...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Saúde / Cidade de São Paulo inicia vacinação de grávidas e puérperas

Cidade de São Paulo inicia vacinação de grávidas e puérperas

2021-03-16t230555z_1_lynxmpeh2f1qe_rtroptp_4_health-coronavirus-israel-vaccine-pregnancy

Repro­du­ção: © REUTERS/Hannah Beier/Direitos reser­va­dos

Os postos drive-thru foram reabertos para a segunda dose


Publi­ca­do em 07/06/2021 — 12:10 Por Lud­mil­la Sou­za — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

Nes­ta segun­da-fei­ra (7), a Secre­ta­ria Muni­ci­pal de Saú­de (SMS) da capi­tal pau­lis­ta ini­cia a vaci­na­ção de ges­tan­tes e mulhe­res que deram à luz a até 45 dias (puér­pe­ras) sem comor­bi­da­des e mai­o­res de 18 anos, e tam­bém de lac­tan­tes com comor­bi­da­des aci­ma de 18 anos.

Os pos­tos dri­ve-thru e far­má­ci­as par­cei­ras da cam­pa­nha de vaci­na­ção con­tra a covid-19 na cida­de de São Pau­lo tam­bém foram rea­ber­tos e com uma novi­da­de, todos com a segun­da dose do imu­ni­zan­te que pro­te­ge da covid-19. A secre­ta­ria vai dis­po­ni­bi­li­zar a segun­da dose da vaci­na em todos os pos­tos da rede, incluin­do os mega­pos­tos com aces­so para pedes­tres.

Tam­bém a par­tir des­ta segun­da-fei­ra, os esta­giá­ri­os dos cur­sos de saú­de, inde­pen­den­te­men­te do ano cur­sa­do, pode­rão se cadas­trar para doses rema­nes­cen­tes nas 468 Uni­da­des Bási­cas de Saú­de (UBS) da capi­tal. Todos os dias, de 1.800 a 2.000 doses ficam dis­po­ní­veis no fim do dia e podem ser apli­ca­das no públi­co que se cadas­trar para as doses que sobra­rem.

Até sába­do (5), foram apli­ca­das 5.275.141 doses na cida­de de São Pau­lo des­de o iní­cio da cam­pa­nha, em 19 de janei­ro. Des­se núme­ro, 3.635.748 pes­so­as rece­be­ram a pri­mei­ra dose e 1.639.393 já com­ple­ta­ram o esque­ma vaci­nal com a segun­da dose.

A secre­ta­ria aler­ta para a impor­tân­cia de tomar as duas doses da vaci­na, res­pei­tan­do os inter­va­los reco­men­da­dos entre uma e outra dose, para com­ple­tar o esque­ma vaci­nal e obter a pro­te­ção neces­sá­ria con­tra a covid-19. No caso da Coro­na­Vac, do Butan­tan, o inter­va­lo é de 21 a 28 dias. Já as vaci­nas da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz e da Pfi­zer o pra­zo entre a pri­mei­ra e segun­da dose é de 12 sema­nas.

Todas as salas de vaci­na­ção das 468 Uni­da­des Bási­cas de Saú­de da cida­de de São Pau­lo estão abas­te­ci­das de manei­ra a garan­tir o aces­so às vaci­nas dos gru­pos pri­o­ri­tá­ri­os ele­gí­veis no momen­to, con­for­me ins­tru­ções dis­po­ní­veis na pági­na Vaci­na Sam­pa.

Mes­mo após rece­ber as duas apli­ca­ções da vaci­na, todas as pes­so­as devem seguir com os cui­da­dos sani­tá­ri­os, como o uso de más­ca­ra, a higi­e­ni­za­ção com álco­ol em gel e o dis­tan­ci­a­men­to soci­al, evi­tan­do aglo­me­ra­ções.

Vacinação

O esta­do de São Pau­lo apli­cou 119.450 vaci­nas con­tra a covid-19 no sába­do, Dia D de Vaci­na­ção. Mais de 5 mil pon­tos de vaci­na­ção fica­ram aber­tos em todo esta­do. Hoje, 92.569 pes­so­as deram iní­cio ao seu esque­ma vaci­nal e deve­rão retor­nar aos pos­tos den­tro dos pra­zos indi­ca­dos para cada imu­ni­zan­te.

“Con­se­gui­mos resul­ta­dos impor­tan­tes e agra­de­ce­mos a todos os que com­pa­re­ce­ram aos pos­tos e aos que tra­ba­lha­ram nes­te dia. Que­re­mos e pre­ci­sa­mos avan­çar mais, pois somen­te com a segun­da dose é pos­sí­vel garan­tir a pro­te­ção”, dis­se a coor­de­na­do­ra do Pro­gra­ma Esta­du­al de Imu­ni­za­ção (PEI), Regi­a­ne de Pau­la.

“Todas as vaci­nas apro­va­das pela Anvi­sa são segu­ras e efi­ca­zes. Quem não con­se­guiu ir hoje a um pos­to e ain­da está com a segun­da dose em atra­so pode pro­cu­rar a rede de saú­de nos pró­xi­mos dias e com­ple­tar seu esque­ma vaci­nal”, dis­se a dire­to­ra do Cen­tro de Vigi­lân­cia Epi­de­mi­o­ló­gi­ca, Tati­a­na Lang D’Agostini.

Com base nas esta­tís­ti­cas popu­la­ci­o­nais do Minis­té­rio da Saú­de, para cada fai­xa etá­ria ou públi­co espe­cí­fi­co, o gover­no de São Pau­lo defi­ne as remes­sas de doses neces­sá­ri­as para as 645 cida­des em cada eta­pa da cam­pa­nha. Os quan­ti­ta­ti­vos de pri­mei­ra e segun­da dose são idên­ti­cos, rea­li­za­dos em duas entre­gas dife­ren­tes para que o muni­cí­pio rea­li­ze a apli­ca­ção e con­clua a imu­ni­za­ção das pes­so­as.

A Secre­ta­ria de Esta­do da Saú­de enca­mi­nhou na últi­ma sema­na 279.815 doses extras da Coro­na­Vac para cer­ca de 500 cida­des exclu­si­va­men­te para apli­ca­ção da segun­da dose.

Veja a lis­ta com­ple­ta dos pos­tos de vaci­na­ção na pági­na Vaci­na Sam­pa.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Júlio César Teixeira, ginecologista, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Repro­du­ção: © Rena­to Araújo/Agência Bra­sil Vírus é o principal causador de câncer de colo de …