...
quinta-feira ,27 março 2025
Home / Noticias / Chuvas diminuem no RS, mas frio intenso e elevação do Guaíba preocupam

Chuvas diminuem no RS, mas frio intenso e elevação do Guaíba preocupam

Repro­dução: © Gus­ta­vo Mansur/ Palá­cio Pira­ti­ni

Autoridades ainda alertam para risco de novas enchentes


Publicado em 13/05/2024 — 14:40 Por Alex Rodrigues* — Repórter da Agência Brasil — Brasília
Atualizado em 13/05/2024 — 17:17

As chu­vas dimin­uíram no Rio Grande do Sul nas últi­mas horas, um alívio após as fortes pre­cip­i­tações que voltaram a atin­gir o esta­do des­de a últi­ma sex­ta-feira (10). Ape­sar dis­so, as autori­dades gaúchas aler­tam a pop­u­lação para o risco de novas enchentes, prin­ci­pal­mente na região met­ro­pol­i­tana de Por­to Ale­gre, e para a imi­nente que­da de tem­per­atu­ra.

13/05/2024 - O governador Eduardo Leite e secretários com ações do governo do Estado, durante entrevista coletiva para divulgar informações atualizadas sobre as enchentes no RS, no Palácio Piratini. Foto: Frame/Mauro Nascimento/Secom
Repro­dução: Gov­er­nador Eduar­do Leite, durante entre­vista à impren­sa, no Palá­cio Pira­ti­ni. Foto: Frame/Mauro Nascimento/Secom

“Ped­i­mos a todas as pes­soas que tiver­am suas residên­cias inun­dadas que não voltem para ess­es locais. E quem voltou, saia”, aler­tou o gov­er­nador Eduar­do Leite, durante entre­vista à impren­sa na man­hã des­ta segun­da-feira (13). “Deix­em essas local­i­dades ime­di­ata­mente e se colo­quem em segu­rança”, acres­cen­tou.

Segun­do o gov­er­nador, as áreas afe­tadas pelas inun­dações “voltarão a ter essa incidên­cia e [provavel­mente] pre­cis­arão voltar a ser evac­uadas”.

Frio intenso

Segun­do a mete­o­rol­o­gista Cátia Valente, da Sala de Situ­ação do Rio Grande do Sul, emb­o­ra haja pre­visão de chu­vas para as próx­i­mas horas, o vol­ume dev­erá ser menor que o dos últi­mos dias.

“A per­spec­ti­va é que as chu­vas dimin­u­am, ain­da que con­tin­uem a cair nas regiões norte e nordeste [do esta­do], mas não há pre­visão de vol­umes muito ele­va­dos. O que vai pre­dom­i­nar ago­ra é a mas­sa de ar frio. O frio será muito inten­so ao lon­go dos próx­i­mos dias, prin­ci­pal­mente entre quar­ta-feira [15) e sex­ta-feira [17]”, disse a mete­o­rol­o­gista, durante a mes­ma entre­vista à impren­sa.

De acor­do com Cátia, só no últi­mo fim de sem­ana, choveu, na região met­ro­pol­i­tana de Por­to Ale­gre, entre 120 milímet­ros e 180 milímet­ros. Na Ser­ra, o vol­ume foi ain­da mais inten­so, var­ian­do entre 200 e 320 milímet­ros. E grande parte dessa água escorre para os rios que cor­rem em direção ao Guaí­ba, na região met­ro­pol­i­tana da cap­i­tal gaúcha.

“Na cidade de Estrela, o nív­el do rio Taquari chegou a quase 28 met­ros. O rio dos Sinos segue em ele­vação e vai seguir assim pelos próx­i­mos dias. Tam­bém tive­mos vol­umes [de chu­vas] muito ele­va­dos nas cabe­ceiras dos rios Taquari e Caí. Estas águas ago­ra estão entre Bom Retiro do Sul e a foz do Taquari e devem chegar na região met­ro­pol­i­tana aman­hã [14], onde o nív­el do Guaí­ba deve ultra­pas­sar o pico ante­ri­or, e o ven­to sul deve repre­sar [o escoa­men­to das águas] do Guaí­ba para a Lagoa dos Patos, que tam­bém já está com níveis ele­va­dos. Ou seja, todos os fatores nos atra­pal­ham”, afir­mou Pedro Camar­go, hidról­o­go da Sala de Situ­ação.

 

 

*Matéria foi alter­a­da às 17h17 para esclare­cer infor­mação sobre vol­ume de chu­vas. Segun­do a mete­o­rolo­gia, o vol­ume será menor que nos últi­mos dias. 

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos

Chances de ter AVC e ataque cardíacos aumentam após infecção Flávia Albu­querque — Repórter da …