...
sábado ,13 abril 2024
Home / Noticias / Chuvas levam oito municípios a decretar emergência no Maranhão

Chuvas levam oito municípios a decretar emergência no Maranhão

Repro­du­ção: © Twit­ter do Gover­na­dor do Mara­nhão

Defesa Civil diz que 438 famílias estão desabrigadas e 845 desalojadas


Publicado em 22/03/2024 — 14:43 Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil — São Luís

ouvir:

As for­tes chu­vas dos últi­mos dias no Mara­nhão ele­va­ram o nível dos rios, o que levou oito muni­cí­pi­os a decla­rar situ­a­ção de emer­gên­cia. Segun­do a Defe­sa Civil do esta­do, 438 famí­li­as estão desa­bri­ga­das e 845 desa­lo­ja­das.

Os muni­cí­pi­os de For­mo­sa da Ser­ra Negra, São Rober­to, São João do Sóter, Tun­tum, Mon­ção, Pin­da­ré-Mirim, Con­cei­ção do Lago Açu e Tri­zi­de­la do Vale estão em situ­a­ção de emer­gên­cia por cau­sa das chei­as dos rios Mea­rim, Pin­da­ré e Ita­pe­cu­ru.

Nes­ta sex­ta-fei­ra (22), o Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Mete­o­ro­lo­gia (Inmet) emi­tiu dois aler­tas para todo o esta­do que valem até ama­nhã (23). Um é de peri­go poten­ci­al, com chu­va entre 20 e 30 milí­me­tros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, ven­tos inten­sos (40–60 km/h). Há bai­xo ris­co de cor­te de ener­gia elé­tri­ca, que­da de galhos de árvo­res, ala­ga­men­tos e des­car­gas elé­tri­cas. As áre­as afe­ta­das são o nor­te, o les­te, o cen­tro e o sul mara­nhen­ses.

O outro aler­ta emi­ti­do pelo Inmet é de peri­go, com mai­or volu­me de chu­vas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ven­tos inten­sos (60–100 km/h). Há ris­co de cor­te de ener­gia elé­tri­ca, que­da de galhos de árvo­res, ala­ga­men­tos e de des­car­gas elé­tri­cas. O aler­ta vale para o nor­te, oes­te e cen­tro mara­nhen­ses.

Nes­ses casos, a Defe­sa Civil ori­en­ta os mora­do­res a não se abri­gar embai­xo de árvo­res em caso de raja­das de ven­to, uma vez que há ris­co de que­da e de des­car­gas elé­tri­cas, não esta­ci­o­nar veí­cu­los per­to de tor­res de trans­mis­são e pla­cas de pro­pa­gan­da e, se pos­sí­vel, des­li­gar apa­re­lhos elé­tri­cos e qua­dro geral de ener­gia.

Em caso de emer­gên­cia, a ori­en­ta­ção é entrar em con­ta­to com a Defe­sa Civil (tele­fo­ne 199) e o Cor­po de Bom­bei­ros (tele­fo­ne 193).

Ouça matéria da Radioagência Nacional

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

BNDES abre concurso em 2024 para 150 vagas de nível superior

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agencia Bra­sil Edital deve ser divulgado no segundo semestre Publicado em 09/04/2024 …