...
terça-feira ,8 outubro 2024
Home / Noticias / Chuvas levam oito municípios a decretar emergência no Maranhão

Chuvas levam oito municípios a decretar emergência no Maranhão

Repro­dução: © Twit­ter do Gov­er­nador do Maran­hão

Defesa Civil diz que 438 famílias estão desabrigadas e 845 desalojadas


Publicado em 22/03/2024 — 14:43 Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil — São Luís

ouvir:

As fortes chu­vas dos últi­mos dias no Maran­hão ele­varam o nív­el dos rios, o que lev­ou oito municí­pios a declarar situ­ação de emergên­cia. Segun­do a Defe­sa Civ­il do esta­do, 438 famílias estão desabri­gadas e 845 desa­lo­jadas.

Os municí­pios de For­mosa da Ser­ra Negra, São Rober­to, São João do Sóter, Tun­tum, Monção, Pin­daré-Mir­im, Con­ceição do Lago Açu e Trizidela do Vale estão em situ­ação de emergên­cia por causa das cheias dos rios Mearim, Pin­daré e Itapecu­ru.

Nes­ta sex­ta-feira (22), o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) emi­tiu dois aler­tas para todo o esta­do que valem até aman­hã (23). Um é de peri­go poten­cial, com chu­va entre 20 e 30 milímet­ros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, ven­tos inten­sos (40–60 km/h). Há baixo risco de corte de ener­gia elétri­ca, que­da de gal­hos de árvores, alaga­men­tos e descar­gas elétri­c­as. As áreas afe­tadas são o norte, o leste, o cen­tro e o sul maran­hens­es.

O out­ro aler­ta emi­ti­do pelo Inmet é de peri­go, com maior vol­ume de chu­vas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ven­tos inten­sos (60–100 km/h). Há risco de corte de ener­gia elétri­ca, que­da de gal­hos de árvores, alaga­men­tos e de descar­gas elétri­c­as. O aler­ta vale para o norte, oeste e cen­tro maran­hens­es.

Ness­es casos, a Defe­sa Civ­il ori­en­ta os moradores a não se abri­gar embaixo de árvores em caso de rajadas de ven­to, uma vez que há risco de que­da e de descar­gas elétri­c­as, não esta­cionar veícu­los per­to de tor­res de trans­mis­são e pla­cas de pro­pa­gan­da e, se pos­sív­el, desli­gar apar­el­hos elétri­cos e quadro ger­al de ener­gia.

Em caso de emergên­cia, a ori­en­tação é entrar em con­ta­to com a Defe­sa Civ­il (tele­fone 199) e o Cor­po de Bombeiros (tele­fone 193).

Ouça matéria da Radioagência Nacional

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Divulgação das provas do bloco 4 está suspensa pela Justiça Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/10/2024 …