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Cidadania e responsabilidade são temas da Semana de Educação Digital

Live apresentou plataforma de inscrição aos interessados

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 09/10/2024 — 10:02
São Paulo
Ver­são em áudio
Ensino a distância cresce mais que presencial
Repro­dução: © Divulgação/MCTIC

“A pan­demia nos fez ressur­gir para o ambi­ente midiáti­co, nos fez traz­er para a sala de aula a tec­nolo­gia, atu­ar no que é o ambi­ente dig­i­tal e de maneira muito abrup­ta”, disse Ander­son Pas­sos, pres­i­dente da União Nacional dos Diri­gentes Munic­i­pais de Edu­cação (Undime), da sec­cional Bahia da enti­dade. Ele par­ticipou, nes­sa segun­da-feira (8), de live que anun­ciou o iní­cio dos tra­bal­hos da 2ª Sem­ana Brasileira de Edu­cação Midiáti­ca, pro­gra­ma­da para o perío­do de 29 de out­ubro a 1º de novem­bro.

A Sem­ana Brasileira de Edu­cação Midiáti­ca é um fórum de dis­cussões e tro­ca de exper­iên­cias que bus­ca incen­ti­var o uso das mídias de for­ma críti­ca, prop­i­cian­do a estu­dantes e edu­cadores fer­ra­men­tas para atu­ar em sala de aula no cenário das novas tec­nolo­gias.

Pas­sos ressaltou as exper­iên­cias ocor­ri­das na pan­demia de covid-19 com relação ao uso das mídias dig­i­tais. “Quan­tas bar­reiras a edu­cação rompeu para chegar aos rincões mais dis­tantes deste país?”

O diri­gente munic­i­pal ain­da abor­dou o tema da respon­s­abil­i­dade e críti­ca no uso das mídias dig­i­tais na edu­cação.

Tam­bém estiver­am na live Mar­i­ana de Almei­da Fil­i­zo­la, coor­de­nado­ra-ger­al de edu­cação midiáti­ca da Sec­re­taria de Comu­ni­cação (Sec­om) da Presidên­cia da Repúbli­ca; Laris­sa Ebel­ing, chefe de pro­je­tos da Coor­de­nação-Ger­al de Tec­nolo­gia e Ino­vação do Min­istério da Edu­cação (MEC); Roni Miran­da Vieira, secretário de Edu­cação do Paraná e do Con­sel­ho Nacional de Secretários de Edu­cação (Consed), e Adau­to Soares, coor­de­nador do setor de comu­ni­cação e infor­mação da Unesco Brasil.

Roni Miran­da lem­brou que com a pan­demia surgiu a per­cepção de que os estu­dantes, prin­ci­pal­mente os ado­les­centes, tin­ham um domínio muito grande da tec­nolo­gia. Mas con­somem muitas vezes as fake news, o que inclu­sive pode levar à práti­ca do cyber­bulling.

“Muitas vezes, o pro­fes­sor em sala ‘com­pete’ com estu­dante e seu smart­phone nas mãos. Às vezes, o estu­dante pode con­frontar o pro­fes­sor, com infor­mação vin­da de uma fake news. Por isso é pre­ciso que ele apren­da a ver­i­ficar a legit­im­i­dade das infor­mações pas­sadas”., afir­mou.

Laris­sa Ebel­ing ressaltou que a ini­cia­ti­va da Sem­ana Brasileira de Edu­cação Midiáti­ca faz parte da Estraté­gia Nacional das Esco­las Conec­tadas (Enec), lança­da no ano pas­sa­do. “A Enec está em colab­o­ração com o sis­tema de ensi­no do país e visa a garan­tir a conec­tivi­dade pra fins pedagógi­cos a todas as esco­las públi­cas de edu­cação bási­ca do país, com o obje­ti­vo volta­do à cidada­nia dig­i­tal.

Ela disse ain­da que a ini­cia­ti­va não bus­ca ape­nas a conec­tivi­dade “físi­ca” das esco­las, mas se propõe a estim­u­lar a reflexão e pro­dução de con­teú­dos ger­a­dos no ambi­ente dig­i­tal.

A coor­de­nado­ra da Sec­om, Mar­i­ana Fil­i­zo­la, infor­mou que foi disponi­bi­liza­do o site do even­to, com um repositório con­tendo vários planos de aulas, livros e infor­ma­tivos des­ti­na­dos aos públi­cos especí­fi­cos. Disse ain­da que cada inter­es­sa­do poderá inscr­ev­er sua ativi­dade online, par­tic­i­par de ofic­i­nas de boas práti­cas e dis­cu­tir sobre cidada­nia no ambi­ente e jor­nal­is­mo dig­i­tais.

A Sem­ana Brasileira de Edu­cação Midiáti­ca ocorre no âmbito do even­to glob­al da Unesco sobre Alfa­bet­i­za­ção Midiáti­ca e Infor­ma­cional, lem­brou Roni Miran­da. Em sua primeira ini­cia­ti­va, no ano pas­sa­do, foram mais de 400 ini­cia­ti­vas real­izadas ao mes­mo tem­po, em 24 esta­dos do país, com  públi­co esti­ma­do de 54 mil pes­soas.

Podem par­tic­i­par pro­fes­sores, estu­dantes, inte­grantes de orga­ni­za­ções da sociedade civ­il, cole­tivos. As inscrições devem ser feitas no for­mulário disponív­el no site da Sec­om e cada exper­iên­cia vai inte­grar uma agen­da nacional sobre o tema.

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