...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Noticias / Chuvas intensas afetam ao menos 78 cidades de Santa Catarina

Chuvas intensas afetam ao menos 78 cidades de Santa Catarina

Repro­dução: © CBMSC

Previsão para o estado é de mais raios, rajadas e vento e granizo


Pub­li­ca­do em 07/10/2023 — 18:28 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Ao menos 78 cidades de San­ta Cata­ri­na já reg­is­traram alaga­men­tos, desliza­men­tos e out­ras ocor­rên­cias decor­rentes das fortes chu­vas que atingem o esta­do. A infor­mação con­s­ta no relatório que a Defe­sa Civ­il catari­nense divul­gou neste sába­do (7). Segun­do o órgão, 31 municí­pios já dec­re­taram situ­ação de emergên­cia.

Ain­da de acor­do com a Defe­sa Civ­il estad­ual, a pop­u­lação deve per­manecer aler­ta. As chu­vas inten­sas que mataram uma pes­soa em Rio do Oeste e feri­ram out­ra em Tim­bó devem per­si­s­tir durante todo este fim de sem­ana, em boa parte do esta­do, acom­pan­ha­da por raios, rajadas de ven­to e grani­zo.

Do cen­tro ao norte catari­nense (Grande Flo­ri­anópo­lis, Planal­to Norte, Litoral Norte e Vale do Ita­jaí), o vol­ume de chu­va pode, pon­tual­mente, super­ar 80 milímet­ros em algu­mas local­i­dades. Do Extremo Oeste ao Litoral Sul, a pre­cip­i­tação média deve vari­ar entre 40 mm e 60 mm. As condições mete­o­rológ­i­cas só devem começar a mel­ho­rar, grad­ual­mente, a par­tir da próx­i­ma segun­da-feira (9).

Des­de a últi­ma terça-feira (3), quan­do as fortes chu­vas começaram a atin­gir San­ta Cata­ri­na, o Cor­po de Bombeiros aten­deu a 184 ocor­rên­cias, incluin­do o res­gate de famílias de comu­nidades iso­ladas. Equipes munic­i­pais, Polí­cia Mil­i­tar e out­ros órgãos estad­u­ais tam­bém foram aciona­dos para socor­rer pes­soas ou aju­dar em casos de alaga­men­tos, desliza­men­tos e out­ros prob­le­mas em áreas urbanas e rurais, inclu­sive com pon­tos de rodovias e estradas blo­quea­d­os.

Só na cidade de São Joaquim, local­iza­da na Ser­ra Catari­nense, a cer­ca de 270 quilômet­ros de Flo­ri­anópo­lis, choveu o equiv­a­lente a 171 mm entre as 9 horas de ontem (6) e as 9 horas de hoje. Emb­o­ra ten­ha sido a cidade a reg­is­trar o maior vol­ume de chu­va no perío­do, a cidade não está entre as que se viram forçadas a dec­re­tar situ­ação de emergên­cia.

“Todas as pre­visões da Defe­sa Civ­il de San­ta Cata­ri­na se con­fir­maram e, ontem, sex­ta-feira, começou a pre­cip­i­tação volu­mosa de chu­va. Ini­cial­mente, a par­tir da região sul, divisa com o Rio Grande do Sul”, desta­cou o coman­dante-ger­al do Cor­po de Bombeiros, coro­nel Fabi­ano de Souza. “Os primeiros aciona­men­tos do Cor­po de Bombeiros se con­cen­traram no litoral sul [catari­nense] e no Planal­to Sul, onde tive­mos even­tos [ocor­rên­cias] impor­tantes, como enx­ur­radas, alaga­men­tos, alguns desliza­men­tos e a reti­ra­da de famílias que ficaram ilhadas. Hoje, as prin­ci­pais ações começam a se con­cen­trar no Vale do Ita­jaí”.

Os 31 municí­pios cujas prefeituras emi­ti­ram decre­tos de situ­ação de emergên­cia até o iní­cio des­ta tarde são: Agronômi­ca, Araquari, Lebon Régis, Jaborá, Rio do Sul, Auro­ra, Rio do Oeste, Lau­renti­no, Rio Negrin­ho, Cam­po Ale­gre, São Ben­to do Sul, Ibi­am, Cam­pos Novos, Frei Rogério, Monte Car­lo, Brunópo­lis, Curitibanos, Corupá, Pres­i­dente Getúlio, Itaiópo­lis, Canoin­has, Papan­du­va, Mafra, Tan­gará, Vargem, Mir­im Doce, Três Bar­ras, Bela Vista do Tol­do, Itaiópo­lis, São Cristóvão do Sul e Erval Vel­ho.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Divulgação das provas do bloco 4 está suspensa pela Justiça Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/10/2024 …