...
domingo ,27 abril 2025
Home / Noticias / Cidade do Rio decreta ponto facultativo por previsão de chuva forte

Cidade do Rio decreta ponto facultativo por previsão de chuva forte

Repro­dução: © Inmet/divulgação

Objetivo é reduzir circulação de pessoas na capital


Publicado em 22/03/2024 — 07:02 Por Vitor Abdala — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A prefeitu­ra do Rio de Janeiro decre­tou pon­to fac­ul­ta­ti­vo nes­ta sex­ta-feira (22) dev­i­do à pre­visão de fortes chu­vas até a tarde de sába­do (23) na cidade. A medi­da, pub­li­ca­da em edição espe­cial do Diário Ofi­cial do Municí­pio na noite de ontem (21), con­tem­pla servi­dores de áreas admin­is­tra­ti­vas não essen­ci­ais e esco­las munic­i­pais. O obje­ti­vo é reduzir a cir­cu­lação de pes­soas na cap­i­tal flu­mi­nense.

A pre­visão, segun­do a prefeitu­ra, é de pan­cadas de chu­va mod­er­a­da a muito forte, acom­pan­ha­da de raios e rajadas de ven­tos de até 75,9 quilômet­ros por hora (km/h). Esti­ma-se pre­cip­i­tação que pode chegar a 200 milímet­ros em 24 horas. Isso sig­nifi­ca que existe a pos­si­bil­i­dade de chover 200 litros por metro quadra­do. A média de março é de 124,7 mm durante o mês.

O prefeito Eduar­do Paes tam­bém ori­en­ta que esco­las par­tic­u­lares e out­ras empre­sas pri­vadas sus­pendam serviços não essen­ci­ais hoje. “É ide­al ter­mos a cidade esvazi­a­da”, afir­mou Paes, em nota à impren­sa. “É prováv­el que a chu­va comece ao lon­go da tarde. E, nesse momen­to, seria impor­tante ter­mos pouco movi­men­to na cidade”.

O gov­er­no do esta­do já tin­ha anun­ci­a­do pon­to fac­ul­ta­ti­vo em suas repar­tições e ori­en­ta­do as prefeituras flu­mi­nens­es a ado­tar a mes­ma medi­da.

Algu­mas esco­las par­tic­u­lares da cidade enviaram comu­ni­ca­dos às famílias de estu­dantes infor­man­do que vão se man­ter aber­tas, mas que não haverá pre­juí­zo pedagógi­co caso os alunos deci­dam se ausen­tar.

Insti­tu­ições públi­cas de ensi­no supe­ri­or, como a Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ), a Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Esta­do do Rio (UniRio) e o Cen­tro Fed­er­al de Edu­cação Tec­nológ­i­ca (Cefet/RJ) sus­pender­am aulas pres­en­ci­ais. A Uni­ver­si­dade do Esta­do do Rio (Uerj) decre­tou pon­to fac­ul­ta­ti­vo.

Além do pon­to fac­ul­ta­ti­vo, a prefeitu­ra se man­tém em está­gio 2 (em uma escala de 1 a 5, em ordem cres­cente de gravi­dade), com mais de 9 mil servi­dores atuan­do na cidade, com equipes da Com­lurb, das sec­re­tarias de Con­ser­vação e de Ordem Públi­ca, do Cen­tro de Oper­ações Rio, da Rio Águas, da Defe­sa Civ­il, do Sis­tema Aler­ta Rio, da Fun­dação Geo­rio, da Guar­da Munic­i­pal e da CET-Rio.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Exercícios podem prevenir quedas em idosos e melhorar recuperação

Prática de atividades melhora resistência, flexibilidade e equilíbrio Tâmara Freire – Repórter da Agên­cia Brasil …