...
domingo ,16 junho 2024
Home / Saúde / Cidade do Rio entra em situação de emergência devido a casos de dengue

Cidade do Rio entra em situação de emergência devido a casos de dengue

Repro­du­ção: © 41330/Pixabay

Decreto foi publicado no Diário Oficial do município


Publi­ca­do em 05/02/2024 — 07:22 Por Vitor Abda­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

A cida­de do Rio de Janei­ro entrou nes­ta segun­da-fei­ra (5) em situ­a­ção de emer­gên­cia devi­do ao aumen­to do núme­ro de inter­na­ções por sus­pei­ta de den­gue. O decre­to assi­na­do sex­ta-fei­ra (2) pelo pre­fei­to Edu­ar­do Paes foi publi­ca­do na edi­ção des­ta segun­da do Diá­rio Ofi­ci­al do muni­cí­pio..

Na últi­ma sex­ta-fei­ra, a pre­fei­tu­ra apre­sen­tou um pla­no de con­tin­gên­cia para enfren­ta­men­to à epi­de­mia da doen­ça, que pre­vê medi­das de assis­tên­cia à popu­la­ção e com­ba­te ao mos­qui­to Aedes aegyp­ti, trans­mis­sor do vírus da den­gue.

Entre as medi­das anun­ci­a­das estão a aber­tu­ra de dez polos de aten­di­men­to, a cri­a­ção do Cen­tro de Ope­ra­ções de Emer­gên­cia (COE-Den­gue) e a dis­po­ni­bi­li­za­ção de lei­tos para paci­en­tes com den­gue nos hos­pi­tais da rede muni­ci­pal. Além dis­so, estão pre­vis­tos o uso de car­ros fuma­cê nas regiões com mai­o­res inci­dên­ci­as de casos e a entra­da com­pul­só­ria em imó­veis fecha­dos e aban­do­na­dos.

De acor­do com dados divul­ga­dos na sex­ta-fei­ra, o muni­cí­pio do Rio de Janei­ro já regis­tra mais de 10 mil casos de den­gue nes­te ano, qua­se a meta­de dos regis­tros de todo o ano de 2023 (22.959). A taxa de inci­dên­cia é de 160,68 por 100 mil habi­tan­tes.

Arte Mapa vacinação dengue por estado
Repro­du­ção: Arte Mapa vaci­na­ção den­gue por esta­do — Arte/EBC

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

IBGE: quase 94% da população brasileira se vacinou contra covid-19

Repro­du­ção: © Rove­na Rosa/Agência Brasil/Arquivo PNAD Contínua Covid-19 mostra que mulheres se vacinaram mais Publicado …