municí­pios incluí­dos na região de grande peri­go estão San­ta Cruz do Sul, San­ta Maria, Pelotas e Bagé. Segun­do a Defe­sa Civ­il estad­ual, na cidade de Camaquã os vol­umes de chu­va já ultra­pas­saram os 207 milímet­ros acu­mu­la­dos em 72 horas. Casas foram destel­hadas e pes­soas estão desabri­gadas.

Orientações

A Defe­sa Civ­il tam­bém ori­en­ta a pop­u­lação a bus­car abri­go caso seja sur­preen­di­da pelo tem­po­ral severo. “Se estiv­er em casa, feche bem por­tas e janelas. Durante os tem­po­rais, retire da toma­da os eletroeletrôni­cos. Abrigue ani­mais e man­ten­ha-os em segu­rança. Não atrav­es­se áreas inun­dadas ou ala­gadas a pé ou de car­ro. A água pode escon­der riscos como bura­cos, bueiros aber­tos e cor­renteza”.

“Pro­cure infor­mações jun­to à Defe­sa Civ­il da sua cidade, con­heça os Planos de Con­tingên­cia munic­i­pais para saber quais os riscos e como agir em caso de desas­tre no seu municí­pio”, acres­cen­tou o órgão.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói em 2022 deixa Rio de Janeiro

Saída da embarcação do porto durou quatro horas e meia Vitor Abdala — Repórter da …